terça-feira, 25 de maio de 2010

A MORTE NA PELINCA

Foto: campos24horas

A Avenida Pelinca foi palco de uma morte trágica. Na madrugada de Segunda-Feira um jovem levou um tiro na cabeça disparado por um policial militar.  Não quero entrar no mérito dos acontecimentos ocorridos dentro da boate e que ensejaram a saída do jovem do recinto.

Entretanto, a ação desastrosa do policial militar merece observações. Inicialmente não acho louvável permitir a entrada em recintos fechados de pessoas armadas, mesmo sendo elas portadoras de autorização legal,.

Entendo que o uso bélico é inerente à profissão. As armas de fogo devem ser usadas nos momentos de atividade e não de lazer. Isso vale também para os Juízes, Promotores e delegados.

Para proteger os cidadãos e os militares de folga devem existir outros policiais no exercício laborativo, logo o porte de armas fora do contexto da atividade é exibicionismo.

Também acho muito estranho o despreparo do policial. Se houve uma resistência à voz de prisão como a mídia divulgou, melhor seria a imobilização do jovem ou diante de uma agressão iminente, disparo de tiros de advertência ou até disparos em partes do corpo não fatais. Tudo visando apenas conter o avanço do suposto agressor poupando-lhe a vida.

Insta salientar, que a configuração da excludente pela legítima defesa exige a comprovação da moderabilidade, o que, ao meu sentir, não ocorreu no caso em concreto.

Resta orarmos pelos familiares do jovem. Nesse momento eles sofrem a dor da perda de um ente querido que, com certeza, ainda poderia estar vivo e em seu lar, junto com os seus familiares, exatamente como deve estar fazendo agora o policial Gandra.

Cláudio Andrade 

 

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho uma duvida
quando um juiz ou um promotor quando da uma "carteirada" fora do seu expediente de trabalho isso é legal?
pelo o que eu sei é que só os policiais trabalham 24hs.

Anônimo disse...

Só mesmo a análise das imagens da boate, que estão em poder do delegado, poderá dizer se a reação do policial foi ou não a de alguém despreparado. Dependendo da situação, se o "cara da faca" avançou muito rápido em direção à vítima, se ele já estava muito próximo de furar o cidadão, um tiro na perna não o impediria de esfaquear. Ainda mais se o cara estava sob o efeito de drogas.
Como o senhor deve saber melhor do que nós, professor, para se julgar alguém é preciso haver ampla defesa e contraditório... fofoca não é fonte segura de provas...
A imprensa tem o hábito de induzir as pessoas a condenar antes que a justiça o faça... Tenho certeza que não é o caso do senhor, mas deu a entender que sim.

Anônimo disse...

olha o tamanho do cara!!! se ele partisse para cima de mim com aquela "peixera" eu não exitaria em atirar, se usasse arma.

Anônimo disse...

É meu caro...
Minha admiração pela sua pessoa acabou de acabar com essa "excressência jurídica" que mencionou aqui.
Se você que é um advogado razoável devia saber que o Estatuto do Desarmamento permite o porte de arma mesmo fora de serviço, ou no "lazer" como você mencionou, aos policiais.
Se conhece o comando legal, devia saber que essa prerrogativa não é nenhum tipo de privilégio, e sim, uma forma de precaver possíveis atentados à integridade física dos ocupantes de cargos ligados diretamente ao combate ao crime. Não estou aqui pra julgar o preparo ou não do policial militar, mas fazer críticas sem estar diante da situação é fácil, principalmente para filhinhos de papai engravatados, que só sabem ficar dando saques financeiros no vovô rico, dono de terras.
Sei que você, tal qual os Garotinhos, não vai colocar esta postagem no seu blog, pois só se menciona o que é interessante.
Acho que a hipocrisia social, como as palavras que você desferiu, deveria ser "banida". Na hora que o bicho tá pegando, correm e logo ligam pro 190, ou vão na Delegacia dar a famosa queixinha de "ameaça". Mas quando o agente da lei toma uma atitude enérgica, como a que foi tomada, vem logo os panacas defensores dos direitos humanos falar em "despreparo", em "precipitação", em "falha", e outras baboseiras mais.
Antes de criticar, SEJA HOMEM, e pense no assunto, e dá uma olhada no tamanho da faca que o cara levou. tenta imaginar se fosse pra cima de você...
Lógico que você não vai, pois seu tempo você perde jogando videogame, ou postando assuntos sem nexo neste blog, cada dia mais vazio...
Eu mesmo, to me despedindo... O último apaga a luz...
Presidente da OAB... Quanta presunção!

Jurista Sabido

Cláudio Andrade disse...

Caro anônimo

Como você tem a coragem de debater comigo com a cara enfiada no anonimato?

Como você tem a coragem de debater usando apenas o seu fígado?

Como você tem a coragem de expressar a sua opinião desqualificado a dos outros?

Você é fraco pois não consegue resistir a um contraditório, pois se fosse realmente uma pessoa digna colocaria a cara na reta e assumiria as suas crises existências.

Publicar as suas insignificantes linhas não me causa desconforto algum, afinal primo pelo contraditório, mesmo quando ele é oriundo de pequenos seres que nada fazem, nada realizam e nada acontecem.

Apenas um vírus..... Só e Só....

Fique com Deus procurador da PM.

Cláudio Andrade (viu? eu assino, e vc?)