domingo, 30 de novembro de 2008

DE 'OLHO' NO SENADO FEDERAL.

Feitas as contas das eleições municipais, líderes políticos do Rio começam a articular as eleições de 2010. As duas vagas que serão abertas para o Senado são mais disputadas do que o cargo de governador.

Terminam em 2010 os mandatos de Marcelo Crivella (PRB) e Paulo Duque (PMDB), que assumiu a vaga deixada por Sérgio Cabral. O bispo licenciado da Universal disputou três eleições majoritárias nos últimos seis anos e acabou derrotado. Por isso, é visto como um candidato natural à reeleição, já que não teria mais seu lugar garantido no Senado para arriscar uma disputa para o governo. No PMDB, o principal candidato é o presidente da Alerj, Jorge Picciani, que elegeu aliados em prefeituras do interior.

Com bom resultado nas urnas, o deputado federal Fernando Gabeira (PV) surge como forte candidato. O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, já começou suas articulações dentro do PT. No partido, ele tem como rival a ex-senadora Benedita da Silva. Na disputa, ainda podem entrar a futura secretária de Cultura do município, Jandira Feghali (PCdoB) e o prefeito Cesar Maia (DEM) que, no entanto, já disse que pode ficar fora da política até 2012.

A definição vai depender do quadro nacional em 2010. Caso PT e PMDB façam coligação para disputar a Presidência da República, é provável a candidatura à reeleição de Cabral com o apoio petista. Assim, Lindberg é visto como mais forte candidato do partido ao Senado, em chapa com Picciani. Já representantes de PV, PSDB e PPS, que se uniram para disputar prefeitura, vão manter a união para 2010 no estado, antes da definição nacional, o que fortalece Gabeira.

FONTE- O DIA.

Um comentário:

Anônimo disse...

O candidato Fernando Gabeira é uma ótima opção para o senado em 2010 e outra boa opção será Sergio Cabral na reeleição para poder tirar a oportunidade de Garotinho.