quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Obras da Beira Valão na visão de um jornalista


Por Vítor Meneses.
Blog Urgente

A prefeita Rosinha Garotinho inaugura hoje a reforma do Canal Campos-Macaé sem que a sociedade campista saiba exatamente quanto foi investido no projeto. Mesmo depois de aditamentos e de puxadinhos (“pedidos” de última hora feitos à construtora Imbeg, como a pavimentação e sinalização das pistas), a Prefeitura insiste em dizer que tudo ficou nos R$ 18 milhões orçados inicialmente e registrados na placa que, a propósito, desapareceu há alguns meses do local.


A confusão de informações entre a Secretaria de Obras e a Secretaria de Comunicação, registrada aqui, também não ajudou a sociedade a saber exatamente o valor do investimento. Além disso, a ausência de discussão, ou ao menos apresentação, da íntegra do projeto igualmente permitiu que tudo fosse feito sem o devido controle social. Ficou do jeito que alguns poucos acharam que deveria ser e ponto.


Não há dúvida de que a obra era necessária. Também considero acertado o projeto no que ele buscou de conciliação entre a obrigação de manter o canal aberto — o tombamento ao menos evitou que tudo fosse coberto e tivéssemos mais uma área cheia de quiosques — e dar uma nova vida ao local, ainda que o gosto sobre aqueles arcos e o guarda-corpo prateado seja duvidoso.


Me chamou a atenção a distância entre a promessa de haver uma ciclovia, registrada em vários releases, e o resultado propriamente dito, que dedica uma faixa estreita (e ainda não sinalizada) supostamente para o trânsito de bicicletas. Se a prefeitura chama aquilo de ciclovia, só se confirma a inexistência do menor lampejo de política de mobilidade urbana por bicicletas no município.

A obra também reflete o desleixo para com a história do município. Não há uma mísera placa que faça referência à história do canal. E não foi por falta de proposta, como esta aqui.


Finalmente, a inauguração de uma obra inconclusa, às vésperas do Natal e de um ano eleitoral, reflete o pior da nossa imatura prática política, que trata os cidadãos como idiotas.

12 comentários:

Veruska disse...

Esse artigo, Dr Cláudio, é, no mínimo, irritante; tamanha a demonstração de, tão somente, não se render à realidade: a Prefeita está trabalhando!!! E trazendo obras que os seus aliados, Dr Cláudio, sequer intentaram realizar. A nova Beira Valão ficou linda! O povo gostou! E não adianta vir com maldosas suposições, para tirar o foco. O povo não é bobo, não! Campos virou um canteiro de obras. Neste mês de dezembro, uma inauguração por dia!!! Parabéns, Rosinha!!!

Marcelo Virgilio disse...

Talvez esse governo possa tentar um viaduto sobre esse lindo canal da titica . Vai desafogar o trânsito no centro . Espero que o valor seja mas baixo .

Anônimo disse...

Veruska DAS, me poupe!
Arco, eu até uso na minha cabeça!
Brincadeira hem!!
Eu lá que pensei, que a titica ia ser escondida!O povo gostou?? Você não está falando em meu nome!
Por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Sabe que era bom?? Armar um palco para prefeita cantora, mas no dia, que tiver batendo aquele vento.

Anônimo disse...

O tratamento estético dado ao valão, sem dúvidas, teve um papel relevante. Porém, o canal propriamente dito, aonde são despejados dejetos, ocasionando mau cheiro e mosquitos, foi esquecido. Até porque, tal serviço não tem como ser mensurado.
A cidade está condenada.

Hans Silva

Anônimo disse...

Você tocou num ótimo assunto. Cada um vê a realidade como quer. Passei pela beira valão e realmente o que vi foi muito diferente da que retratou o nobre jornalista. Ainda bem, que nem todo mundo é obrigado a ver o mundo preto e cinza como alguns pintam. Ainda bem.

Anônimo disse...

Puxa! Fiquei lamentando a falta de ciclovia, e a falta de um ponto de ônibus depois do SuperBom. E uma sugestão, plantar mais arvores.

Anônimo disse...

Vcs são botafoguenses?

Esse Chorororo não vai acabar não.


rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Leo

Anônimo disse...

Uma pergunta? é certo numa obra pública, ficar afixado várias placas fazendo propaganda da construtora que ganhou milhões para faze-la... ou estava no contrato milionário essa clausula da propaganda para empresa...

Marcelo Virgilio disse...

VIADUTO SOBRE O CANAL DA TITICA NÃO DAR CERTO . O VIADUTO DESABA , VOCÊ CAI DE CARA NA MERDA .

Anônimo disse...

Parabéns a nossa Prefeita por ter feito um grande monumento à merda! Transformou a maior privada construida por mao de obra escrava da América Latina a Céu aberto num ponto turistico da Cidade... Parabéns ao autor do projeto por ter DESTRUÍDO 80% das vagas da Beira-valão, e como se não bastasse as posicionou para que todo mundo que vá estacionar tenha q dar ré em meio ao transito caótico da região....... Parabéns aos construtores que destruiram vários Ipês amarelos que levaram mais de 20 anos para começar a florescer direito... Ocuparam grande parte do passeio com Jardineiras cheias de capim! Os arcos brancos nao durarão 1 semana com aquela cor depois q a fuligem começar a cair com força! E a comemoração?? Nada melhor que uma grande queima de Fogos em Frente ao hospital que é maternidade de Risco, com UTI Neonatal e UI...... Agora estou vendo que 2 anos avacalhando o centro da cidade com essa obra faraônica valeram a Pena!
Realmente, "Campos, minha cidade, meu amor!"

Anônimo disse...

É Dr.Claudio! Vcs precisam procura otorrino.

Marcelo Virgilio disse...

Anônimo das 23:37 voce acaba de falar por toda campos .