quarta-feira, 4 de julho de 2012

Campanha contra a Hanseníase vai até quinta-feira em São João da Barra




A campanha contra a Hanseníase em São João da Barra teve início na última terça-feira, dia três, e segue até a próxima quinta-feira, dia cinco, na orla próxima a Igreja São João Batista, no centro da cidade. A campanha conta, ainda, com a participação dos programas contra a Tuberculose, Hiperdia (diabetes e hipertensão), Tabagismo, além do Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde Bucal, que também já são realizados diariamente em todo o município. 

Realizada pela prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, a campanha tem como parceiros o grupo EBX, a Secretaria Estadual de Saúde, o Riosolidário e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). 

A campanha conta com três consultórios instalados dentro de um ônibus – o Saúde Móvel – que também pode ser encontrado no centro da cidade. Ele é fruto da parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), que na semana passada atuou nas escolas municipais com apresentação teatral do grupo Bacurau, que abordou o tema da campanha. 

De acordo com uma das coordenadoras da campanha, a enfermeira Daniele Gomes Crisóstomo, a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito. “O maior índice da hanseníase está no estado do Rio de Janeiro e devido a esse fator que campanhas são sempre feitas. Todas as unidades de saúde e PSF’s do município realizam o atendimento e no centro de referência que é o Posto de Urgência (PU) de Barcelos, onde o atendimento é feito todos os sábados pelo médico coordenador do programa – ressaltou Daniele. 

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa e que é provocada por uma bactéria transmitida por via respiratória. Os seus principais sintomas são manchas na pele ou caroços que são dormentes e não doem. Segundo Daniele, o tratamento dura de 12 a 18 meses e caso a doença seja diagnosticada, o paciente já sai medicado. 

Ela explica, ainda, que muitos casos de discriminação e de resistência ao tratamento ainda persistem. “O diagnóstico precoce, o tratamento e a prevenção são ações prioritárias para bloquear a transmissão da doença, reduzir incapacidades e deformidades, assim como para desconstruir o medo e o preconceito que causam discriminação e danos psíquicos, morais e sociais aos doentes, a seus familiares e à sociedade”, concluiu. 


Secretaria Municipal de Saúde 
Ouvidora Geral/Assessora de Imprensa 
(22) 9998-4483/7813-9918/965*6967

Nenhum comentário: