quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

II Festival de Economia Solidária começa nesta quinta-feira


Começa nesta quinta-feira (8) e prossegue até sábado (10), o II Festival de Economia Solidária, no Palácio da Cultura, das 14 às 21h. O evento está sendo realizado pela Secretaria da Família e Assistência Social, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o Fórum Local de Economia Solidária, contando com artesanato, exposições, apresentações culturais e culinária afro-brasileira. A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP), órgão vinculado à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), são parceiros do evento.

 O festival terá cozinha quilombé (inserção dos quilombos do Imbé), dança canto, teatro, cinema e outras manifestações culturais, além da Exposição “Arte Ofício”, contará com a apresentação da peça “Nem Patinho, Nem Feio”, dos alunos do curso livre de teatro

- O Palácio da Cultura é uma usina de manifestações culturais, valorizando a cultura, conforme determinou a Prefeita Rosinha Garotinho- disse a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro.

A coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos (Itep), Nilza Franco, fala da importância do evento. “O foco deste trabalho é promover e estimular o consumo de bens e serviços produzidos pelos empreendimentos de economia solidária, dada a grande capacidade que estes possuem de gerar trabalho e renda e ao mesmo tempo distribuir de forma mais justa a riqueza que geram, além de serem atores ativos na construção de uma nova dinâmica para o desenvolvimento do território local”, explica. 

O evento tem objetivo de reforçar a economia solidária, que tem como integrantes representantes dos movimentos quilombolas, da pesca, agricultura familiar e artesãos, integrando o comércio e apresentações culturais especiais.

ruangomesbarros@gmail.com

Nenhum comentário: