quinta-feira, 2 de abril de 2009

A POLÊMICA DOS BLOGS...

Não quero, nem tenho o direito de adentrar nos problemas alheios. Gostaria apenas de apresentar a minha opinião acerca dos comentários feitos aos blogs de nossa Planície Goytacá.
Temos vários tipos de blog e a maioria deles refletem a imagem de seus idealizadores. Uns ácidos, outros leves, alguns somente informativos e outros, um misto de quase tudo.
Os blogs em nossa cidade realizam um papel fundamental. Seus idealizadores buscam informar ao máximo. São informações muitas vezes em tempo real. Não há como negar que a nossa cidade 'respira' política. Sempre foi assim.
A grande diferença é que nos dias atuais, um discurso na Câmara dos Vereadores ganha o conhecimento de todos, com o simples manuseio do mouse. Os políticos que por ventura entendan que estão sendo prejudicados por um blog ou pelos comentários anônimos liberados nele, devem usar a Justiça.
A única coisa que nós blogueiros devemos lutar é pela nossa liberdade de informar. Nosso direito de apresentar as nossas opiniões, bem como expressar o 'grito' de revolta de nossa população por meio das postagens.
Os blogueiros de nossa cidade já são bem 'grandinhos' e sabem bem das consequências de um comentário ofensivo ou denunciativo, carecedor de material probatório. Diante disso, devemos, nós blogueiros, continuarmos com a nossa função. Informar e denunciar, desde que não ataquemos a moral e a ética de ninguém.
Temos blogueiros advogados, médicos, professores da ativa e aposentados. Temos também vários munícipes que descobriram no blog, uma forma de expressão que, infelizmente não é encontrada nos meios de comunicação tradicionais.
Sou favorável a toda a forma de expressão. O que temos que conquistar é credibilidade, ao passo que a imparcialidade é de foro íntimo. Cada um com seu cada um....
Na prórpia blogosfera existem blogueiros que possuem linhas de pensamento bem diferentes. Mesmo assim, estou do lado deles, ou seja, de todos aqueles blogueiros que utilizam o seu espaço para divulgar, denunciar e apresetar a sua visão do mundo que nos cerca.
Aquele cidadão que se sentir ofendido, a Justiça se encontra na Beira Rio, pronta para ser acionada. Agora! Não basta acionar um blogueiro, tem que provar, pois 'falação' com o intuito de intimidar é tática velha, pequena e infrutífera...
Viva a democracia.
Cláudio Andrade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cláudio, toda polêmica gera discussão - um caso polêmico no nosso pais é o Cartão Corporativo tanto combatido, pois os contratos geralmente são feitos sem licitação. Pergunto se em Campos o Prefeito contratar empresa do ramo teria que haver LICITAÇÃO, e se não fosse feita?
Fernando Torres

Provisano disse...

Prezado Cláudio

O fato é que, a blogosfera mostrou a sua força, a eleição de Obama é um exemplo disso.

Por ser um território livre, os blogs com sua diversidade como voc~e muito propriamente descreveu, incomoda aos poderosos, que não admitem ser criticados, como se estivessem acima de toda e qualquer crítica e, não estão, ao contrário, estão na alça de mira de qualquer cidadão.

O que devemos ressaltar sempre é que houve muita luta (onde muitos foram mortos, presos e torturados) para que hoje tenhamos um Estado Democrático de Direito instituído de forma sólida, com poderes constituídos e independentes, onde a Liberdade de Expressão está garantida em nossa Constituição. Essas conquistas não serão jogadas no lixo porque algumas pessoas não aceitam ser criticadas.

A luta pela consolidação das liberdades democráticas é constante, não devemos cochilar sob pena de haver um retrocesso em nossa Democracia e não vai ser uma meia-dúzia de inconformados com os ares de liberdade que vai mudar isso.

Anônimo disse...

Porque não quis se posicionar em relação aos blogs anônimos??

Cláudio Andrade disse...

Boa tarde!!!

Não existem blogs anônimos e sim pessoas que optam por não colocar a cara na reta.

Mesmo assim, pode ser pegos, pois a Polícia Civil já dispõe de mecanismos tecnológicos para rastreá-los.

Cláudio Andrade.

Sérgio Provisano disse...

Não só os blogs, como também quem neles posta de forma anônima, existem vários mecanismos de se mapear e chegar à identidade deles.

Lêdo engano de quem posta de forma ofensiva anonimamente, achando que está "protegido" pelo "anonimato".