quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PADRES CASADOS: VOCÊ CONCORDA?

"O padre Osiel Luiz dos Santos garante que foi honesto com as pessoas que o procuraram para celebrar casamentos e batismos. Ele deixou a Igreja Católica para se casar, há 20 anos, e tem cinco filhas. Apesar do afastamento, continuou sendo chamado para cerimônias e estima ter celebrado cerca de 400 casamentos e centenas de batizados. “Muitas pessoas vinham me procurar para realizar os casamentos em fazendas e clubes. Eu nunca omiti ser casado e pai de família. Muitos padres não concordam em celebrar longe da igreja”, afirma. De acordo com ele, a decisão de abandonar o celibato veio quando começou a questionar algumas normas da Igreja Católica. “A Igreja é muito machista. Ninguém tem coragem de tomar uma atitude e tentar mudanças. Eu fui atrás da minha felicidade e, por isso, decidi me casar”, afirma".


FONTE G1.


Opinião do blog.


A eterna busca da felicidade. O texto acima retrata a luta de um homem de fé que, sem se afastar legalmente da Igreja, contraiu matrimônio e possui cinco filhas.


Amigos internautas: O compromisso de fé de um padre pode ser compartilhada com o matrimônio?

15 comentários:

Anônimo disse...

O pior que agora os 400 casamentos celebrados por ele vão ser anulados,um absurdo,não vejo nada demais,o que vale mesmo é o compromisso de fé.

Anônimo disse...

O bispo segurou a prefeita pelo braço e não queria soltar mais.

Paulo Lopes disse...

Claudinho, eu aprendi com os meus melhores e mais interessantes professores de História, que a igreja obrigou os padres a cumprir celibato, por interesse pessoal do Estado da Cidade do Vaticano, e não por castidade.
Sou a favor eterna busca da felicidade, acredito mais em pessoas de fé do que em Beatos.

Felipe Online disse...

Segundo a igreja o matrimônio e o sacerdócio são dons dados por Deus, na minha opinião cada um deve refletir: qual é o seu dom? Agora se este ex-padre tem os dois dons, Aleluia! rsrs

Anônimo disse...

Dom???Me poupe...fé e matrimônio não combinam...pra casar tem que ter muita fé!!Como disse Paulo Vítor, apenas por uma questão de não dividir a riqueza da igraja com a família...fica só pra eles. Acho absurdo ter que sustentar o padre, e agora a família inteira! Mas se é essa a imposição católica, pra que que casou? Ridícula atitude. Quer casar? Larga a boquinha, arruma um emprego e sai da Igreja.Assim é fácil,não pecar e pregar um de porta voz de Deus sem conhecer o que é ser família, pai,provedor do lar...qualquer um!!

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo, que o celibato não foi uma questão de castidade. Nunca foi interessante para a Igreja que padre tivesse prole. Sem descendentes, é grande a chance dos bens serem destinados à Igreja. Vejo muitos bispos de outras religiões casados, e conciliando a vida religiosa com a família, mas acredito que isso não irá mudar no Catolicismo.

Anônimo disse...

pvitor foi perfeito no seu comentário. É exatamente este o propósito da igreja católica, assim eles não tem compromisso com futuros dependentes dos padres. Se alguem me mostrar na Bíblia onde é proibido ao bispo, padre,...qualquer líder da igreja ser proibido de casar-se, por favor me mostre. Dizem que Pedro foi o 1º papa, mas ele era casado, pois Jesus curou sua sogra. Uma religião que confessa a fé cristã deveria seguir o que diz ´Palavra de Deus pois ela deve ser a única regra de fé para os cristãos.

Anônimo disse...

Se tem uma coisa que a igreja católica não segue , pode ter certeza, é a Biblia.

rodrigocherene disse...

respondendo a pergunta:

Sim, claro que pode.phab

Anônimo disse...

Ler a opinião dos que não são católicos e que estão a ignorância tudo bem, mas do que são é vergonha! Meu caro vitor, joão e marcelo, se vcs tiverem uma bíblia em casa, abra em 1 Cor 7, leia o que Paulo diz sobre o casamento, namoro, sobre os religiosos e etc. A Igreja não obriga, não vai na casa de ninguem chamar para ser Padre, sacerdócio, não é dom como alguns falaram, é vocação, é chamado. Quantos que hoje não são casados, não se sentem são chamados a contrair o matrimônio? Não há problema nisso. Quantos estão se separando, por uma, duas ou mais vezes. Não há vocação e preparo para o matrimonio. Portanto, quero lhes informar que existe na Igreja outros cargos vocacionais, como Diácono, que pode exercer muitas funçoes dos padres, não podendo consagrar. Então, leiam, estudem primeiro pra depois opinar. Acreditamos em qualquer professor de história, que muitas vezes é estória mesmo e não acreditamos no chamado de Deus. Volto a dizer, a Igreja não obriga ninguem a ser Padre, vão porque querem ou porque são chamados por Deus para exercer o sacerdocio.
Por isso Vitor e demais a busca da felicidade não pode ser conquistada a qualquer preço, não temos que buscar a felicidade de qualquer maneira. Vc diz que acredita mais em pessoas de fé do que beatos??? Não consigo entender a comparação, se beatos significam bem-aventurados. E Jesus disse que esses herdaram o Reino dos Céus! Fica difícil. Faltou seu professor de história de explicar isso. Faltou ele também que graças a igreja católica, hoje nós temos faculdades e universidades. A primeira universidade a ser criada foi pela Igreja, em Bolonha na Itália.
Entre o que o professores de história dizem e o que a Bíblia diz, eu fico com a Bíblia:

" De resto, cada um continue vivendo na condição em que o Senhor o colocou, tal como vivia quando o foi CHAMADO.É o que eu ORDENO a todas as igrejas." 1 Cor 7,17

"Quanto às pessoas virgens.... dou apenas um conselho: considero boa a condição das pessoas virgens, por causa da angústias do tempo presente. Claro, é bom que o homem continue assim." 1 Cor 7,25,26

Aos casados Paulo diz: "No entanto estas pessoas terão que suportar fardos pesados, e eu desejaria poupar vocês". 1 Cor 7,28b

"Eu gostaria que vocês estivessem livres de preocupações. Quem NÃO TEM ESPOSA, cuida das coisas do Senhor e do modo de agradar ao Senhor. Quem TEM ESPOSA, cuida das coisas do mundo e de como agradar à esposa, e fica DIVIDIDO." 1 Cor 7,32

" Portanto, quem se casa com sua noiva faz bem; e quem não se casa, PROCEDE MELHOR AINDA." 1 Cor 7,38

Meu caro João, a Igreja segue sim a Bíblia, aí está a prova, quem não segue são muitos de seus "membros". Alguma dúvia a mais???

Abraços, espero ter revelado a verdade pela bíblia.

Fiquem na paz!

Leandro Ferreira
Com. Missão Malaquias
Coord. do Grupo de Oração Renascer em Cristo (Pq. Imperial)

Anônimo disse...

Meu caro Leandro, texto sem contexto é pretexto pra eresia. Você esqueceu de mencionar o parágrafo 26 de 1 Cor 7, onde Paulo deixa bem claro: " Tenho pois, por bom, por causa da INSTANTE NECESSIDADE, que é bom para o homem estar assim." Meu querido, ele deixa bem claro que esta instrução era por causa da perseguição sofrida naquela época pela Igreja de Jesus, e também não se refere somente a quem era líder da Igreja , mas também a todos os fiéis em Cristo. No versículo anterior, (25) ele também diz que NÃO é mandamento do Senhor , mas um parecer dele, Paulo.
Vamos lá, em 1 TImòteo 3 mostra como deve ser os que tem chamado para servir ao Senhor trabalhando na Igreja. Bispos : ser irrepreensíveis, marido de uma mulher,vigilante, sóbrio, honesto,hospitaleiro,apto para ensinar,não dado ao vinho,não espancador,não cobiçoso, moderado, não contencioso,não avarento,que governe bem sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia, não neófito( novo na fé),tenha bom testemunho dos que estão de fora.
Diáconos: honestos, não de língua dobre, não dado a muito vinho,não cobiçoso, guardando a fé em pura consciência, que sejam primeiro provados para depois servirem se forem irrepreensíveis, maridos de uma só mulher ( vers. 12) e governem bem seus filhos e sua própria casa.
Tem mais, vamos ao capítulo posterior: 1Timóteo 4 : " Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos...., PROIBINDO o CASAMENTO e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; porque toda criatura de Deus é boa,...
INFELIZMENTE NÃO POSSO DIZER A RESPEITO DE PADRES POIS NA BÍBLIA NÃO SÃO MENSIONADOS, FORAM CRIADOS NA IGREJA CATOLICA.
Se tiver alguma dúvida sobre a Bíblia terie o maior prazer em debatê-la com Você. Que Jesus te abençôe!
marcelocarioca1970@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, Dr. Cláudio, primeiramente, é uma honra estar aqui participando do seu blog, pois o senhor foi o meu paraninfo na entrega da Carteirinha da Ordem. Ah, também obrigada pelo carinho que o senhor tem tratado os terceirizados, aliás sou uma desses funcionários, curso o 8º período da FDC, sou mãe de 02 filhos menores, sou divorciada, era telefonista na GCM de Campos, contratada temporária, recebia por mês um salário de R$ 742,00 e não era fantasma para ser demitida como foi ventilado outrora, que os 6.099 eram os que não trabalhavam, pelo contrário, assinávamos o ponto todo dia religiosamente. Infelizmente, estamos sendo chamados de massa de manobra e parasitas por muitos que com certeza conseguiram ter o privilégio de ter passado em algum concurso e ser chamado. Olha, sabe que já fiz vários concursos, mas, não tive o privilégio de passar nos primeiros lugares como muitos desses bem aventurados de Campos com Quociente de Inteligência tão bem aventurado. Quero lhe agradecer por ter tratado desse assunto com todo respeito, mas afinal, uma pessoa idônea como o senhor e um profissional da área do direito sabe como tem que proceder em relação a esse tipo de situação, respeitando o ser humano em todas as circunstâncias. Obrigada.
Agora mudando do vinho para a água como diriam os antigos, estou aqui para responder sobre o celibato. Olha, eu sou cristã evangélica, e com todo respeito às outras religiões, pois cada um tem o seu credo, creio que o melhor seria que todos pudessem se casar, sim, porque só podemos aconselhar alguém em uma situação quando vivenciamos aquilo ali, e na minha religião, os obreiros p.ex. não podem estar à frente de uma igreja, dirigindo-a, se não forem casados, e aliás, os bispos não entregam a nenhum solteiro (pastor, presbítero, missionário) a direção de uma igreja, mesmo porque como um homem sozinho conseguiria resistir a frente de um trabalho "espiritual", se não tivessem ao seu lado uma ajudadora. E mesmo porque a Palavra de Deus diz assim que não é bom que o homem seja só, e não foi diferente quando Ele (Deus) criou a Eva para o Adão. É bom que sejam dois de forma a quando um estiver esmorecendo o outro poder interceder. É notório, que não é bom que o homem seja só e tenha a sua ajudadora ou vice-versa. Portanto, creio que não seria nada mau que os padres, com todo respeito, pudessem ter uma família abençoada. Que Deus o abençoe, Doutor, hoje e sempre, amém.
Conte comigo!
AdrianaMalafaia - 8º Período de Direito - Evangélica da Assembléia de Deus - Terceirizada com muita honra (Cumpri o meu dever como se fora concursada, com denodo e com valor). Até mais, Doutor.

m&i disse...

Concordo com a irmã Adriana Malafaia em tudo que ela disse a respeito do celibato, e discordo com tudo que ela disse a respeito da terceirização dos serviços!

Anônimo disse...

Ratifiquem os casamentos e deixem os padres tomarem conta das "ovelhas"! Isso é velho!!!!!!!!

Anônimo disse...

Há na igreja como mencionou Leandro diáconos, sendo então uma vocação para os que querem contrair o matrimônio. Existem diversos padres que se afastaram de sua vocção e que se casaram e que se separaram e se arrependeram amargamente.
Não precisamos ser casados para orientar casados. Quem revela a orientação é a palavra e a unção do espírito santo.

Agora, quantas empresas por debaixo do pano não contratam pessoas por serem casados?
Outra, vcs sabiam que muitas igrejas ditas evangélicas EXIGEM de seus pastores vasectomia por debaixo dos panos para não ter filhos, como a Universal????

Pois é .....

Casamento não é para todos, e não seria diferente nos padres. Quantos pastores estão no adultério? Aos milhares.
Vocação ao casamento é pessoal e não universal.

Quem não quer ser padre, vai ser diácono, coordenador de uma pastoral, ministro ou encontre sua vocação em outra posição na igreja.
Ninguem é obrigado a ser padre! É chamado!