quinta-feira, 27 de maio de 2010

POESIA E PALAVRÃO

      “Momento mágico é aquele em que se encontra alguém nas encruzilhadas de um labirinto”.
      A frase por mim lida, e transcrita aqui, bem parece extraída de algum poema ou talvez de algum livro de auto-ajuda que prolifera, dia após dia, nas prateleiras das livrarias. Quem sabe, de algum folheto que nos é entregue nas calçadas das ruas, onde passamos apressados e,  por  educação (!?!), recolhemos, lemos mais tarde e, muitas vezes, direcionamos à lixeira mais próxima?...
      Pasmem! Para minha surpresa a referida mensagem estava pintada em tinta óleo branca com letras de boa caligrafia em uma das portas do banheiro feminino de parada obrigatória dos ônibus da 1001 que trafegam no trajeto Campos-Rio. Observei, ainda, que estava ladeada de corações enamorados incomuns neste lugar. 
      Ótimo que o ambiente esteja além de higienizado  transformado em recanto onde a poesia também se faça presente.
      Recordo dos tempos colegiais em que os banheiros públicos eram  lugares onde apareciam expressões que revelavam desejos ocultos, reprimidos e inconfessáveis. Nós, ao longo dos anos, até acostumamos com elas... e descarga moral não significa educar o povo.
      Afirmo que não aprovo frases, palavrões e desenhos (grafites sem arte) feitos em muros e paredes de locais públicos que emporcalham e danificam monumentos históricos, orelhões, residências, lojas comerciais e outros prédios das cidades. Trata-se de puro vandalismo.Tudo bem distante das mensagens de paz,amor do profeta urbano (Gentileza) que deixou patenteado nas pilastras do Viaduto do Caju (Rio de Janeiro).
      Assim, Poesia atrai poesia como “Gentileza gera gentileza”! Vamos “espalhar” ambas por aí?

Walnize Carvalho
       

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Walnize é "poetinha das circunstâncias".