domingo, 15 de setembro de 2013

“O papel dos novos complexos portuários no Brasil e no Norte Fluminense” em SJB.




Na manhã da última sexta-feira (13), o secretário de Fazenda, Ranulfo Vidigal, recebeu uma equipe de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Cândido Mendes e um grupo de pesquisa do departamento de Geografia da UFRJ, com a participação do especialista em estudos portuários do Brasil, Frédéric Monié, para um debate sobre “O papel dos novos complexos portuários no Brasil e no Norte Fluminense”.

A conversa teve início com apresentação da busca do prefeito José Amaro de Souza (Neco) por uma estrutura de Governança, onde Prefeitura, LLX e demais empresas com instalação no complexo, em conjunto irão planejar o futuro das ações em toda região complexo/indústria.

O encontro teve início na sala de reuniões do gabinete da prefeitura para uma introdução sobre o tema, onde o secretário falou sobre o papel do poder público diante deste desenvolvimento com o Complexo Portuário do Açu. Para Ranulfo o momento é de parcerias para capacitação e qualificação do munícipe, para inseri-lo no mercado de trabalho que vem aumentando na região, e ainda pensar em estruturar nossa região de forma ordenada.

Foi enfatizada ainda a preocupação do prefeito Neco, com esta desaceleração do empreendimento portuário, que no inicio trouxe para a população de São João da Barra, grandes expectativas, mas perante a situação atual, o prefeito tem buscado informações e acompanhando todo o processo do Superporto do Açu. “Estamos buscando o que é de melhor para o nosso município, nosso povo precisa saber qual o futuro da nossa cidade e região, estamos trabalhando para estruturar São João da Barra de acordo com o desenvolvimento próximo”, disse Neco.

Recentemente o prefeito Neco solicitou a Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), uma reunião urgente da instituição para rediscutir o acordo entre os produtores de petróleo, que fixa os percentuais de distribuição da cota parte de 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, relativa aos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o secretário de Fazenda, Ranulfo Vidigal, em reunião recente na secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, ficou claro que São João da Barra está perdendo injustamente recursos expressivos relativos ao repasse mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Ranulfo destaca ainda que, em uma reunião realizada em Quissamã, a instituição de forma inédita e muito oportuna criou um Grupo de Trabalho de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável, onde ele participa e representa São João da Barra.

Para dar continuidade a programação desta sexta-feira, o secretário de Fazenda seguiu com a equipe para uma visitação as instalações do Superporto do Açu, onde assistiram um vídeo com explicações do projeto portuário e percorreram ao canteiro de obras.

Fonte: Secom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: