sábado, 29 de novembro de 2008

CARLA MACHADO AUXILIA PESCADORES.

PREFEITA CARLA MACHADO BUSCA MECANISMOS

PARA AUXÍLIO AOS PESCADORES

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, está providenciando um relatório que será entregue a órgãos ambientais e ligados à pesca como forma de buscar recursos para os pescadores do município. O documento está sendo elaborado entre as secretarias municipais de Pesca e de Meio Ambiente e pela coordenadoria municipal de Defesa Civil relatando todos os impactos causados pelo vazamento de resíduos tóxicos no Rio Pirapitinga, afluente do Paraíba do Sul.

“Já contabilizamos cerca de 40 toneladas de peixes mortos. Além do prejuízo ambiental, existe a questão social e econômica de nossos pescadores, classe mais afetada com o acidente ambiental”, frisa Eleilton Meireles, secretário municipal de Pesca. “Iremos encaminhar esse documento para o Ibama/RJ, Fiperj, Secretaria de Estado do Ambiente e Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca”, explica Marcos Sá, secretário municipal de Meio Ambiente.

A prefeita Carla Machado vai sugerir que seja antecipado o período de defeso do camarão sete-barbas, que iniciaria em março de 2009. “O nosso estuário foi totalmente contaminado, afetando diversas espécies”, ressalta a prefeita, acrescentando que outra sugestão encaminhada será o prolongamento do período de defeso da piracema que iniciou neste mês e vai até fevereiro do ano que vem.

Marilene Ramos, secretária de Estado do Ambiente, disse que apóia as diretrizes norteadas pelo governo sanjoanense e que estará somando esforços para delinear propostas em busca de soluções.

O estrago

O acidente ocorreu no último dia 18, na Servatis, uma empresa de processamento de inseticidas em Resende, região Sul do Estado. A poluição chegou a São João da Barra na quarta-feira (26) e, além de causar a morte de diferentes espécies de peixes, obrigou a Cedae a interromper a captação e o abastecimento d’água na sede do município. Além disso, a população foi alertada para não consumir, em hipótese alguma, peixes oriundos do Rio Paraíba, sob risco de contaminação. Provavelmente todos os peixes mortos devem ter como destino a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) para incineração, já que não é conveniente enterrá-los sob o risco de contaminação do solo.

A liberação da água

A Feema liberou na tarde desta sexta-feira (28), a captação de água do Rio Paraíba do Sul pela Cedae, responsável pelo abastecimento de água no município. Após fazer alguns testes, o órgão deve reiniciar o abastecimento para os domicílios.

Nenhum comentário: