segunda-feira, 4 de maio de 2009

FOI PARA O CÉU...

Morreu na madrugada de ontem em Campos, aos 92 anos, a Irmã Anita Balestieri. Na última terça-feira, 28, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixou em coma no Hospital Álvaro Alvim. O corpo da freira foi velado na capela do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). O bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Guimarães, celebrou uma missa e emocionou alunos, professores e funcionários da instituição. Há anos a Irmã Anita cuidava de toda a parte administrativa do Censa. O carinho das pessoas com ela foi visível durante a missa com muitas coroas de flores. O corpo foi sepultado no final da tarde de ontem, no Cemitério do Caju. As aulas foram suspensas ontem em memória da religiosa. Segundo a diretora do Censa, Irmã Suraya Chaloub, Irmã Anita viveu para fazer o bem. “Todos que se aproximavam recebiam dela apoio e palavras de carinho. Será sempre uma referencia para todos nós. Uma mulher firme, mas meiga e carinhosa”. Mas quem mais sentiu a perda foram os alunos. “Ela sempre nos recebia dando bom dia”, disse Mariana Lemos, 14 anos, estudante do 9º ano. Para a colega de classe Carolina Ramalho, 14, Irmã Anita tinha o dom de adivinhar quando o aluno estava bem ou mau.

Fonte- O Diário.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ir Anita sempre foi uma referência na vida religiosa do CENSA . Nunca abandonou o hábito, viveu para servir e para amar. Saudades dos meus tempos de Auxiliadora.

Anônimo disse...

Na missa de corpo presente da Irmã Anita ocorreu um fato que achei muito curioso.

No início da cerimônia, a Irmã Suraya começou contando os momentos que antecederam o AVC da Irmã Anita.

Ela informou que na parte final do folheto (que foi distribuído para as pessoas presentes), havia uns dizeres escritos pela Irmã Anita, pelo que entendi, foi escrito quando do seu último aniversário, momento em que ela chegou a comentar se seria o último aniversário que ela comemoraria

Os dizeres falam assim:

“Senhor, tu és meu Deus!
Sinto uma alegria imensa no coração
ao me aproximar de ti,
Deus vivo e poderoso.
Felizes os que moram contigo;
podem louvar-te sem cessar!



Tu és o sol da minha vida,
Tu me proteges!
Feliz daquele que espera em ti, Senhor!


Do fundo do meu coração
Quero bendizer o Senhor.
Reconheço que devo tudo a Ele.
Quero louvá-lo por tudo que realizou em mim.

A Deus, a minha vida,
e à Nossa Senhora, minha terna gratidão.
Amém”


A Irmão Suraya começou a ler o início do escrito, ou seja:

“Senhor, tu és meu Deus!
Sinto uma alegria imensa no coração
ao me aproximar de ti,
Deus vivo e poderoso.
Felizes os que moram contigo;
podem louvar-te sem cessar!”


Interrompeu a leitura aqui e continuou contando os fatos que antecederam o AVC.

Passados alguns minutos, a Irmão Suraya voltou a ler o escrito, a partir de:

Tu és o sol da minha vida,
Tu me proteges!
Feliz daquele que espera em ti, Senhor!



Neste exato momento, quando a Irmã Suraya leu “Tu és o sol da minha vida...”, o sol iluminou com muita intensidade toda a capela.

Logo eu percebi o ocorrido e fiquei admirado e pensei: que coincidência!. Certamente várias outras pessoas devem ter notado a coincidência. Mas não vi ninguém comentar nada.

Ontem à tarde, o céu estava repleto de nuvens, que muitas vezes cobriam o luz do sol. E com o movimento das nuvens, a luminosidade do sol variava.


Não fiquei na missa até o final. Devo ter ficado por uns vinte minutos, e fui para minha casa

Quando cheguei em casa, comentei o ocorrido para a minha mulher. Nós estávamos na sala do meu apartamento, que fica virado para o oeste.

Veja que outra coincidência:

Quando eu comentava o ocorrido na capela e comecei a ler o trecho “Tu és o sol da minha vida, Tu me proteges ...”, o sol iluminou com toda a intensidade a sala onde estávamos. Novamente a nuvem que cobria o sol, saiu da sua frente e o sol iluminou com toda a o apartamento com intensidade.

Não sou religioso. Atualmente acredito em Deus, mas não sigo nenhuma religião específica.

Fui à capela ontem apenas para ver pela última vez a Irmã Anita, de quem eu gostava muito. Estudei no Censa (tenho mais de 45 anos) e a Irmã Anita era da época em que a minha mãe também estudou lá. Sempre achei a Irmã Anita uma pessoa muito especial e realmente eu gostava dela.

Mas fiquei imaginando: Foram apenas algumas coincidências?

Anônimo disse...

Meus filhos são a quarta geração da família no Censa,eu, minha mãe e eles estamos muito sentidos com a sua partida... O seu sorriso vai ficar para sempre na nossa memória... O seu jeito doce, não mudou com o passar do tempo... Depois que saí da escola,tivemos encontros rápidos e casuais, perto dos bancos, onde ela ia fazer a movimentação da escola, e ela nunca se esqueceu de mim, sempre alegre,rápida, sorrindo para vida... Agora segue ao lado de quem ela tanto amou...

Anônimo disse...

muito legal ver esse pequeno memorando à ir. anita. sou estudante do censa e nós(estudantes) sabemos a dor que foi perder ir. anita,uma pessoa muito boa!o "bom dia" dela,dar tapão na mao da gent(kmo comprimento)...sem duvida ela é inesquecivel!!nao quero fazer propaganda,mas acho muito legal ir. suraya colocar a clinica escola de psiquiatria com o nome da ir. suraya,foi uma homenagem muito boa!!quando isso foi anunciado tdo o auditorio em que eu estava(na palestra de psiquiatria em que eu estava na escola)todo o auditorio ficou de pé! VIVA IR. ANITA!