segunda-feira, 4 de maio de 2009

JOVEM ADVOGADO E O MERCADO DE TRABALHO...

Felizmente, após a experiência adquirida em outros escritórios de advocacia, além da especialização na área que eu atuo tive a condição de abrir meu próprio escritório, no qual consigo manter com grande esforço. No entanto, sabemos que a realidade do jovem advogado não é exatamente assim. Inserir o jovem advogado no mercado de trabalho é tarefa árdua, principalmente nas comarcas do interior, como a nossa, onde os escritórios de advocacia são de pequeno e médio porte, não possuem possibilidade de carreira na advocacia, estagiário, trainee, advogado Junior, sênior, etc. Até aqueles, que como eu, conseguiram manter o seu escritório, mantê-los ainda é tarefa mais árdua. Não basta abrir uma porta, colocar uma placa com os dizeres “ Escritório De Advocacia ”, um computador que automaticamente começará a aparecer cliente. A competição existente dentro do mercado de trabalho faz com que tais escritórios já nasçam com seus dias contados. Então, o que pode fazer o recém formado ou o jovem advogado que pretende exercer a advocacia ??? Ora devemos inovar, fazer a diferença, “ sair na frente ”, aproveitar oportunidades que aparecem despercebidos quase diariamente, etc. Mas para tudo isso, precisamos de algo fundamental, chamado MOTIVAÇÃO e é isso que esperamos dessa “ Nova Ordem ”, incentivar que as prestações de serviços advocatícios sejam feitas pelos profissionais da nossa comarca, que as nossas PRERROGATIVAS sejam respeitadas para que enfim o jovem advogado não desista do seu sonho de lutar por justiça !!!

Outro ponto importante e que eu gostaria de ressalvar é na qualidade de advogado militante na Justiça do Trabalho desta comarca. Atualmente as reclamações distribuídas estão tendo a sua audiência inaugural marcada somente para o final do ano que vem. Isso mesmo, o advogado tem que esperar mais de um ano para a realização da audiência, correndo o risco do cliente impaciente para receber o que lhe cabe acabar desistindo da causa, o que tem acontecido frequentemente, quando não acha que é culpa do patrono que está te representando. Lógico que devemos levar em consideração o elevado número de reclamações em face da Prefeitura e suas terceirizadas, como a Pelúcio e Facility que vem congestionando o Judiciário Trabalhista. Não obstante, as varas do trabalho da nossa comarca que além de ter jurisdição neste município ainda engloba os municípios de São Fidélis, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Com toda esta sobrecarga nas varas somente um advogado que possui uma carteira alta de clientes consegue manter-se no mercado. Já para um advogado que possui uma carteira de clientes pequena tem se tornado praticamente impossível. A nossa esperança é que a nova sede do fórum e a criação de mais uma vara alivie essa situação. Vamos aguardar !

Tenho certeza que muitos se identificaram com as observações aqui apresentadas. Devemos refletir e nos unir, com o único intuito de defender as nossas prerrogativas para que enfim esse quadro atual mude!

Fauze Jassus Filho

Advogado, Consultor Jurídico e Professor

Um comentário:

Anônimo disse...

ESTÁ DE PARABÉNS O DOUTOR FAUZE PELO ARTIGO AQUI POSTADO.
PARABÉNS TB PELO PROFISSIONALISMO E ÉTICA COM AS QUAIS TRABALHA E COM AS QUAIS CAMINHA COMO METAS DE PARA SUA VIDA.
SUCESSO SEMPRE NA SUA CARREIRA.

DRa. KELLY ANDRADE