quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Possíveis fantasmas serão investigados na Câmara de Campos



Foi publicado, ontem (3 de setembro), no Diário Oficial do nosso município, o Ato Executivo 028/2013. Esse ato criou a Comissão de Sindicância que irá apurar as denúncias feitas pelo ex- Gerente de Pessoas da CMCG (Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes) sobre funcionários da Câmara que teriam assinado o ponto de presença, mas não cumpriam a carga horária, o que pode ter ocorrido na gestão presidida por Nelson Nahim.

Para compor o grupo de trabalho, o Presidente da Casa - Edson Batista – designou o Vereador Thiago Virgílio Teixeira de Souza, Miguel Ribeiro Machado (Miguelito) e Kellenson Ayres (Kellinho).

Não restam dúvidas de que a apuração deve ser feita e de que caso sejam as denúncias comprovadas, deve haver punição severa e igualitária. Porém, para que se evitasse qualquer insinuação de possível perseguição política tendo como alvo Nelson Nahim -último Presidente da Casa- a Oposição deveria estar integrando o grupo encarregado da apuração dos fatos.

Trata-se de uma ‘acusação’ que pode vir a causar sérias repercussões. Desse modo, seria muito indicado que, ao menos um edil não pertencente ao grupo que apoia a Prefeita Rosinha, estivesse participando dos trabalhos, para que o resultado obtido não venha a ser contestado por alegação de suspeição.

Em verdade, os vereadores que estão compondo a Comissão de Sindicância se encontram em uma verdadeira ‘saia justa’. Isso porque esse tema, juntamente com a polêmica do Concurso da Câmara, forma um pacote de acusações contra nada mais nada menos do que Nelson Nahim: irmão de Garotinho.

Com o fim da investigação, o único resultado que pode dar crédito à Comissão é a comprovação de ilegalidades na gestão de Nahim. Caso contrário, estaremos diante de uma situação passível de indenização judicial em favor do atual Presidente da FENORTE, Nelson Nahim.

Em virtude disso, é que a inclusão de um vereador de Oposição, na Comissão de Sindicância, conferiria maior credibilidade aos trabalhos e não deixaria a investigação nas mãos somente dos vereadores que sustentam a Administração de Rosinha Garotinho.

Mas infelizmente, a Comissão começará a trabalhar sem o olhar da Oposição. Nesse caso, perdem todos. Acaso o resultado das investigações não comprove nenhuma ilicitude, a imagem dos vereadores da Base fica arranhada. Já se o resultado for positivo (irregularidade comprovada), estará eivado de questionamentos, pois somente vereadores da Situação participaram da análise.

Enfim, como dizia o pastor americano Martin Luther King: “O perdão não é um ato ocasional; é uma atitude permanente”. Então, quem será perdoado?

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: