sexta-feira, 28 de maio de 2010

DOUGLAS NA TESTA

Na verdade, pouco importa se os resultados das decisões do TRE ou TSE possam colocar um termo no mandato da prefeita eleita em 2008, assim como cassar um de nossos representantes no Congresso.

A questão principal antecede. É entendermos como chegamos a esse ponto.
Caso se confirmem, serão seis, eu disse 06 eleições em quatro(04)anos.

Que tipo de sociedade é essa que convive com tal ambiente caótico, sem que acorde para emergir da lama que a soterra? Ora, todos sabemos que somos vítimas e cúmplices desse processo, mas eu pergunto: Não haverá, nos moldes de alguns momentos mais importantes da História de outros lugares, uma vanguarda que nos guie para fora desse atoleiro? Não, não há, e a mesma História nos mostra que os movimentos de vanguarda tendem ao fracasso, e traem seus propósitos fundamentais.

A resposta é política, e está em nossas mãos, embora sempre pareça que ela escorra entre nossos dedos.

Mas preferimos jantar nossos próprios restos mortais, cercados pelos abutres de mídia, com a gargalhada das hienas do poder como música incidental. Um banquete de podridão antropofágica.

Não importa se a prefeita vai ou não ser mantida no cargo, como já disse.
Seu mandato acabou. Esse modelo acabou, e não há repaginação de marketing que dê jeito.
Não adianta cirurgia plástica para cessar a metástase do carcinoma.

Como está, a administração e suas "obras" parecem uma dona de casa atônita, que acende todas as luzes, liga o fogão sem que haja panelas para cozer algo, aumenta o som da TV e do CD player, liga a irrigação do jardim, enquanto faz obras em todos os cômodos, e tenta limpar a poeira com um pano seco, com o ferro elétrico ligado por três horas para passar uma camiseta, enquanto a lavadora de roupas é acionada para lavar um par de meias, e por fim, abre todas as torneiras.

É chegada a hora de romper todo nosso imobilismo, superar diferenças, e juntar em uma frente ampla gente do calibre de:
Sérgio Diniz, Andral Tavares, Roberto Moraes, Luciano D'Ângelo, Odisséia Carvalho, Odete Rocha, Rogério Matoso, Antonio Carlos Rangel, Adão Faria, Adilson Sarmet, Hugo Diniz, Fabiano Rangel, Zé Maria Rangel, Gustavo Lopes, Gustavo Carvalho, Fábio Siqueira, Renato Barreto, Brand Arenari, Roberto Torres, George Gomes Coutinho, Fabrício Maciel, Garciete Santana, Erick Schunk, Marcos Pedlowisk, José Hamilton, Rossana Florêncio, Aurélio, Cléber Tinoco, Zé Luiz Vianna, Artur Gomes, Jane Nunes, Sérgio Cardoso Moreira, Rose David, Professora Luciana, Vitor Menezes, Gervásio Neto, Gustavo Rangel, Cláudio Kezen, Celso Vaz, Cláudio Andrade, Maxsuel Barros Monteiro, Herval Junior, Davi do MST, Aristides Soffiati, Gustavo Soffiati, Félix Manhães, Joca Muylaert, e tantos outros, muitos outros.

Aceitamos até aqueles que renunciem às práticas que contribuíram para nosso sofrimento. Que a Imperatrix faça o "gesto simbólico" e devolva os 1.8 milhão da "fantasia". Que outros vereadores, deputados estaduais decidam parar de tentar agradar deus e o diabo, e venham se juntar aos esforços dos homens e mulheres de boa vontade. Não há futuro para nós, se mantivermos as coisas como estão.
É hora de parar, refletir e agir.
É essa História que esses homens públicos querem legar aos seus descendentes e sua biografia?

Esse é o momento de ruptura que exige medidas de exceção.
Livremo-nos de nossas diferenças e sigamos pelo que nos une.

Douglas da Matta

11 comentários:

Anônimo disse...

Sua idéia pode ser até boa, mas...aqui pra nós...tem gente aí que não dá companheiro...isso é utopia!!! A vida pública, a política se renova...as idéias...as pessoas...td é jg de interesse...basta olhar os nomes listados por vc...são nomes do seu interesse...É só olhar p/ Brasilia...o poder cegou Lula...juntou-se a casta mais podre da sociedade e joga pra galera num jg de faz de conta...não se engane e nem tente enganar aos outros...O PT abre mão de candidatura própria em vários estados da federação p/ apoiar Roseana Sarney, Sergio Cabral...etc. e o último que sair que apague a luz!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

professor Claudio, até onde sei, homens e mulheres de Boa Vontade não querem futuro para ELES.São feralmente daniéis Timóteos que buscam o que é de Jesus, isto é, dos próximo e jamais jamais jamais o que é deles mesmos.

E homens e mulheres de boa vontade não aproveitam de doença de seu próximo quase desejando mais mal...

Homens e mulheres de boa vontade não tem política nas mãos tem projeto com a participação do povo.

Homens e mulheres de Boa Vontade não tem falas de acordo com as circunstãncias.

Homens e mulheres de Boa vontade podem falar o que quiser sobre os programas de Governo, mas jamais desrespeitam o seu semelhante, a pessoa.

Anônimo disse...

Caro modedorador. Em política, tudo depende dos interesses. É tudo a mesma coisa: Em Campos, Macaé, R. Ostras, C. Macabu, no Brasil ou brasis...depende do Rei!

Em política, não tem santo! Nem no PT / PSDB / DEM / PCdo B, PR e por aí vai...
Eis o que foi publicado hj no blog do Claudio Humberto. Tudo depende dos interesses e dos interessados.

Manobras tentam livrar petista
do Ficha Limpa. Sucessivas manobras protelatórias, com anuência do Tribunal Superior Eleitoral, têm protegido o governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT), amigo e compadre do presidente Lula, de ser julgado por abuso de poder político e econômico. É o único governador denunciado que não foi julgado. Quando pararam as medidas protelatórias, o TSE espantou o meio jurídico devolvendo o processo ao TRE-SE para “diligências”.

Procrastinação
A devolução do processo de Marcelo Deda ao TRE-SE atendeu ao objetivo da defesa de adiar o julgamento dele para depois das eleições.

Ops, deu errado
Quando as “diligências” solicitadas pelo TSE caminhavam em ritmo de tartaruga em Sergipe, veio o imponderável: o projeto do Ficha Limpa.

TSE agiu rápido
Pelo Ficha Limpa, se condenado por um tribunal, Deda ficaria inelegível 8 anos. Novo espanto: o TSE pediu o processo de volta. Chegou ontem.

Armação ilimitada Agora, amigos de Deda no TSE apressam o julgamento antes que o Ficha Lima entre em vigor. E Lula não tem pressa de sancionar a lei...

Anônimo disse...

concordo com o primeiro comentário,até quando???

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Amado Anônimo das 17 e 16, é isso mesmo:
NO Brasil, tudo depende do Rei GRandão Jesus Lindão! Já estou acostumada com isso. o Rei Grandão Jesus Lindão tá mandando muito.
Ele quer transparência, verdade, integridade e humildade. E a Sociedade tá ligada. Tá bem ligada.

Anônimo disse...

Tem muita gente que comeu dos manjares do rei na lista do Douglas.Não vejo condições destas pessoas que participaram dos governos Arnaldo e Mocaiber, comporem um quadro de mudanças.
É mais do mesmo.....

douglas da mata disse...

Caro Cláudio,

Me permita utilizar seu espaço para replicar alguns comentários:

Primeiro, para quem não sabe textos dessa natureza são recheados de metáforas e algumas exacerbações para chamar atenção sobre o conteúdo principal, ou seja a necessidade de rompermos com as párticas que têm imobilizado a cidade.

É claro, listas de nomes agradam e desagradam. E lógico, os nomes citados são aqueles nos quais enxergo uma possibilidade de entendimento amplos para fomentar um debate sobre nosso futuro.

Mas veja que reconhecemos a mudança na política, inclusive pela nossa aceitação de "conversão" dos políticos que, de uma forma ou de outra, estão atolados de lama até o pescoço, desde que se comprometam com o bem comum.

Acredito que as pessoas se renovam, e inclusive seus hábitos.



Quanto a provocação sobre o Lula, nem vou perder tempo.

Os dados sobre o governo estão disponíveis em qualquer lugar, e para onde quer que se olhe, só os cegos não vêem o que foi feito.

Ainda bem que 80% da população enxerga, e bem!

Um abraço, Cláudio e obrigado por repercutir aqui nosso texto.

carlos eduardo disse...

palavras... só palavras!
ação mesmo...nada!

saia de trás do teclado.

Anônimo disse...

JANE NUNES E SACANAGEM RSRSRSRSR.....

Anônimo disse...

Mais uma vez quero me dirigir a esse sabidinho DOUGLAS NA TESTA. Aonde você e os demais da sua sacra relação estavam quando colocávamos nossa cara na reta para defendermos a cidade e livrá-la da quadrilha? Por favor responda-me.

Anônimo disse...

Bom o nome certo para disputar uma nova eleição seria sem duvida de Marcelo Vivório excelente pessoa homem de responssabilidade e que concerteza merece ser prefeito de Campos