terça-feira, 10 de setembro de 2013

Computadores do CIDAC: a visão do diretor de tecnologia





Caro amigo Cláudio Andrade, em relação ao post, venho informar o que se segue: quando assumi a diretoria de tecnologia no CIDAC em janeiro de 2009, encontramos um parque tecnológico sucateado, com computadores velhos e obsoletos, e muitos deles sequer achávamos mais peças no mercado para reparar ou, pela dificuldade de peças, o valor era tão alto que não valia a pena o conserto.

A tecnologia avança rapidamente e equipamentos que são lançados hoje, em dois anos já ficam perto da obsolescência, fruto de softwares que consomem cada vez mais CPU e memória. A modalidade de locação, não só acompanha uma tendência mundial das grandes empresas, como bem citou o colega do post acima, mas também traz grandes vantagens à administração pública: a) não é necessário o dispêndio de grandes somas de recursos de uma só vez para a compra; b) os equipamentos já vêm com SOFTWARES ORIGINAIS (windows 7 professional, Office 2010, ESET Endpoint Anti-virus); c) a manutenção deles está totalmente inclusa no contrato, com um SLA (Acordo de Nível de Serviços) de 4 a 6 horas para atendimento e troca de peças ou do próprio equipamento, se necessário for, além de toda a responsabilidade de instalação ser da empresa contratada; d) em caso de renovação do contrato, a empresa é obrigada a fazer a atualização do parque instalado; dentre outras. Além disso, o valor conseguido pelo CIDAC na citada licitação foi inferior aos preços conseguidos pelo PRODERJ, em licitação semelhante, porém com equipamentos inferiores aos nossos e em quantidade muito maior. Nossa licitação foi na modalidade de REGISTRO DE PREÇOS, onde NÃO HÁ a obrigatoriedade de contratação total dos equipamentos, o que nos dá a flexibilidade para somente locarmos a quantidade necessária para atender a demanda.

Aproveito para deixar meu fraterno abraço e me colocar à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

6 comentários:

Anônimo disse...

Claudio, ontem a noite no automóvel clube, os cargos de confiança do governo Rosinha foram coagidos a comparecer numa reunião, para iniciar desde já, a campanha ao governo do estado do garotinho. A reunião foi tão chata que as pessoas começaram a sair, com isso o Secreta´rio Suledil, destemperadamente e em desespero, começou a gritar para os cargos de confiança retornarem ao local da reunião. Porque eles eram convidados do governo e são obrigados a comparecerem a qualquer reunião política. Verdadeiro absurdo por parte do Suledil. Ninguém tem mais saco de está ouvindo as baboseira dele e de mais alguns puxa sacos deste governo. Perderam a capacidade de convencer as pessoas. Baixaria professor Suledil! ninguém é obrigado a ouvir você e muito menos os puxa sacos do governos elogiarem garotinho. Antes de publicar confira se é verdade ou não o que estamos falando amigo claudio.abrs.

Anônimo disse...

Mal comparando: e a justificativa para a tal da Lindamara marcar a depilação e fazer compras para a Rosinha? Eu como cidadão e contribuinte, paguei por isso? Quero meu dinheiro de volta.

Anônimo disse...

Prefeitura fere a Lei Geral das Comunicações. O cabeamento de fibra ótica feita na Cidade de Campos é ilegal. Compete as Empresas com concessão ( VIVO< OI< CLARO< EMBRATEL etc), este tipo de serviço. a ANATEL deu autorização? Tenho certeza que não, veja a Lei N° 9472 de 16 de julho de 1997. A Prefeitura não esta contemplada no plano geral de outorgas de serviços, cam a palavra a ANATEL.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber o pq as câmeras que foram instaladas na cidade por MILHÕES não estão funcionando?

Anônimo disse...

Contrato por 1 ano???? Dava p comprar 1000 computadores de ponta. Essa explicação nao colla. Se o cidac tem tecnicos, nao entendo a manutenção preventiva e etc.

Anônimo disse...

mentira! nos computadores já venceram os anti-virus, quem instalou foi o cidac e quando está quebrado, fica, porque eles alegam que a prefeita se meteu na distribuição e colocou todos na saúde, onde não tem ninguém para operar. verifique isso Dr. Claudio.grata.
Clara - Guarda Municipal