terça-feira, 11 de novembro de 2008

VAMOS IDENTIFICAR OS LUGARES?

Acho que o número exorbitante de homicídios em nossa cidade necessita de uma ação mais rápida de nós. Penso que um das formas de contribuição é a identificação dos locais mais violentos de Campos dos Goytacazes. Os amigos internautas poderiam enviar, via postagem, de forma anônima, os lugares que entendam ou saibam ser, os com maior índice de criminalidade.
Pretendo, por meio dessa avaliação, enviar para a Comissão de Direitos Humanos da OAB, Presidida pelo Dr. Luís Celso Alves, um relatório e requerer uma ação conjunta mais rígida. Acho que a referida avaliação, mesmo não contendo dados científicos, pode ajudar em muito uma nova demarcação.
Estou nessa e conto com vocês.
Cláudio Andrade.

6 comentários:

Anônimo disse...

A área da praça da República é uma das áreas centrais mais perigosas.
Já falando em todo o municipio, Santa Rosa "sai na frente", qdo era motorista de ambulância já fui proibido de entrar para socorrer uma senhora lá, por volta das 21hrs.
No Jardim Carioca, tem uma área entre a Secretária de Promoção Social e o Exército que é de extremo risco, no início deste ano uma funcionária do Bolsa Família estava fazendo cadastro por lá e entrou em uma rua que estava fechada para carros, ela não pensou o pq disso e entrou na rua, essa rua saiu em um churrasco dos traficantes locais, vários armados, e no meio do churrasco havia um buraco com um rapaz preso, um dos traficantes a parou batendo com uma arma em suas anotações querendo saber o que era, ela se explicou e ele pediu para cadastrar a esposa dele.. ao fim ela saiu de lá, foi denunciar o tal sequestro, mas a polícia já sabia da situação e não podia fazer nada.
A TiraGosto também é de enorme perigo, a empresa conquistência trocou o caminho da linha "São Pedro" e agora passa por dentro da TiraGosto, é um belo passeio para quem quer ver a realidade, é possivel ver traficantes armados dependendo do horário.
Falando na empresa conquistência, para os lados da UENF não há 1 transporte "ilegal", pois quando 1 corajoso aparece, tem um motoqueiro que fica ao lado do Hortifruti da Alberto Lamego que dá o recado para não voltar mais, pois se voltar vai morrer, a conquistência é famosa por ser prestar um péssimo serviço, mas continua inabalavel pois a vereadora D. Penha a protege na Emut/Prefeitura e a turma da Tiragosto a protege da concorrência das lotações, esse fato é fácil de se confirmar, só perguntar a qualquer motorista dessas lotações ilegais que irão confirmar.
Em se falando de lotação, a Baleeira tem o controle sobre um grupo grande que faz a linha da Pecuária, tendo que pagar uma taxa para poder trabalhar.

Anônimo disse...

Isso é trabalho para a Segurança Pública e não para X9!

Anônimo disse...

Aproveita e faz uma pesquisa aonde estão os maiores ¨financiadores¨ desta violência, se são os que moram do lado de lá ( como você mencionou), ou os que moram do lado de cá.
É hipocrisia culpar somente um ¨lado¨, pois todos sabem como a violência sobrevive.

Gustavo Alejandro disse...

Cláudio, embora achar que o mapeamento de crimes sempre é útil, entendo que determinar onde se cometem homicídios em Campos não vai ajudar a combater esse tipo de delito.

A maioria dos assassinatos da região não são produto de latrocínio. Aqui se mata por encomenda, por ajuste de contas etc. Ou seja, se a vítima está marcada pra morrer, morrerá não importa o lugar. Será no Liceu, perto da sua casa ou onde o pistoleiro achar conveniente. Se no ponto A há policiamento, se aguardará até o condenado chegar ao ponto B.

Repito, um mapeamento ajudará sim a combater outros crimes como roubos e assaltos, que certamente acontecem na cidade. Mas temos que pensar outras soluções para o caso concreto dos homicídios.

Por exemplo, a maioria dos matadores utilizam motocicletas para se mobilizar e fugir. Porque não exigir mais blitzes?
Na Colômbia, que padeceu coisa similar, os motoqueiros foram obrigados a utilizar colete com o numero da placa nas costas.Quem não o vestia era parado pela polícia.

Outra medida efetiva seria, claro, um controle de armas mais intensivo.

Anônimo disse...

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

X9 rsrsrsrsrs !!!!!!!!!!!!!!!!!!

X9 = Zizimo

Imbeloni disse...

Concordo com o Gustavo, mas achei a tua iniciativa de muita valia. Isso os órgãos de segurança já sabem, só "não querem agir".
Porém, alguém ou algum órgão da sociedade deveria tomar uma atitude, que neste caso está partindo de você. Com a ajuda da OAB, cobrando uma providencia das autoridades, creio que algo pode começar a mudar.
Valeu pela iniciativa.