terça-feira, 9 de março de 2010

CAIXA DEVE DETALHAR GASTO DE CLIENTE EM EXTRATO



O Ministério Público Federal assinou um acordo com a Caixa Econômica Federal para que os extratos emitidos para os clientes tenham, até o dia 1º de julho, os dados necessários para identificar os estabelecimentos comerciais favorecidos nas transações de compra de cartão de débito. A idéia informar o cliente de forma precisa sobre as movimentações na sua conta.
De acordo com Termo de Ajustamento de Conduta, os extratos também deverão informar o valor, a data e o horário das compras efetuadas. Em caso de descumprimento do acordo, foi estipulada uma multa diária de R$ 50 mil, sem prejuízo de outras sanções judiciais.
Segundo o MPF, o Banco Central, por meio da Resolução 2.878/2001, determina que as instituições bancárias devam usar terminologia que possibilite ao cliente entender e identificar as operações feitas de forma clara e inequívoca, evidenciando valor, data, local e natureza da operação.
O MPF ressalta que é importante que as instituições bancárias procedam à referida identificação de tal forma a facilitar de maneira mais clara possível, no extrato simples, o acesso às informações por parte do clientes nos terminais de auto-atendimento.

Comento no blog
Acho louvável o Termo de Ajustamento de Conduta realizado entre a Caixa Econômica Federal e o Ministério Público Federal. Entretanto, espero que outras instituções financeiras também optem pela mesmo procedimento, pois isso é sinal de respeito ao consumidor e ajuda a aliviar um pouco a péssima imagem que os bancos possuem na sociedade.

Cláudio Andrade

Fonte- MPF

3 comentários:

douglas da mata disse...

É verdade, só há um reparo.

A descrição minuciosa deveria ser opcional.

Há casos que a identificação de despesas só interessa ao correntista, como motéis, sex shops e outras modalidades de transações(sem trocadilho)que podem causar constrangimentos.

Um abraço

Anônimo disse...

Prezado Dr.Cláudio,
Os extratos do Banco do Brasil já trazem as informações noticiadas.

Cláudio Andrade disse...

Obrigado pela informação

Volte sempre

Cláudio