quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Teatro Trianon: produtor desabafa acerca da atual administração



O produtor de TV, teatro e cinema, Ricardo Fernandes, que trouxe vários espetáculos para o município de Campos, fez um desabafo hoje no Facebook sobre a atual administração do Teatro Municipal Trianon. Confira:

“NÃO CONSIGO ENTENDER COMO O MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, QUE ESTÁ ENTRE OS 20 MUNICÍPIOS MAIS RICOS, DOS MAIS DE 5000 MUNICIPIOS DO PAÍS, QUE TEM A CULTURA GERIDA POR UMA FUNDAÇÃO MUNICIPAL SEM FINS LUCRATIVOS (TEATRO MUNICIPAL TRIANON) EM DOIS ANOS DE GESTÃO DE SUA PRESIDENTE SE TORNOU O TEATRO MUNICIPAL MAIS CARO DO PAÍS. EM DOIS ANOS A PRESIDENTE DOBROU O PERCENTUAL COBRADO PELO TEATRO (LEMBRANDO MAIS UMA VEZ QUE É UMA FUNDAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS). ESSA FUNDAÇÃO TEM POR OBRIGAÇÃO FOMENTAR A CULTURA NA CIDADE. COM ESSA ATITUDE DE TORNA-LO O TEATRO MUNICIPAL MAIS CARO DO PAÍS, A PRESIDENTE ESTÁ AFASTANDO A PRODUÇÃO LOCAL E COLOCANDO PESSOAS DO TEATRO QUE NÃO SÃO PRODUTORES PARA EXERCER ESSA FUNÇÃO. COM ISSO, UM ESPETÁCULO MARAVILHOSO COMO TANGO, BOLERO E CHA CHA CHA TEVE DOIS DIAS DE CASA VAZIA, UM MICO PARA O TEATRO, ALÉM DISSO OUTRA PRÁTICA FREQUENTE DESSA GESTÃO É COMPRAR PEÇAS COM DINHEIRO PUBLICO E REVENDER OS INGRESSOS NA BILHETERIA, PRATICA ESSA QUE ACREDITO NÃO SER ILEGAL, MAS QUE É MUITO FEIO PARA UM MUNICÍPIO COM ESSE FATURAMENTO, JÁ QUE COMPROU, A PRESIDENTE PODERIA OFERECER A POPULAÇÃO MENOS FAVORECIDA. ESPERO QUE A POPULAÇÃO E A IMPRENSA LOCAL COBREM ESSAS ATITUDES DE SEUS GOVERNANTES”.

Fonte: blog do Bastos.

24 comentários:

Anônimo disse...

Campos é caso de polícia!

Luciana Soares Marques disse...

É assim que ela quer ser eleita vereadora?
Pode até ser, mas sem o meu voto, com certeza.

Tinky Winky disse...

Teleteleteleteleteleteleteletubetubetube....!!!!!!!

Anônimo disse...

É impressionante como nada neste governinho funciona. Não acertam uma. Vai ser conhecido como o pior governo da história de Campos!

Giovana disse...

É uma pena que denúncias maliciosas e sem fundamentação ainda são postadas em blogs de respeito. Pois o Trianon tem demonstrado um trabalho decente, honesto, de responsabilidade e aberto a comunidade.
Quem conhece sua gestora e o trabalho de sua equipe sabe da verdade.

Luiz Carlos Pereira disse...

O Trianon mostra resultados. Como frequentador assíduo, entrei várias vezes, com entrada franca. Acho saudável os valores praticados nos ingressos. A grande maioria demonstra que leva a sério o trabalho naquele espaço. Afinal, fazem acontecer ! SUGERIMOS O TRABALHO COMO TERAPIA. É INFALÍVEL.

Anônimo disse...

este rapaz é realmente produtor, qual certificado ele tem? ele é de campos ou só vem a cidade para agenciar artistas de renomes que já são consagrados pela opinião pública em tv, teatro, etc... e portanto não é seria preciso a sua interferencia para este artistas virem ao trianon.. este papel que ele faz e leva uma grana para isso por que ele não diz quanto ele ganha? de comissão para fazer contatos apenas contatose também muitos comentários absurdos como este, será que ele quer convencer o povo de que o trianon deve voltar a ser oque era antes.................?????????? (palco de grandes absurdos)???, campos já passou por muito coisa agora precisamos de uma cidade limpa rapaz...

Anônimo disse...

Esse ricardo não é o mesmo que mamava com ilsan nos governos de arnaldo carambola e mocaiber??? A torneira deve ter fechado para ele. Entendi o post.

EQUIPE DO TRIANON disse...

CARO LEITOR,

VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA ONDE TODOS TÊM DIREITO DE FALAR E REIVINDICAR, MAS COM CAUSA.
TRABALHAMOS COM ESSA GESTÃO NO TEATRO HÁ QUASE DOIS ANOS E ESTAMOS ACOMPANHANDO TODOS OS INVESTIMENTOS REALIZADOS COM OS ROYALTIES DO PETRÓLEO E COM O DINHEIRO QUE É ARRECADADO COM ALUGUEL E BILHETERIA. A PORCENTAGEM ESTABELECIDA NO TEATRO NÃO É ABUSIVA, VARIA DE 15 A 20%, DE ACORDO COM O QUE É DISPONIBILIZADO EM SERVIÇOS PARA AS PRODUÇÕES DOS ESPETÁCULOS. A PORCENTAGEM PRATICADA EM CAMPOS É A MESMA COBRADA EM OUTROS TEATROS DO BRASIL E DO RIO DE JANEIRO. TEMOS POSSE DE UMA CÓPIA DE UM BORDERÔ DE UM TEATRO MUNICIPAL DE UMA CIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE COBRA 20% PARA AOS PRODUTORES. O PERCENTUAL ESTABELECIDO POR ESTA FUNDAÇÃO FOI FRUTO DE UMA PESQUISA ANTERIOR FEITA EM ÂMBITO NACIONAL.
OS CUSTOS COM TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO, HOSPEDAGEM FICAVAM A CARGO DOS PRODUTORES DOS ESPETÁCULOS. NESSA GESTÃO TODOS ESSES CUSTOS SÃO ARCADOS PELA FUNDAÇÃO.
LEMBRANDO AO PRODUTOR RICARDO QUE A FUNDAÇÃO NÃO FOMENTA A CULTURA SÓ COM PEÇAS VINDAS DE FORA. O TEATRO É MOVIMENTADO COM VÁRIOS PROJETOS, ONDE A POPULAÇÃO TEM ACESSO GRATUITO A EVENTOS DE QUALIDADE, TAIS COMO: ENCONTRO DE COROS, FETEC (FESTIVAL DE TEATRO), CONGRESSO DE DANÇA, FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS GRUPOS DE ARTISTAS LOCAIS, COM A REALIZAÇÃO DE OFICINAS, CURSOS E PALESTRAS; PROJETO QUINTA CLÁSSICA, GRUPOS DE CHOROS, JAZZ, BOA NOITE AMOR, EXPOSIÇÕES DE ARTES PLÁSTICAS, DENTRO DO PROJETO “OS OLHARES DA ARTE NO FOYER”, COM VISITAS DE ALUNOS DAS FACULDADES, DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, E COMUNIDADE EM GERAL COM PROJEÇÕES NO RIO DE JANEIRO, ONDE ARTISTAS LOCAIS LEVARAM SEUS TRABALHOS, FINANCIADOS PELA FUNDAÇÃO.
O COMPROMISSO DA FUNDAÇÃO COM O FOMENTO DA CULTURA É TÃO SÉRIO QUE A MESMA POSSUI PROJETOS QUE LEVAM A CULTURA ATÉ ÀS COMUNIDADES QUE SOFREM DE ISOLAMENTO CULTURAL, TAIS COMO: ABRIGOS, HOSPITAIS, PERIFERIAS...
O ESPAÇO DO TEATRO É DISPONIBILIZADO À COMUNIDADE EM GERAL SEM CUSTOS, QUANDO SE TRATA DE EVENTOS SEM FINS LUCRATIVVOS, O QUE DEMONSTRA A ARTICULAÇÃO EXISTENTE ENTRE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE.
O PROJETO “O ESPETÁCULO É DA CRIANÇA” TEM O COMPROMISSO DE FORMAR NOVAS PLATÉIAS E APRESENTAR ESPETÁCULOS INFANTIS DE QUALIDADE ACOMPANHADOS DE OFICINAS, JOGOS E BRINCADEIRAS, GRATUITOS.
ACREDITANDO NUMA POLÍTIA CULTURAL, DEMOCRÁTICA E UNIVERSAL A FUNDAÇÃO CRIOU A MEIA ENTRADA PARA PROFESSOR, DEMONSTRANDO SEU COMPROMISSO COM A FACILITAÇÃO DO ACESSO A TODOS.

EQUIPE DO TRIANON disse...

NÃO PODEMOS, PORTANTO, DEIXAR QUE O PRIVADO SOBREPONHA-SE AOS INTERESSES PÚBLICO. O PRIVADO QUE DESENVOLVE PROJETOS COM FINS LUCRATIVOS, ESTE CONTRIBUI COM O PAGAMENTO DE UM PERCENTUAL MÍNIMO PARA A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO DA FUNDAÇÃO QUE NÃO PODE E NEM DEVE ARCAR ECONOMICAMENTE COM OS LUCROS QUE OS MESMOS PLEITEIAM. SOB PENA DE ESTAR PROMOVENDO IMPROBIDADE ADMMINISTRATIVA.
A FUNDAÇÃO DEVE PROMOVER A CULTURA E ISTO ELA FAZ, MAS NÃO PODE BANCAR LUCROS DE PARTICULARES. AJUDÁ-LOS SIM, ABRINDO ESPAÇO, MÍDIA, APOIO TÉCNICO (RIDER TÉCNICOS DOS ESPETÁCULOS), HOSPEDAGEM, TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO PARA OS ARTISTAS...
A FUNDAÇÃO NÃO TEM FINS LUCRATIVOS, MAS OS RECURSOS PRÓPRIOS ORIUNDOS DE ALUGUEL E BILHETERIA SÃO REVERTIDOS PARA A MANUTENÇÃO BÁSICA DO TEATRO. DE 2010 PARA CÁ UTILIZAMOS ESSE RECURSO PARA COMPRAR O PIANO DE ¼ DE CAUDA, MATERIAL DE ILUMINAÇÃO ELÉTRICA E CÊNICA, MÓVEIS PARA OS CAMARINS E FOYER, PARA DAR CONFORTO AOS ARTISTAS E PÚBLICO EM GERAL.
O RIDER TÉCNICO HOJE DO TEATRO É UM DOS MELHORES DO BRASIL COMO É ELOGIADO POR TODOS OS ARTISTAS QUE NELE SE APRESENTAM .
A FUNDAÇÃO CRIOU OS CONSELHOS CURADOR E ADMINISTRATIVO ONDE TODAS AS AÇÕES, METAS E PROJETOS PASSAM POR ESSA COMISSÃO QUE É FORMADA POR MEMBROS DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL.
A MISSÃO E A VISÃO INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO ESTÃO SENDO CUMPRIDAS E ESTA RESPOSTA TRATA-SE APENAS DE UM ATO DE GENTILEZA, DE EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE DE COMPROMISSO COM O ESCLARECIMENTO E RESTABELECIMENTO DA VERDADE, ALÉM DO ZELO NECESSÁRIO COM OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NESTA INSTITUIÇÃO.
FUNCIONÁRIOS DA FTMT:
ADRIANA CARNEIRO, ADEMILDE, MÁRCIA LUZIA GAMA, MARY JANE, ANDRÉ, BETINHO, MARIA APARECIDA LYZANDRO, ALINE, ALINE SILVA, ANTÔNIO FILHO, FABIANA, PEDRO CARNEIRO, CRISTIANO SIMÕES, ANA CHRISTINA, JOCÉLIA, FELIPE, GEOVANA, AMÉLIA, ROSÂNGELA, RODOLPHO, VERÔNICA, ELIAS E EQUIPE TÉCNICA, ARI, SÉRGIO, ANALICE, CRISTÓVÃO, JOSÉ RENATO, FERNANDA, CELESTE, POLLYANA, MARIA APARECIDA, EDSON COROA, MÁRCIA CRISTINA LISBOA, RENATO PESSANHA, JULIANA GAMA, JULIANA TEXEIRA, PAÇOCA, SILVANA, SHEILA, ALDILEIA, KAROL, MONIQUE, ROSELANE, SANDRA, PRETA, TETÊ, LELÊ, ALVANIR, ALESSANDRO, PAULO JORGE, ETHIMAR, MARILENE, LENI, ADEILSON TRINDADE E EQUIPE DO TEATRO DE BOLSO.

Renato Pessanha disse...

Cláudio: Vc se recorda da entrevista que lhe dei anos atrás sobre ética? Foi um dos momentos especiais de minha vida, em que pude falar de valores presentes em Aristóteles. Foi no canal fechado universitário, no seu programa semanal. Agora não posso deixar passar a oportunidade de frisar o quanto o trabalho no Trianon, sob a presidência da Profa. Auxiliadora Freitas tem sido pautado pela ética e pela competência, sem falar no dinamismo que ela imprimiu a toda sua equipe. Sou testemunha. O resto são intrigas da oposição, ou da não aceitação dos limites do humano. Perfeito, só Deus. Abs Renato Pessanha

Anônimo disse...

LUCIANA SOARES MARQUES,

NÃO JULGUE A PROFESSORA POR UM POST QUE FOI FEITO NO FACEBOOK. O ESPAÇO É UMA TERRA SEM LEI, É DEMOCRÁTICO MAS NEM SEMPRE IMPRIME A VERDADE DOS FATOS.
A PROFª AUXILIADORA, COMO VC CONHECE DA EDUCAÇÃO, É UMA PESSOA SÉRIA E PELO QUE SEI DE PESSOAS QUE ESTÃO TRABALHANDO COM ELA É QUE A SUA GESTÃO ESTÁ FAZENDO A DIFERNÇA. PORTANTO SE RETRATE POIS NÃO FOI JUSTO O SEU COMENTÁRIO.

Anônimo disse...

AS PESSOAS AINDA ESTÃO COM RASTROS DO PASSADO. GENTE O GOVERNO MUDOU A MENTALIDADE É OUTRA COMO TAMBÉM A CULTURA SE INSPIRA NA POPULAÇÃO. QUANDO AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM LEVAR VANTAGEM MAIS AI COMEÇAM TUMULTUAR OS TRABALHOS QUE SÃO FEITO COM CLAREZA, HONESTIDADE, SERIEDADE... PRESIDENTE CONTINUE COM ESSE TALENTO ESSA GARRA A SUA CAPACIDADE JUNTO COM SUA EQUIPE FEZ CAMPOS MOSTRAR OS TALENTOS DE NOSSA TERRA, TRAZENDO MUITAS PEÇAS COM GRANDES TALENTOS. TENHAM UM FELIZ NATAL

Ricardo disse...

ESCLARECIMENTO
EU NUNCA MAMEI EM TETA DE GOVERNO NENHUM, QUANDO FALAM QUE EU QUERO CONVENCER AS PESSOAS QUE O TRIANON DEVE VOLTAR A SER COMO ERA ANTES, ESTÃO FALANDO UMA TREMENDA BESTEIRA, POIS O QUE EU LUTO É PARA QUE O TEATRO PARE DE COMPRAR PEÇAS, PRINCIPALMENTE PEÇAS COMERCIAS COMO A COMÉDIA "MULHERES ALTERADAS", "AMORES, PERDAS E MEUS VESTIDOS", ENTRE OUTROS. PEDI PARA A PRESIDENTE INUMERAS VEZES, SE COMPRAR PEÇAS PRESIDENTE, COMPRE SHAKESPEARE, BRECHT, ENFIM ESPETÁCULOS NÃO COMERCIAIS QUE MERECEM TAMBÉM PASSAR POR UM TEATRO COMO O TRIANON E QUE NÃO TEM O APELO DE PUBLICO QUE AS PEÇAS COMERCIAIS TEM, E EM VEZ DE COBRAR INGRESSO ABRA AS PORTAS PARA QUEM NÃO PODE PAGAR, SERIA MUITO MAIS BONITO E NÃO GERARIA NENHUMA DÚVIDA DE PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO DA REVENDA. O QUE ESCREVI GIOVANA, NÃO SÃO DENUNCIAS MALICIOSAS E SEM FUNDAMENTAÇÃO E NEM TINHA ENCARADO COMO UMA DENUNCIA E SIM COMO UM DESABAFO DE UM PRODUTOR QUE TRABALHA NA CIDADE DESDE 2007 E LEVOU OS MAIORES E MELHORES SUCESSOS PARA O TRIANON NESSE PERÍODO.
PARA O ANONIMO QUE PERGUNTA SE ESSE RAPAZ É MESMO PRODUTOR, SOU SIM, E NÃO SOU DE CAMPOS. COMECEI A LEVAR OS ESPETÁCULOS PARA A CIDADE EM 2007 E NÃO AGENCIO ARTISTA NENHUM EU PRODUZO AS PEÇAS NA CIDADE, NÃO SEI SE O ANONIMO SABE MAS SOU EU QUE FAÇO TODA A DIVULGAÇÃO NA CIDADE, EU QUE COLOCO OS ANUNCIOS EM JORNAL, RÁDIO E TV, EU QUE CONSIGO OS MELHORES RESTAURANTES PARA QUE OS ARTISTAS SE SINTAM BEM, EU QUE GASTO MEU DINHEIRO COLOCANDO FAIXAS, CARRO DE SOM, FILIPETAS E CARTAZES PELA CIDADE TODA. NÃO TENHO SALÁRIO E NEM SOU DAS, RECEBO UM PERCENTUAL DE BILHETERIA O QUE AS VEZES NÃO PAGA OS MEUS CUSTOS NA CIDADE. JÁ TIVE PREJUÍZO VÁRIAS VEZES E NEM POR ISSO DEIXEI DE FAZER O MEU TRABALHO, MAS VOLTO A AFIRMAR COM ESSE PERCENTUAL QUE A PRESIDENTE ESTÁ COBRANDO ELA ESTÁ AFASTANDO QUALQUER PRODUTOR.
SÓ QUERO PODER FAZER O MEU TRABALHO DE FORMA JUSTA. DO MODO QUE ESTÁ SENDO FEITO NÃO TEM COMO,. É MATEMÁTICA E OS GRANDES DA FUNDAÇÃO SABEM DISSO. ESTÃO SOMENTE APROVEITANDO DO MEU TRABALHO PARA GANHAR VISIBILIDADE, TIRAR FOTO COM ARTISTA E SE CANDIDATAR NA PROXIMA ELEIÇÃO

Ricardo disse...

SR RENATO PESSANHA,
NÃO SOU POLITICO PARA SER OPOSIÇÃO, SÓ QUERO FAZER O MEU TRABALHO. E COMPETENCIA NESSA EQUIPE (PRESIDENCIA E SUPERINTENDENCIA ARTISTICA)É POR SUA CONTA, POIS NÃO É O QUE TODA A EQUIPE TIRANDO OS PUXA SACOS ACHAM.

Anônimo disse...

estamos em uma semana tao bonita data em que se comemora o nascimento de nosso senhyor JESUS CRISTO, SABES O QUE SIGNIFICA ESSA DATA? ´ TEMPO DE MUDANÇA TEMPO DE RENOVAÇÃO PRECISAMOS ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS. ESSE TAL DE RICARDO JA CUIDOU DE AJUDAR AO PROXIMO PARA QUE TODOS TENHAM UM NATAL FELIZ E DE MUITO AMOR E PAZ. AO INVÉS DE ESTAR GASTANDO SEU TEMPO PRATICANDO O MAL PROCURE FAZER O BEM PARA QUE NUNCA SE ARREPENDA DO SEU PASSADO.

Anônimo disse...

Por que será que ele começou a trabalhar em 2007? Foi no governo a mamata!Qual a sua origem ? Será que na sua cidade não lhe dão serviço? Faça sua reclamação ao seu prefeito , que é o Eduardo Paes. Tenho certeza que ninguem te reconhece lá.Portanto não venha cantar de galo aqui. Nossa cidade não precisa de oportunistas.A mamata ACABOU!!!

Ricardo disse...

EU DESABAFEI COM NOME E SOBRENOME, PEÇO AOS ANONIMOS QUE SE IDENTIFIQUEM.
NÃO POSSO RESPEITAR A OPINIÃO DE ANONIMOS.

Anônimo disse...

Se você não colocaria o seu nome e sobrenome,mesmo assim a equipe do Trianon saberia que era você.Você é o unico produtor do Rio que tinha acesso no teatro e muitas mordomias,não tinha como esconder.Por acaso precisamos de você para trazer:Bibi Ferreira,lançamento Maria de Caritó,Marca do zorro,Orquestra SINFONICA,Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus e outras mais.
O arrependimento mata as pessoas ingratas,agora mais do que nunca as cortinas se fecharam.

Anônimo disse...

O produtor ricardo ao invez de ficar fazendo calúnias deria com todo o conhecimento que diz ter deveria contactar artistas e traze-los ao trianon em apresentações beneficentes com entrada franca ou arrecadação de alimentos para serem distribuidos a entidades de proteção aos menos favorecidos, pois isto o trianon vem fazendo durante esta gestão como pode ser comprovado as diversas entidades que foram preteiadas com alimentos, roupas, material de limpeza e etc... este é o trianon do bem.....aquele que leva sim a cultura e apoio aos mais necessitados....

Glícia Pataro disse...

Cláudio enviei um comentário com nome e sobrenome. Professora Glícia Pataro e vc não publicou porque?

Disse o que penso. Tudo que falei é real. Será porque e´um testemunho de alguém frequentadora do Trianon nos últimos anos que está vendo o grande trabalho que lá tem sido feito? Campos não tinha encontros clássicos gratuitos...
Espero minha publicação

Jocélia disse...

Ele não tinha e nem terá nenhuma mordomia anônimo. É disso que está reclamando.
Tinha o justo. O que ele reclama é exatamnete porue o teatro consegue fazer seu trabalho independente dele. Ele quer é exclusividade de agenda isto não terá com certeza pelo que conheço da presidente. ela é plural, democrática e não tem acordo com ninguém para ser est pessoa ou outra qualque exclusiva

Claudio disse...

Este Produtor está tão preocupado com nome e sobrenome,quando deveria te tido a nobreza e ter falado o que pensava quando estava lá no Trianon. Só falou qdo viu que seu tão renomado "nome"e "capacidade"como "produtor",foi substituido por gente da nossa terra e do nosso Teatro com muito mais capacidade.Pára de chororô e vai trabalhar na sua terra (Rio ).

Anônimo disse...

Olá, Trianon, o produtor cultural Ricardo (que nem conheço pessoalmente), não falou, absolutamente nada contra a gestão da professora Auxiliadora e sua equipe. Senti em suas palavras realmente, um desabafo. Vocês sim, que estão, exageradamente, se justificando. Não acham natural artistas de Campos irem para o rio de Janeiro estudar,tentar uma faculdade, se capacitar, se qualificar? Por que não esse produtor realizar seu trabalho na nossa cidade? Queremos uma cultura de mão dupla ou queremos o apartheid cultural?
Agora o meu desabafo: tratem como artistas, os ARTISTAS de Campos.