sábado, 10 de dezembro de 2011

UBS Farol: administrador de posto confirma falta de médico após óbito de morador



Hoje pela manha, no Programa “Espaço Aberto” apresentado pelo deputado estadual Roberto Henriques do PSD, na Rádio Continental de Campos, a senhora Rita do Farol relatou no ar, o óbito do senhor Guilherme Pereira de Souza que não conseguiu ser atendido na UBS do Farol de São Thomé por falta de médico no plantão 24 horas. 



Segundo o administrador, realmente o médico faltou e não havia um substituto no momento para atender o paciente. Leiam a matéria complementar realizada pelo Portal Campos Noticia.

A dinâmica dos fatos apurada pelo Campos Noticia.

A morte do senhor Guilherme Pereira de Souza, 65 anos, causou indignação de amigos e parentes na praia de Farol de São Thomé. Isso porque a vítima passou mal na noite desta sexta-feira e foi levada para o Posto Médico do local, mas ao chegar lá, para surpresa de todos, não havia médico. De acordo com o administrador do Posto, Carlos Euclydes, realmente o médico plantonista faltou e não justificou a ausência. 

De acordo com a vizinha da vítima, Rita de Cássia, Seu Guilherme começou a sentir dores no peito no início da madrugada e com o aumento da dor, foi levado para o Posto. “Ele começou a passar mal e meu filho foi levá-lo no Posto, chegando lá não tinha médico e ele foi atendido por uma equipe de enfermeiros que mediu a pressão dele e fez o exame de taxa de glicose. Em seguida, ele foi levado para Baixa Grande, mas não resistiu”, disse Rita. 

Segundo moradores esta não é a primeira vez que isso acontece. Há cerca de dois meses, outro mau atendimento resultou na morte de seu Alair Manoel de Souza, 84 anos, que ao passar mal, foi levado para o mesmo Posto, foi medicado e liberado, mas poucos minutos depois voltou a sentir mal e veio a óbito. 

De acordo com o administrador do Posto de Saúde de Farol, Carlos Euclides, o plantonista que entraria nesta sexta-feira às 17h faltou e não justificou a ausência. Ele ainda tentou arrumar um substituto, mas não conseguiu. “Realmente houve a falta do médico, avisei a Secretaria de Saúde, mas em cima da hora é muito complicado de arrumar outro plantonista”. 

Em relação ao paciente que veio a óbito, Carlos explicou da seguinte forma: “Seu Guilherme deu entrada no Posto a 1h10, foi feito todo atendimento pela nossa equipe de enfermagem e às 1h e 16 ele foi encaminhado para o Posto de Baixa Grande. Chegando lá foi atendido por um médico e em seguida foi levado para o Prontocárdio, onde seus filhos já aguardavam com o médico”. 

17 comentários:

CARLOS RIBEIRO disse...

Realmente existe um imenso descaso, uma grande discriminação com a Baixada Campista ou Baixada Goitacá. Essa região está abandonada pelo poder público, a prefeitura.

Esse fato vem ocorrendo há muitos anos e nada se faz. Apesar de que os Bilhões de Reais dos Royaltes que Campos recebe, ser em razão do Praia do Farol de São Tomé.

Essa Prefeita pensa que a população da Baixada vive somente dos Shows de Verão.

Aqui na Baixada, qualquer serviço público que necessitamos somos obrigados a PEGAR VAN, ou ÕNIBUS LOTADOS de passageiros, PAGAR PASSAGEM,VIAJAR HORAS, PERCORRER, 40,60,80 OU ATÉ 100 Kilômetros entre IDAS e VINDAS, para finalmente chegarmos ao Centro do município, onde está CENTRALIZADO, todo tipo de SERVIÇO PÚBLICO. Observem o quanto de TEMPO, DINHEIRO e VIDAS, estamos perdendo.

Todos já sabem que em caso de INFARTOS e AVCs( Derrrames cerebrais), o atendimento médico nos primeiros minutos, são fundamentais para salvar a vida do(a) paciente ou diminuir em muito suas sequelas. Mas não tendo hospital, nessa região, até o paciente ser transferido para um hospital no Centro do município, que fica a cerca de 50 Km do Farol, como salvar o bem mais precioso do ser humano, que é sua vida.

Por causa desses e de outros problemas que estamos empenhados na luta pela Emancipação da Baixada Campista. Por isso queremos separar de Campos. Seremos um município autossuficiente, enxuto e poderemos transformar a vida desse povo tão sofrido pelas péssimas adminstrações municipais de Campos.

Anônimo disse...

Amigo Claudio,esse realmente é um problema muito sério,eu por varias vezes(no período que administrei a UBS de Baixa Grande que também é de 24 horas no período de Janeiro de 2009 a Fevereiro de 2011),passei por esse problema de falta de Médico plantonista.A secretaria de Saúde não dava nenhum suporte para os Encarregados,e pelo visto ainda continua com essa covardia,o Encarregado Branco do posto do Farol,tenho certeza que não mede esforços para que a unidade não aconteça esse tipo de Problema,mais não depende só dele,existe um departamento na secretaria de saúde que só cuida disso e mesmo assim deixa esse tipo de situação acontecer, não sei se são irresponsáveis ou incompetentes.O culpado desses acontecimentos tem um nome,que se chama Dr Paulo Hirano,secretario Municipal de Saúde ausente,omisso,irresponsável,deixa os administradores das unidades e a população nesse caus total que vive a saúde,acho que a Prefeita,alias o Deputado Garotinho deveria rever essa situação de falta de plantonista nas unidades de 24 horas,e não é só no Farol q isso acontece,é em Tócos,Sapucaia,Morro do Coco e Baixa Grande,vamos acordar Prefeita,ou Prefeito!!!!!Emerson Fonseca

Anônimo disse...

DR médicos não cumprem carga horaria em setor nenhum, pode investigar, se sentem DEUS e não dá bola para os usuários e nem para quem contrata. É o profissional mais prepotente que existe, a coisa mais rara é um médico humanista.

Anônimo disse...

DR médicos não cumprem carga horaria em setor nenhum, pode investigar, se sentem DEUS e não dá bola para os usuários e nem para quem contrata. É o profissional mais prepotente que existe, a coisa mais rara é um médico humanista.

Anônimo disse...

DR médicos não cumprem carga horaria em setor nenhum, pode investigar, se sentem DEUS e não dá bola para os usuários e nem para quem contrata. É o profissional mais prepotente que existe, a coisa mais rara é um médico humanista.

Anônimo disse...

DR médicos não cumprem carga horaria em setor nenhum, pode investigar, se sentem DEUS e não dá bola para os usuários e nem para quem contrata. É o profissional mais prepotente que existe, a coisa mais rara é um médico humanista.

Anônimo disse...

Concordo com todos os relatos, a falta de plantonistas acontece com frequencia e muitos nem satisfação dão e não é só nas UBS, no ferreira machado tb ocorre outro dia mesmo faltava otorrino , deu um atestado, quer dizer fazem o que querem, se não estão satisfeitos é só pedir para sair é simples demais, estudaram pra que, fizeram juramento pra que, o pior é que nada acontece com eles (os que fazem de propositos) , muitos se acham, e vivem torcendo o nariz igual a porco, o administrador não tem nenhuma autoridade sobre eles e o pior é que por onde são regidos não tem pulso firme e muito menos substitutos para repor no lugar dos que realmente precisam pois temos que entender que imprevistos acontecem mas isso tudo tem que ser apurado por essa prefeitura que nada faz tudo se encobre, fica no oba , oba e se duvidar a corda estoura do lado do mais fraco.

JOÃO CARLOS- TÓCOS disse...

Ao leitor das 19:39, que se identificou como Emerson Fonseca. Observem a grave situação de que se encontra a prefeitura de Campos. Pelo postado pelo Sr. Emerson,quem governa é o Sr. Garotinho e não a prefeita. Vejam o que ele sugere para resolver o problema caótica da saúde de Campos e a quem ele atribuiu autoridade de prefeito na resolução de tais problemas.

"Acho que a Prefeita,alias o Deputado Garotinho deveria rever essa situação de falta de plantonista nas unidades de 24 horas,e não é só no Farol q isso acontece,é em Tócos,Sapucaia,Morro do Coco e Baixa Grande".

Infelizmente na visão de muitos aqui em nossa cidade, inclusive do Sr. Emerson, apesar da prefeita eleita ser Rosinha, eles de uma maneira ilegal, "outorgam indiretamente" ao deputado garotinho, o direito de governar a nossa prefeitura. Esse fato mostra total imaturidade e desconhecimento mínimo de política.

Ingridi disse...

Afinal, quem determina as ordens na prefeitura, a prefeita Rosinha, ou o seu marido Garotinho?

Anônimo disse...

Com palavra Dr.Chicão presidente da Fundação Municipal de Saúde! Cade os médicos, administradores das unidades,enfermeiros. Sera que o tratamento é igual em todas unidades de saúde? valorize seus profissionais! Dr.Chicão como médico deve ser o 1º como exemplo.

Anônimo disse...

Amigo João Carlos,eu pelo contrario que vc pensa tenho maturidade política suficiente para afirmar que quem governa de verdade a prefeitura e o senhor garotinho,toda cidade sabe disso,prova disso é que ate senhas da prefeitura ele tem,isso é um mérito somente da prefeita,mais quem coordena isso e seu marido que la de Brasilia manda em tudo.E não é na minha opinião que emancipando a baixada que vamos resolver esse problema,e sim aprendermos a votar em pessoas certas,é como dizia meu avô,"quem prometeu e não fez,perdeu a vez"Acho que esta na hora de votarmos em um político de VERDADE!!!!Abraços Emerson!!!

Anônimo disse...

Gente,saúde de Campos tá uma brincadeira!!!!Outro dia um locutor de uma rádio disse q/ ele mandou ver uma ficha em uma UBS e conseguiu.Entenderam?Ele mandou ver.É por esse motivo q/ muitas vezes um cidadão cumom não as encontram.É uma rádio que só fala maravilhas da PMCG.Tá recebendo!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vindo da saúde de Campos nada mais me espanta.Vocês imaginam uma ambulãncia saindo de uma UBS de interior lotada com mais de seis pessoas de uma só vez??Pacintes com todo tipo de problemas.É isso mesmo.Cadê as tantas ambulãncias que o nobre secretario de saude diz ter?????????

Anônimo disse...

pois é o deputado adora criticar os governos passado só que nunca deixaram os postos da baixada nem o do farol largado como agora,arnaldo reformou posto dando estatos de mini hospital de urgencia ambulancia nova no verão eram mais de dez a disposição da urgencias,esse povo que assumiu é só bravata converça fiada é cheque cidadão e obras super faturadas meu deus até quando

Anônimo disse...

A mim como cidadã campista confiando na competência da Prefeita, e esse problema tem que ser sanado, a responsabilidade pela falta de comprometimento do médico não pode cair nas costas do administrador. Que é uma pessoa comprometida. Cadê o secretário M. de Saúde.

Anônimo disse...

Anônimo de 17:33 no Xexé não tem nenhuma.

Anônimo disse...

o secretário de saúde, este só gosta de estar no meio da burguezia, ele não gosta de povão,pelo menos é as atitudes de descaso em que ele demonstra a frente da secretaria de saude