segunda-feira, 2 de março de 2009

OAB: UMA NOTA INCOERENTE.....

O respeitado colunista da Folha da Manhã, Aluysio Cardoso Barbosa, teceu comentários a respeito do atual Presidente da OAB em sua prestigiada coluna.

Até aí tudo bem. Faz parte do jogo e é um direito do Presidente ser ajudado pelos amigos. O que me deixou curioso é o seguinte: o nobre colunista disse que a OAB de Campos tem sido participativa junto aos problemas da sociedade e que o atual Presidente ainda tem uma vantagem: sabe avaliar com muito critério o real interesse não só de sua categoria, mas de toda a comunidade.

Acredito que as palavras do colunista sejam subjetivas, mas têm um fundo de verdade. A OAB de Campos tem sido participativa no que tange às questões acadêmicas. Congressos, seminários e Cursos foram a tônica da administração até o presente momento. Seriam esses os interesses dos advogados avaliados pelo atual Presidente?

Uma ida do atual Presidente ao Forum para questionar os advogados acerca do que realmente eles precisam seria muito interessante. Todos seriam unânimes ao afirmarem que precisam de representatividade junto aos magistrados, aos serventuários, nas delegacias, bem como em todos os setores onde se encontre um profissional do Direito atuando.

O nobre colunista também afirma que o atual Presidente da OAB sabe os reais interesses da sociedade. Quais seriam esses interesses sociais?

Nossa cidade já teve, somente neste ano, 29 homicídios, diversas assaltos em residência e, além disso, encontra-se com um dificuldade empregatícia gritante, inclusive na própria classe. Sem falar na greve dos serventuários quando somente a OAB do Rio se posicionou.

São problemas sociais gritantes. Gostaria de saber qual foi a movimentação da OAB de Campos nesse sentido? Uma tímida reunião com o CDL, no final do no passado, para aparecer bem na foto?

Alguns podem achar que as minhas críticas devem-se a minha candidatura. Não as são. Tenho contato diário com a sociedade pela rádio, pela televisão (onde tenho programas) e pelos e-mails de jornal e blog. Sei muito bem que a sociedade e os advogados querem um Presidente com atitudes mais firmes no que tange à representatividade da classe e aos 'olhos 'da sociedade.

O rótulo conferido à atual gestão "OAB acadêmica" não é de minha autoria. São advogados que reconhecem o avanço educacional da atual gestão, mas sabem muito bem que isso é muito pouco. A classe advocatícia precisa de muito mais.

O advogado precisa novamente ser respeitado no exercício de sua profissão.


Cláudio Andrade.

7 comentários:

Flavia D'Angelo disse...

cLÁUDIO, QUANDO LÍ ESSA NOTA PENSEI LOGO EM VC.nUNCA OUVÍ OU VÍ NENHUMA PARTICIPAÇÃO PÚBLICA DA oab cAMPOS, principalmente quando envolvidos estávamos em tantos escândalos.Quem dera tivéssemos uma OAB como em SP,participante e atuante em várias injustiças.Espero que mude!!

Anônimo disse...

Esse comentário feito pelo Aluisio ao Filipe Estefan não deve ser levado em conta,pois ele escreve para a Folha e deve-se elogiar que escreve para o jornal do qual sé é proprietário, pois do contrário, ele não estaria escrevendo lá. Além disso, aquele sorrizinho do atual Presidente ainda engana muita gente...E mais:se perguntarmos a um advogado de personalidade e coerente se está satisfeito com a atual gestão,ele não teceria comentários como os do Aluizio, tão fora da dura realidade advocatícia. Abração.

Cláudio Andrade disse...

Bom dia Flávia.

Você tem razão ao afirmar que a OAB de Campos precisa ter uma participação maior no que concerne aos problemas sociais.

Quem sabe com sorte e muito trabalho não poderemos mudar o atual cenário.

Cláudio Andrade.

Anônimo disse...

Realmente Cláudio!
qdo li a reportagem,hj, na Folha me assustei pois,o que foi dito lá,não corresponde à realidade pela qual estamos passando.
A nossa realidade é caótica no fórum, no atendimento na OAB e enfim,tudo está andando a passos lentos (sempre foi assim) e agora querem que tudo corra rápido, só pq as eleições estão chegando e estão querendo mostrar serviço.
Não concordo com isso não!
felicidade claudinho
sucesso para o blog.

Anônimo disse...

Recadinho para a batalhadora Flavia.
E o nosso concurso do PSF como anda, tem notícias?
Abraço

Anônimo disse...

Uma boa notícia:

Hj o Dólar disparou e sua preferência ao cargo de presidente tb.
felcitações pra ti Dr.Andrade

Flavia D'Angelo disse...

Olá Patrícia, ainda na mesma...tudo parado.Está faltando mobilização dos candidatos.Sem luta não há justiça!!Bjins
Cláudio, com certeza, espero que isso mude, a falta de moral em nossa cidade está demais!!