sábado, 25 de maio de 2013

Alunos da rede municipal gravam curtas-metragens no 5º distrito de SJB




Alunos da rede municipal de São João da Barra começaram a produzir e gravar os curtas-metragens que estão sendo desenvolvidos através do Programa Imagens em Movimento. Neste semestre as escolas municipais João Alves Barreto, em Mato Escuro e Chrisanto Henriques de Souza, no Açu foram às primeiras escolhidas para participar do programa. Ao todo, quatro curtas com temas diferentes estão sendo produzidos. A estudante do 9º ano, Jamel Jaiane Alves da Silva, do Chrisanto Henriques de Souza, foi escolhida para representar o município na Mostra de Cinema de Paris, na França, no dia 8 de junho.

Desde março, os alunos trabalham em duas linhas de ação; a análise e a realização de filmes. O objetivo principal é estimular o gesto criativo do aluno, enquanto observador e realizador. De acordo com o cineasta Gustavo Jardim, responsável por orientar os alunos, todos os quatro curtas têm algo em comum.

Os curtas que estão sendo produzidos estão relacionados com as localidades onde os alunos vivem. Durante as oficinas-análises eles tiveram uma capacidade muito boa de como produzir um curta-metragem —.

Os estudantes da Escola Municipal João Alves Barreto trabalham na produção de um curta-metragem que conta a história de uma jovem que perde o ônibus escolar três vezes. Na última vez, ela pega carona com um homem que passa em uma charrete. Um dia depois, descobre que esse cidadão é seu pai. Já a segunda história retrata duas jovens que eram irmãs e receberam um boletim com notas baixas. Ao chegar à casa e dar a notícia a mãe, elas são colocadas de castigo e pensam em fugir da residência. Durante o curta, as meninas sonham que fugiram, entraram na mata, correram perigo e são acordadas com um chamado da mãe, que trouxe duas amigas para estudar com elas.

A primeira história retrata a cultura que os alunos daqui possuem de sempre esperar pelo ônibus da escola, não podendo perdê-lo, já que na escola não passa outro. A segunda traz a mensagem que é melhor refletir quando algo está errado, do que fugir do problema — conta Gustavo Jardim.

A estudante Geovana Pereira, 12 anos, é a personagem principal do primeiro curta-metragem e, segundo ela, está adorando fazer o papel.

Eu estou gostando muito. É uma atividade diferente que adorei aprender. Tenho certeza que meus amigos também gostaram —.

Já os estudantes da Escola Municipal Chrisanto Henriques de Souza, do Açu, estão produzindo um curta que retrata a história de um homem que foi encontrado morto na praia. Durante as filmagens, após descobrirem uma pista, os alunos conseguem achar o autor do crime. O outro filme conta que duas meninas encontram um livro escondido. Após a descoberta, coisas estranhas começam a acontecer na escola. O diretor vira um livro e a bibliotecária se transforma em um lagarto. A principal missão das estudantes é encontrar um método de reverter a magia.

A primeira história é baseada em fatos reais e é mais voltada para o suspense. E a segunda retrata mais o universo fantástico das crianças. São curtas-metragens distintos, mas que mexem com a imaginação dos estudantes — finaliza Gustavo.

Após o término da produção dos curtas-metragens, haverá uma mostra nas escolas para todos os alunos terem acesso ao que foi criado. Além disso, a estudante ­­Jamel Jaiane Alves da Silva, de 13 anos, foi escolhida para detalhar os quatro filmes em Paris. A aluna foi selecionada pela equipe de coordenação do projeto, que avaliou o empenho, o comprometimento e a desenvoltura, entre outros atributos.

Estou muito ansiosa para ir à França. É a primeira vez que viajo para fora do país. Aproveitei muito durante o período das gravações e tenho certeza que meus amigos também. Foi uma oportunidade excelente que nós tivemos — disse.

Programa Imagens em Movimento- O programa é realizado através de uma parceria entre a ONG Imagens em Movimento e a empresa OSX. O programa oferece oficinas de cinema para estudantes de escolas públicas, além de cursos de capacitação para educadores amantes da arte cinematográfica e eventos de exibição das obras realizadas nestes processos.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: