segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Prefeito Neco visita vários Ministérios em Brasília‏




Buscando angariar recursos federais para o município, o prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza ( Neco) cumpriu uma extensa agenda em Brasília na semana passada. Ao todo, Neco esteve em três ministérios (Comunicações, Esportes e Pesca) e conseguiu importantes avanços nas respectivas áreas.

Durante a visita, o prefeito Neco e sua cúpula se reuniu com Margarett Cabral, chefe de Gabinete do Ministro da Pesca Marcelo Crivella e o diretor nacional do Departamento de Infraestrutura e Logística, Jorge da Silva Júnior. Na pauta, a busca por recursos para o trabalho de desassoreamento da foz do rio Paraíba do Sul, visando melhorar as condições de navegabilidade tanto da foz quanto nos canais, trazendo melhores condições de trabalho para a classe pesqueira. Neco informou que a chefe de gabinete e o secretário nacional garantiram que o desassoreamento da foz é uma das prioridades do Ministério.

“Para embasar nossos argumentos a respeito da importância desse projeto, levamos um levantamento fotográfico feito pela secretaria de Meio Ambiente e ele foi muito importante para mostrarmos as condições de navegabilidade existentes hoje e a urgência dessa ação. Os estudos técnicos para o projeto executivo que vai anteceder todo o trabalho começarão em breve, em caráter de urgência”, informou o prefeito.

Neco se reuniu também com o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, Américo Tristão e recebeu a notícia que o projeto de implantação da fibra ótica em São João da Barra está entre os 400 selecionados pelo Ministério das Comunicações, dentre os mais de 1.800 que foram apresentados. A previsão é que ainda este ano inicie a implantação da fibra ótica no município. Todas as obras e equipamentos ficarão por conta do Ministério, inclusive o servidor. A contrapartida do município é apenas oferecer um espaço de 18 metros quadrados, dentro das especificações técnicas definidas pelo Ministério, para a instalação. O objetivo da fibra ótica é dotar os municípios brasileiros de condições para o desenvolvimento de alta tecnologia, além de modernização da administração pública, permitindo a implantação de programas e sistemas que visem oferecer melhores serviços aos cidadãos.

No Ministério do Esporte, o prefeito esteve reunido com o subsecretário nacional de Projetos Esportivos para a Adolescência e Terceira Idade, Randal Tavares, onde foi apresentado o projeto Vida Melhor, cujo edital será publicado na primeira quinzena deste mês.

“Vamos trazer esse projeto para São João da Barra, para que nossos jovens da Melhor Idade possam ter atividades direcionadas ao bem-estar e à melhoria da qualidade de vida”, disse o prefeito Neco.

Em seguida, o prefeito e sua cúpula se reuniram com chefe de Gabinete do Ministro Aldo Rebelo, João Luiz dos Santos. O tema da conversa foi o projeto da Vila Olímpica, que será construída em parceria com o governo do Estado. João Luiz disse que ficou impressionado e adiantou que o projeto já está sendo incluído no orçamento deste ano.

Jerônimo M. Rangel
Secretário de Comunicação Social

Nenhum comentário: