segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

HEPATITE: SALÕES DE BELEZA SÃO FOCOS.

Uma pesquisa que acaba de ser concluída em São Paulo dá o alerta. Salões de beleza são focos importantes de transmissão de hepatite. O perigo começa quando você entra no salão de beleza para fazer as unhas. Se as manicures não tomarem certos cuidados, elas e o próprio cliente correm o risco de pegar a doença.

Mas por que fazer as unhas pode representar algum risco? Uma dissertação de mestrado feita por uma enfermeira na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo mostra que um perigo silencioso ronda as manicures dos salões de beleza - a hepatite, uma inflamação do fígado causada por um vírus.

"As manicures geralmente cortam a cutícula, e isso sangra. O sangue contém uma quantidade enorme de vírus. Dez elevado à 13ª potência de vírus por ml, uma coisa brutal. Então uma gota de sangue pode favorecer a transmissão"
Ao entrar num salão, já foi possível encontrar um erro muito comum e muito perigoso. "A manicure está sem luva fazendo a unha da cliente, sendo que nesse momento da retirada da cutícula pode ocorrer algum tipo de sangramento", observa Andréia. A justificativa não convence.

OS CUIDADOS.

Mas a luva não dispensa outro cuidado: lavar muito bem as mãos com água e sabão. Para fazer esta reportagem, o Fantástico visitou 13 salões de beleza. E encontrou várias falhas. Como uma mesma lixa sendo usada por várias pessoas.

P - Essa aqui você também usa?
R - "Uso".
P - É sua lixa de estimação?
R - "É".
P - Pode ter lixa de estimação?

"Não, não pode. Após o uso, ela deve ser desprezada. Tem que ser usada uma única vez. Usar uma vez e jogar fora. As toalhas têm de ser uma por cliente”, afirma Andréia.

Materiais de metal como alicates, espátulas e cortadores de unha exigem um cuidado especial. Após cada uso, é preciso limpar bem.

P - Você limpa com o quê?
R - "Acetona".
R - "Eu limpo ele com álcool".

Errado. Esqueça o "alquinho" e a acetona. O certo é esfregar com uma escova usando água e sabão. Depois disso, eles estão prontos para serem esterilizados.

P - Quanto tempo você deixa cada alicate no esterilizador?

R - "Uns 15, 20 minutos. Mas fica muito quente".

Ficar muito quente, significa que matou qualquer risco?
"Não, não significa que houve a esterilização", diz Andréia.


Para funcionar, a esterilização deve ser feita em aparelhos especiais, chamados autoclave ou em estufas. O procedimento correto leva de uma a duas horas. E outro detalhe importante:

P - Helena, tem coisa esterilizando aí dentro? Na verdade você não pode abrir a porta da estufa durante o processo, sabia? Ocorre a interrupção do processo e perdeu a esterilização dos materiais.


Um cuidado extra que as manicures podem adotar é tomar a vacina contra hepatite B. "O que se recomenda é uma vacinação desses grupos de risco. Temos uma vacina bastante segura, eficaz, que oferece 100% de proteção", explica o dr. Roberto Focaccia.


Se tiver dúvida se o seu salão está fazendo tudo direitinho, Andréia dá uma dica.
P - Você faz unha no salão?
R - "Faço?"
P - Como você faz?
R - "Eu levo o meu próprio kit com toalha, palito, esmalte", diz a autora da pesquisa.

Fonte: G1

Um comentário:

Anônimo disse...

é falta de CAPRICHO somada a falta de CULTURA falta de HIGIENE falta de EDUCAÇÃO falta de RESPEITO.
UI
que horror!!!!!!!!!!!
esses salões de beleza tinham que ter noção.