quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SALA NA SECRETARIA DE SAÚDE FOI ARROMBADA...

A sala da Superintendência Financeira da secretaria de Saúde foi arrombada durante o Carnaval, entre os dias 23 e 24. Para ter acesso ao setor - onde estão documentos referentes a processos, empenhos e diversas outras transações - o invasor utilizou uma senha para desativar o sistema de câmeras e chaves para abrir três das cinco portas que separam o pátio do departamento. Nenhum documento teria sido levado e apenas informações do computador teriam sido acessadas. O secretário da pasta, Paulo Hirano, disse acreditar tratar-se de uma questão política e que o objetivo tenha sido adulterar ou apagar informações oficiais. Hirano frisou que o balanço de 2008 do Fundo Municipal de Saúde ainda não foi fechado. O caso foi registrado na 134ª DP.
- Essa é uma situação muito grave e acreditamos na ação de um grupo. No computador há informações importantes de toda a secretaria, mas temos o back up de todos esses dados e vamos usá-lo para fazer um paralelo entre as informações e saber se algo foi adulterado. Descobrimos que estamos bastante vulneráveis - explicou Hirano.
Devido à facilidade encontrada pelos autores, o secretário adiantou que irá instaurar uma sindicância internada para apurar o fato simultaneamente ao inquérito policial.
Os plantonistas que estavam na secretaria, dois vigias da Guarda Municipal e dois motoristas de ambulâncias, serão intimados a depor na DP. "Depois disso temos que rever a confiabilidade das pessoas que integram nossa equipe. Essa uma preocupação nossa, por ser um fato inédito", lamentou.
Ainda segundo Hirano, apenas três pessoas têm as chaves que dão acesso ao setor: a atual gestora do Fundo Municipal de Saúde, Patrícia Creton, sua assessora e o porteiro do prédio. Nenhum dos três deveria estar no prédio, já que o período era de recesso.
Com a mudança de governo, as fechaduras teriam sido trocadas, mas a senha do sistema de segurança, segundo o secretário, seria a mesma da gestão anterior. Quanto à única porta arrombada, apenas Patrícia tem a chave.

Fonte- Folha da Manhã.

Nenhum comentário: