segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DO LADO DE CÁ A DOR É MAIOR ?

No último Sábado um amigo meu foi assassinado na Praça do Liceu. Estava acompanhado de outro Jovem, também ferido de morte. O fato causou uma grande comoção, afinal era um rapaz conhecido na sociedade e filho de família tradicional. Um ponto a ser destacado é o lugar. Local nobre nunca dantes tão mal falado.
Bem! Trata-se de um caso isolado? Não. Vários jovens são assassinados em toda a extensão de Guarus. Mortes terríveis, similares ou até piores, à submetida ao meu amigo Rodrigo. Somente nesse mês de Novembro já foram computados treze homicídios.
O alto índice de homicídios nunca foi baixo. O que está começando a incomodar a sociedade são os locais de prática e as vítimas. O Liceu, 28 de Março, Avenida Pelinca e Alberto Torres são locais em que o imaginário da sociedade campista não aceita o sinistro de um homicídio.
Tratam-se de locais intocáveis, onde atos bárbaros são coisas de ficção. Cinema mesmo. Filmes para assistir comendo pipoca.
Nessa acomodação é que 'mora' o perigo. Campos dos Goytacazes se encontra violenta por inteiro. Assaltos são praticados na saída das escolas e nos sinais de trânsito. Flanelinhas loteiam os espaços públicos e recebem de seus comandados a feira no final do dia. Caso não haja comissão, a pena varia de um simples castigo, à morte. Isso já aconteceu na Pelinca, você sabia? Sem contar o transporte clandestino que também faz vítimas veladas pela cidade.
Passou da hora de haver uma mobilização popular. Vamos aproveitar que a classe, dita 'sociedade' começa a 'sentir' os efeitos da violência, para buscarmos uma resposta dos poderes constituídos.
O número de Guardas Municipais em Campos é surreal. Se algum deles estivesse na praça do Liceu, inibiria a ação dos homicidas de Sábado?. Em frente ao Palácio da Cultura existem uns dez, entre guardas e fiscais. Todos juntos, no mesmo lugar, conversando com os motoristas de táxi.
Estamos diante de uma desordem social extrema. Além dos problemas administrativos que redundaram na dispensa de 6.099 contratados e de mais de 330 profissionais do PSF, nossa cidade agora enfrenta, do lado de cá, a criminalidade.
As vezes aprendemos com a dor. Será que iremos esperar por mais óbitos do lado de cá? Do lado de lá, isso já é rotina e infelizmente nada foi feito. Quantas mães residentes em Guarus já enterraram seus filhos vítimas da violência urbana? Hoje somos todos reféns, e quanto a isso não há desculpas. É fato.
Vidros escuros, seguranças particulares, grades, cercas elétricas e a vida em condomínio são consequências de uma cidade que, ao meu sentir, só absorveu o ônus do crescimento. Uma cidade partida politicamente e que se torna agora, uma cidade violenta, onde os atos costumeiros típicos de uma cidade do interior desaparecem de forma coercitiva, devido à bandidagem e diante do silêncio covarde das autoridades.
Mesmo sendo a Segurança Pública dever e competência do Estado, nós munícipes temos que agir rápido e criarmos formas de contenção à violência. Uma das formas mais eficazes e legítima é manifestação via entidades de classe. CDL, OAB, Lions dentre outras, devem ajudar a sociedade nessa mobilização.
Quantos mais precisarão morrer do lado de cá, para que 'acordemos' para o acontece do lado de lá?
Cláudio Andrade.

13 comentários:

Anônimo disse...

DR Cláudio a pracinha do liceu é ponto de fumantes de maconha ao ar livre e a luz do dia...é só passar ali a tarde e sentir a maresia. ninguém faz nada.

Anônimo disse...

DR Cláudio a pracinha do liceu é ponto de fumantes de maconha ao ar livre e a luz do dia...é só passar ali a tarde e sentir a maresia. ninguém faz nada.

Anônimo disse...

Doutor,
há algum tempo atrás você me chamou de "irracional". Mas destaco em seu texto apenas um detalhe, o dos Guardas Municipais conversando com os motoristas de taxi.
Não, que eles não tenham direito de conversar com quem quer que seja, mas infelizmente o que se vê, é que os municípes estão mal servidos de servidores públicos municipais que no cumprimento do dever, deixam a desejar.
Veja por exemplo o número de pessoas que vivem andando em grupos no calçadão com o uniforme da Postura, e não fazem nada para fiscalizar o que se passa diante dos seus olhos.
E ainda querem que os terceirizados voltem à prefeitura. É lastimável.
Em relação ao seu amigo, só tenho a lamentar o fato, porque realmente é duro perder um amigo, nessas condições.
Mas paciência, eleve seu espírito a Deus, e peça para que ele esteja melhor do que nós.
Pena que você talvez não tenha um conhecimento espírita, senão entenderia perfeitamente que sómente Deus é que tem o poder de tirar as pessoas de perto de nós, da forma como Ele quer, ou da forma que nos faça acordar para a vida.
Espero que tenha compreendido minhas palavras....
Sem mais....

Anônimo disse...

Dr. Cláudio, perfeito o seu comentário. A violência aqui em Campos está tomando uma proporção desenfreada.Não temos pessoal qualificado nas Polícias para pelo menos dar uma cobertura que INIBA a presença desses assassinos. Vc sabe que outro dia estava observando uma guarda municipal fumando em plena Pelinca conversando por muito tempo com uns colegas da Polícia Militar( e olha que a Polícia Militar tem o serviço de supervisão ). O trânsito enlouquecido na Pelinca, buzinas e mais buzinas e, os " homens" da Lei , a ver navios . Num papo só.Não sei o que poderia ser feito para conter mais esse índice de violência porém, se estivéssemos mais equipados com profissionais mais comprometidos, numa distribuição mais lógica, as coisas ficariam mais complicadas para os assassinos( não daria jeito porém, dificultaria, com certeza).
Veja bem, ontem, pela manhã foi morto um homem em frente ao SESI de Guarus. Lugar mais movimentado é impossível...Particularmente, observo um despreparo muito grande em muitos elementos da Guarda Civil Municipal.

Anônimo disse...

Acredito que o caos que estamos vivendo em nossa Cidade, se deve a inúmeros fatores (lógico!), mas, com certeza, à ação do poder público (ou a falta dela) agrave todos os inúmeros fatores (não listados).

Rodrigo, tmabém era meu amigo de infância, lamento profundamente sua partida principalmente desta forma.

Espero que o(s) responsavel(is) deste (e de outros) bárbaros crimes sejam punidos.

Espero que o poder público atual e o proximo não sejam tão benevolentes com a criminalidade. O atual por não ter comando (não sei se existe nem comendante). O próximo, por ter um cônjuge que já se estilulou especialista em segurança pública monstrando um livro que "deixaram" ele assinar como autor e deu no que deu quando foi secretario de segurança pública.

Governantes façam o óbio. Educação, saúde, emprego, etc.

Não basta apenas prender os assassinos. É necessário. Mas, isso é o efeito. E a causa? Vamos trabalhar na solução da causa. Resolver o efeito tem e deve ser feito. Mas, pergunto sem solucionar a causa teremos nosso problema resolvido?

Educação básica e saúde para todos com dignidade, sem moeda de troca nas urnas. Nossa Cidade tem dinheiro para isso.

A guarda municipal dev se fazer presente (apesar de não ser de sua responsabilidade a seg. pública). A polícia militar e civil presentes. Isso é uma forma do poder público mostrar sua força.

Mas, isso não basta.

Um dia desses, disse a um colega que gostaria que meu filho (5 anos) cultivasse o gosto não apenas pela leitura, mas que ele gostasse de manusiar um livro. Disse que tinha ido a uma livraria e que tinha gasto (+/-) R$ 250,00 em livros para meu filho. Este colega respondeu: "Que bom que o pai dele pode gastar este dinheiro com livros para seu filho, quanto mais para um filho nesta idade". Na hora fiquei sem resposta, sem ação.

Meu filho, provavelmente, não será um marginal (se Deus quizer). Não (simplesmente) por ser meu filho, mas por dar a ele uma oportunidade que eu (também) tive.

Se não fizemos alguma coisa por nossas crianças, ele, assim como nosso querido Rodrigo Quitete, poderá ser uma vítima.

Gostaria de escrever muito mais, mas, apesar de não ser (muito) emotivo, meu coração se aperta e meus olhos se enchem d'água.

Que a mãe do Rodrigo consiga encontrar em Deus a paz que ela tanto precisa neste momento.

Anônimo disse...

Os números já foram baixos sim, a cada ano o índice sobe mais e está em um patamar assustador, se pegarmos os números de homicidio de 5 anos e os de hoje veremos uma diferença assustadora.
E o anônimo de cima, muita gente da Postura é concursada e todos os guardas municipais hoje também são concursados, então esse seu exemplo não encaixa os "terceirizados", o fato de não ser bom funcionário não significa que seja ou não concursado, e vc está apenas sendo preconceituoso com os terceirizados.

Anônimo disse...

O jornal a Folha da Manhã insiste em dizer que a política de segurança do governo do estado está correta e o que acontece agora e reflexo do governo passado,como sempre Garotinho é culpado por tudo!!
Só prá lembrar que qdo o Garotinho foi secretário de segurança ele atacou de frente a criminalidade,foi nesse período que os maiores criminosos foram presos,os policiais com desvio de conduta foram demitidos(infelismente a justiça fez com que os mesmos retornassem).Tudo que acontece agora,é que o governo do estado só se preocupa com a capital, o interior que se dane,prá Campos só as viaturas nvelhas que não podem mais serem usadas na capital.Com o enfrentamento nos morros do Rio, os bandidos estão fugindo para o interior e fazendo a criminalidade aumentar.Portanto, não venham dizer que é reflexo do governo anterior,um governo que mais abriu concursos pra polícia militar,que mais investiu em segurança pública,que investiu na polícia técnica, em delegacias legais, que acabou com as cadeias nas delegacias.O comandante da nossa polícia está muito preocupado com a falta de um depósito público onde possa recolher as motos apreendidas,como isso fosse resolver esse problema,sinceramente, não vejo muita atitude por parte desse comandante,sou muito mais o Mário Pinto, aquele sim era um comandante que impunha respeito,tão bom que mesmo tendo entrado no Governo de Benedita, continuou no governo de Rosinha,por sua capacidade e apelo da comunidade.

Anônimo disse...

Gostaria de saber qtos guardas tem a nossa guarda municipal?

Anônimo disse...

Cláudio
Fiquei feliz ao ver um post dedicado à memória do nosso amigo Rodrigo Quitete.
Em que mundo estamos vivendo?
Que Deus conforte sua mãe, sua esposa e dê muitas bênçãos a seus filhos.

Anônimo disse...

É isso aí, Claudio Andrade. Campos está colhendo o que foi plantado nos últimos 9 anos. 9 anos de roubalheira, de corrupção, de descaso com os munícipes. A violência chegou aos bairros nobres. Bairros que abrigam muitos eleitores do passado (veja resultado da eleição passada). Bairros que abrigam parte da nata desta sociedade "podre, corrupta e hipócrita", que achava que era intocável. E não se esqueça que os "ricos" também cheiram, fumam, corrompem,roubam, mentem, enganam, etc, etc, etc.. E observe que a tendência é só piorar, pois os 20 mil foram enganados pelos nobres doutores, e alguns precisarão sobreviver a qualquer custo. Não geraram empregos. Apenas empreguismo eleitoral. É como se diz no Rio: a violência "desceu o morro". Preparem-se.

Anônimo disse...

Vivemos o Caos e não nos apercebemos,por ter chegado paulatinamente.A única solução agora é agir duramente,entendendo que direitos humanos só devem ser concedidos a HUMANOS,não à marginais.Sugiro:

http://www.scribd.com/doc/7873437/A-Doutrina-Da-ViolEncia

Anônimo disse...

De nada adianta colocar polícia na rua sem combater o verdadeiro mal pela raiz que é a falta de educação na sociedade. Um país educado gera emprego que gera renda que diminui a violência. Nossa cidade foi amaldiçoada pelos royalties. Só trouxe desgraça! A dinheirama alardeada traz gente de fora achando que aqui tem emprego e renda mas este dinheiro é roubado por alguns poucos. São estes os verdadeiros responsáveis por esta situação caótica que está nossa cidade em relação à segurança pública. Rosinha vai melhorar? Duvido muito. Mesmo que ela tenha boas intenções este é um processo lento que se iniciado hoje vai dar frutos muitos anos depois. Mas a chave do cofre só mudou de mãos. Vamos continuar sofrendo...

Anônimo disse...

Ao Mário e à todos que desejarem:

Que Garotinho, o Secretário de Segurança, que atacou a criminalidade no Rio de frente... Isso só pode ser piada.

É o cúmulo do absurdo o cara que exaltar Garotinho nesta postagem.

Cara, a segurança do estado quando Garotinho foi Secretário alcançou os piores índices já visto. A Governadora "sumiu" com ele da Secretaria de Segurança e passou ele para a Secretaria de Governo.

Mas, não atribuo a situação da segurança público no Rio à este casal (apenas). É uma sequência de 500 de desmandos nas polícias.

O atual secretário de segurança está fazendo um grande trabalho, apesar dos pesares. Pelo menos nos que eu acompanhei nos meus 39 anos.

O fato, meu caro, é que isso é muito pouco. Postei numa mensagem anterior dizendo que isso é o efeito.

Não sou especialista em segurança (e nem precisa), para saber que combater o crime é mais caro do que previnir.

Depois que o "vaca foi para o brégio", só resta o que para a polícia:
- Prender
- Punir
- Matar (em alguns casos, até inocentes são mortos pelas trocas de tiros)

Eu pergunto:
- Quantos bandidos já se recuperaram?
- Quantos conseguirem re-colocação na sociedade?

Rodrigo estava no lugar errado na hora errada. Foi pego por traz de forma cruel e covarde.

Gostaria que esta tragédia fosse um marco para um novo tempo. Que não passasse em branco, como tantos crimes bárbaros que acontecem todos os dias e não nos damos conta.

Vamos refletir sobre o que está ao nosso redor.

Nos acostumamos em ver as escolas públicas serem motivo de piadas.

Vemos criança cheirando cola pelas ruas e nada fazemos.

Vemos amigo usando maconha e, simplesmente, no máximo nos afastamos dele.

Vemos hospitais públicos abandonados.

Isso não é no governo dos últimos 9 anos. Isso sempre foi assim. E, não é apenas em nossa cidade. É NO BRASIL TODO !!!!!

Ações socias, educação, saúde, segurança...
ações socias, educação, saúde, segurança...
ações socias, educação, saúde, segurança...
ações socias, educação, saúde, segurança...

Hoje é a família do Rodrigo que chora por esta tragédia. Amanhã, pode ser a minha ou a sua ou qualquer outra família.

O crime organizado é mais organizado do que a organização das nossas (eu e você e todas as pessoas de bem) ações.