quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Curso de Cuidador Informal de Idosos começa dia 14 em SJB



A prefeitura de São João da Barra através da secretaria de Saúde realizar a partir do próximo sábado (14) o 1º Curso de Formação de Cuidadores Informais de Idosos. O curso, que faz parte do Programa Saúde do Idoso, será ministrado durante três meses, sempre de 15 em 15 dias. Nos dois primeiros meses, as aulas serão teóricas e no último, os alunos realizarão a parte prática no Retiro São João Batista, no Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto, ambos na sede do município e no Hospital Henrique Roxo, em Campos.

Segundo a coordenadora do programa, a geriatra Shirley da Silva Barreto de Lao, o curso vai capacitar os cuidadores a atuar em casas de repouso, clubes da terceira idade, acompanhamento domiciliar e/ou Home Care.

“Até agora temos 54 inscritos para a primeira turma e outras 14 pessoas aguardando uma nova turma. Ao final do curso, daremos um certificado para os que tiverem aptos a cuidar de idosos. É uma ação muito importante e que tenho certeza que veio para ficar, tamanha adesão do público”.

As aulas teóricas serão realizadas no Grupo da Terceira Idade Maria Júlio Aquino. Neste sábado, a partir das 8h30, será feito o credenciamento e em seguida a palavra de saudação. Está marcada para as 10h10 a palestra de abertura, com a clínica médica, endocrinologista e psiquiatra Dra. Eliane Casarsa. O tema é “Dificuldade na memória: Como enfrenta-la? Doenças neurovegetativas”. Às 10h10, o Conselho Municipal do Idoso vai se apresentar para o público presente e às 10h20, o advogado Fidélis Estefan vai realizar uma palestra sobre o Estatuto do Idoso. Logo após, uma mesa redonda vai discutir a violência contra o idoso e a notificação da violência.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, o coordenador do Programa de Educação Bucal de São João da Barra, Dr. Vinícius Teixeira vai palestra sobre “Cuidados com a boca: doenças da boca, cárie dental, sangramentos das gengivas e feridas da boca”. A alimentação saudável também vai ser tema de uma palestra com o nutricionista do Programa Alimentar Domiciliar, Dr. Mario Sasaki, a partir das 15h. O primeiro dia de curso se encerra com a discussão dos casos, às 16h.

Fonte: SJB

Nenhum comentário: