segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A CADA 16 DIAS, UMA PESSOA TROCA DE SEXO NO BRASIL

A cada 16 dias, o procedimento cirúrgico é realizado em um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). A chamada cirurgia de mudança de sexo foi um dos últimos atos cirúrgicos reconhecidos pelo governo brasileiro e entrou para a lista de procedimentos gratuitos só em 2008. 

De lá para cá, 57 cirurgias foram realizadas, sendo 10 no primeiro ano, 31 em 2009 e 16 até junho de 2010.

Mulheres na alma

Eles não são travestis, homossexuais, drag queens ou transformistas. O nome é transexual, condição reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno de gênero. Não há nenhuma doença psíquica associada. Os que fazem parte deste grupo nascem com um órgão sexual que não condiz com a sua personalidade, explica o psiquiatra da PUC de São Paulo Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade, de Gênero e Orientação Sexual.

São “mulheres na alma” (dizem todas), mas que têm pênis. “Homens na cabeça” que nascem com vagina, tentam explicar assim. Desde que o mundo é mundo, eles tentam corrigir o equívoco de nascença com técnicas arriscadas, que envolvem automutilação, silicone industrial, hormônios proibidos e isolamento social. Carla Amaral foi vítima de todos estes perigos nos anos 80, 90 e 2000.

Alexandre Saadeh, 
Coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade, de Gênero e Orientação Sexual da PUC .

9 comentários:

Carlos Campos disse...

Falta de assunto no dia dá nisto.
Mas amanhã deve mehorar, é terça, né.

Anônimo disse...

A crise de identidade entre pessoas que guerreiam com o sexo é violenta, basta que observemos o comportamento muitas vezes forçado.Eles/elas sofrem muito. Quando se veem livres parece-nos que ganham o "céu"( homem se aformosando e mulher se masculinizando).O respeito ao ser humano deve ser o ponto de partida para esse entendimento tão severo e, que muitas vezes nos causa até espanto.

VOVÓ disse...

Vovó

"A cada 16 dias, o procedimento cirúrgico é realizado em um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). "

Dá pra entender uma coisa dessa??
Tantas e quantas pessoas, na fila de espera, aguardando uma cirurgia, para um problema grave de saúde, e o SUS se prestando a isso.

Meu Deus que país é esse?

Vovó disse...

Parabens Dr.CLAUDIO ANDRADE!
Muito oportuno o artigo !
O Dr. não é de fato um jornalista mas eu ainda não vi, nos outros que os saõ, os tipos de matérias, que nos levam a uma reflexão, auto critica ......
Agora entendi porque o seu blog, incomoda!

Anônimo disse...

Não acho falta de assunto , se ele existe é para ser comentado e analisado, ou do contrario tem que acabar com a midia escrita e falada, para não se comentar nada... Otima esta postagem, Dr!

Na dúvida disse... disse...

Dr. Cláudio. Gostaria que o sr. informasse quantas vezes pode trocar e destrocar de sexo em caso de arrependimento?

Anônimo disse...

Dr, como é q faz pra mulher virá homem? É feito um transplante do q é retirado do homem q quer virar mulher? E quem já morreu, tb pode ser doador?

Anônimo disse...

Quanta ironia, deboche para caso tão sério!
Tanto incomodo !
As questões emocionais acarretam problemas sérios , inclusive refletindo na própria sociedade, mas os idiotas da objetividade como dizia Nelson Rodrigues...
Espírito de finess para perceber para além do óbvio faz falta!
Parabens por colocar este e outros assuntos controversos em palta DR. Claudio.Só deste modo a sociedade evolui.

já fiz disse...

É verdade, em paLta!!!