NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em respeito aos usuários do serviço de saúde e seus funcionários, a Prefeitura de Quissamã vem a público esclarecer uma notícia, veiculada em alguns blogs, sobre uma possível agressão sofrida por uma dona-de-casa no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus, e o suposto mau atendimento a seu filho, no dia 07/02/2011:
A dona-de-casa M.A.S. não foi agredida pela secretária de Saúde, Alexandra Moreira de Carvalho, tampouco por qualquer funcionário da unidade. Pelo contrário. Na verdade, a secretária é que foi agredida pela Sra. M.A., tanto que a secretária acionou a Polícia Militar para conduzir os pais à Delegacia para registrar ocorrência por desacato praticado contra os funcionários e lesão corporal cometida pela mãe contra a secretária, que após foi encaminhada ao Instituto Médico Legal para fazer exame de corpo delito.
A secretária não se dirigiu à dona-de-casa com palavras de baixo calão. Apenas exigiu que a Sra. M. A., visivelmente agressiva, respeitasse a equipe médica e os demais pacientes do hospital, uma vez que a dona-de-casa, essa sim, se referiu à pediatra Dra. Fernanda Gouvêa de Almeida e toda equipe de plantão com palavras desrespeitosas e, por vezes, até ameaçadoras, tanto que a profissional interrompeu seu plantão e se retirou do hospital por se sentir intimidada pelos pais. O menor foi medicado por outro pediatra de plantão, Dr. Emerson, que também foi agredido verbalmente pela mãe.
A Sra. M. A. reclamava de mau atendimento a seu filho, o menor C., uma vez que a enfermeira não conseguira, no primeiro momento, sucesso na aplicação de uma medicação intra-venosa, o que, segundo especialistas, é normal em menores desta idade e com sintomas de desidratação.
O menor, felizmente, foi medicado e recebeu alta no mesmo dia. Estava desidratado. Passa bem. Para nós, é o que importa.
Estes são os fatos verdadeiros, que serão comprovados no processo contra os pais do menor, para que episódios como este não se repitam no Hospital Municipal, onde, sobretudo, deve prevalecer a ordem, o respeito e a inviolabilidade da integridade física e moral daqueles que buscam atendimento e dos profissionais que lá trabalham.
De qualquer forma, a Prefeitura de Quissamã, ciente da vulnerabilidade que se encontra qualquer cidadão que procura uma unidade de saúde, reafirma seu compromisso com a busca da qualidade no atendimento aos seus usuários e, mais uma vez, põe seu serviço de ouvidoria à disposição de todos para queixas e sugestões:
Ligação gratuita: 08000243399 ou pelo e-mail: ouvidoriasaude@quissama.rj.gov.br
2 comentários:
Achei pouco provavel isso ter acontecido viementemente como relatava a dona de casa, me pareceu mais um descontrole emocional da dona de casa que por sua vez deveria estar nervosa e confundiu, " agredir" com ser "agredida".
Anônimo das 8:20.
É por isso que numa de minhas postagens ( acho até que nem publicaram)referi-me a deselegância das autoras do desacato( diante da elaboração da nota inicial).Surpreendeu-me a forma com que foram trocadas as baixarias.Num lugar público com pessoas públicas à frente de seus cargos, todo cuidado é pouco para não acontecer algo parecido com uma cena dessa. Há quem diga que foi feia a coisa.
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