quarta-feira, 4 de março de 2009

O RETORNO....

A população brasileira presenciou nas últimas semanas algumas eleições que fazem o sistema político nacional retroagir. José Sarney na Presidência do Senado, Michel Temer na Câmara dos Deputados Federais, Roseana Sarney no Governo do Maranhão- Jackson Lago cassado- e Fernando Collor na Presidência da Comissão de Infraestrutura, interrompem o difícil processo de renovação de nossa política.

Os referidos avanços desses políticos têm como alavanca principal, a inércia dos novos parlamentares e a fragilidade de nossa sociedade. Temos uma sociedade que não se preparou para participar de forma direta ou indireta dos processos eletivos de suas casas legislativas.

O Presidente Lula faz a sua parte. Aniquila durante o seu governo, qualquer movimento sindical que possa contrapor suas decisões. Resultado: temos uma sociedade sem representatividade, sem fôlego e sem vontade de mudar.

As grandes ‘raposas’ congressistas estão circulando com uma liberdade nunca antes vista, nos corredores de Brasília. Não há oposição oxigenada, nem mesmo alas parlamentares dispostas a marcar posição firme.
Há um perigoso clima de desânimo no ar. O PMDB continua sendo o grande comandante da barca partidária ‘incolor’. São inúmeros congressistas que só lutam pelos direitos de seus eleitores quando há ordem expressa de suas lideranças.São capachos do sistema.

Os novos eleitos acima citados representam retrocesso. Trazem consigo os temíveis vícios que assombraram por tanto tempo o nosso país. São homens que não conhecem a ética, logo negociam de tudo. Inclusive a independência de seus atos e a liberdade de seus pensamentos.

Os ‘Presentes de grego’ repassados de graça para nós; são horrendos. Assistimos passivamente o avanço da forma vil da negociata. Deixamos que o cheiro fétido voltasse aos corredores do Congresso Nacional. Em 2010 o cenário não será diferente. Grande parcela da sociedade continuará resistindo ao novo e os parlamentares em exercício continuarão preferindo serem massas de manobra nas mãos de líderes retrógados. Enquanto isso, a grande parcela descontente continuará sem encontrar eco no que tange ao seus anseios sociais, políticos e econômicos.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário desta Quinta-Feira. 05/03/09

Cláudio Andrade.

Um comentário: