sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ELEIÇÕES ESTADUAIS 2010

O Estado do Rio de Janeiro possui três forças políticas. Sérgio Cabral, Garotinho e César Maia. O governador, apesar de ocupar a cadeira máxima do Executivo Estadual não conseguiu influenciar muito nas eleições municipais. Poucos foram eleitos com a sua influência. Fato marcante foi à vitória de Eduardo Paes para a Prefeitura Carioca.

Eduardo Paes, antes uma grande 'zebra', cresceu e foi ao segundo turno contra o Deputado Federal mais votado do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira. A ínfima diferença de votos entre Paes e Gabeira denunciou a dificuldade do Governador em transferir votos. Mesmo assim elegeu o seu candidato. Muitos comentam que o feriado decretado por Cabral levou para o litoral muitos eleitores de Gabeira. Pode ser lenda urbana!

Garotinho foi fadado ao ostracismo, entretanto em menos de dois anos elege a esposa prefeita de Campos e a filha vereadora no Rio de Janeiro. Notem bem! Oito anos de governo (Garotinho e Rosinha) 1998 a 2006, eleição da esposa para prefeita de Campos (04 anos mínimos no poder) e a eleição de sua filha (04 anos no mínimo) para a Câmara Municipal.

César Maia passa a ser uma incógnita. Seu partido se encontra desestruturado e centralizado no âmbito estadual nas suas mãos. Além disso, leva consigo o natural desgaste de anos no poder.

Garotinho, caso tenha realmente o interesse em ser governador de Estado terá que sair do PMDB, partido onde ele preside a executiva estadual. Essa hipótese se fortalece na medida em que Cabral anuncia ser candidato à reeleição e também pela constatação de que o Governador de São Paulo José Serra dificilmente não será escolhido candidato à Presidência da República. Hipótese fortalecida com a derrota de Geraldo Walckmin para a Prefeitura de São Paulo. Aécio Neves é outro nome forte, mas não possui força estrutural dentro do seu partido para impor o seu nome.

José Serra, uma vez candidato necessita de palanques fortes no Estado do Rio, o terceiro maior colégio eleitoral do país, onde o PSDB é historicamente fraco, principalmente na Baixada Fluminense e Região Metropolitana.

Nessas regiões, José Camilo Zito e Garotinho exercem forte influência no eleitorado. Isso se deve ao forte investimento do Governo Municipal de Zito (vários mandatos) e do Estado do Rio, na gestão de Garotinho e Rosinha.

Seguindo essa humilde linha de pensamento, José Serra lançaria Garotinho para Governador e Zito para vice, disputando a eleição contra a chapa encabeçada por Cabral e um vice da baixada, que pode ser Lindberg Farias, Prefeito reeleito de Nova Iguaçu.

César Maia buscando uma vaga ao Senado Federal, buscará um aliado no PDT, que se fortaleceu depois de algumas vitórias na baixada e em Niterói, com Roberto da Silveira.

Formaríamos nesse cenário as seguintes chapas. Sérgio Cabral/vice Lindberg Faria (PMDB/PT), Garotinho/vice Zito (PSDB, chapa pura), Roberto da Silveira/ Vice (indicação de César Maia) (PDT/DEM).

Cláudio Andrade.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje.

Obs: o título do artigo apresentado pelo Jornal enviado por mim à redação foi "Eleições Estaduais 2010" e não "Eleições no estado em 2010". Diante disso, não é de minha responsabilidade a grafia de Estado com letra minúscula, conforme se encontra no jornal.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que já está tudo decidido e conversado...O candidato, paulista, a vice do Garrotinho, seugundo o blogueiro, é muito generoso com os seus..vejam só:

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009
LEITOR INFORMA QUE ZITO CONCEDEU 100% DE AUMENTO EM DUQUE DE CAXIAS


Abaixo TRANSCREVO o comentário:

Em Sessão Extraordinária realizada na Câmara Municipal foi votada pelos nobres Vereadores o projeto do Prefeito Zito que AUMENTA em até 100% os Cargos Comissonados do Executivo. Placar Final 20x1! Somente um Vereador votou contra Júnior Reis! (Irmão do ex-prefeito Washington Reis)

SS (Secretário Municipal) que era 9.000 Reais, agora custa 14.000 Reais
CC1 que era 2.000 Reais, agora custa 4.000 Reais
CC2 que era 1.200 Reais, agora custa 2.500 Reais
CC3 que era 680 Reais, agora custa 1.400 Reais
CC4 que era 520 Reais, agora custa 1.100 Reais
CC5 que era 470 Reais, agora custa 890 Reais

Além disso foram criados a pedido do Prefeito Zito, dezenas de cargos que chegam a 10.000 Reais cada um!

Fonte: http://militarlegal.blogspot.com/2009/02/zito-concede-100-de-aumento-em-duque-de.html

O NOME DE ZITO PODE SER MOCAIBER.

Quanta incoerência do Garotinho. Os dois ZITO e MOCAIBER fizeram o mesmo: deram uma "ajudazinha" de milhões aos seus amigos em troca de sabe se lá o que.
E agora garoinho, vai esculachar também o seu vice ZITO na sua rádio? Estamos esperando a baixaria.

leiam os comentários deste blog.

Anônimo disse...

Tudo bem Claudinho vc colocou direitinho a sequência dos projetos eleitorais dos que estão´por aí. Mas, me poupe... a paixão pelo garotinho é flagrante.

Anônimo disse...

Acho que Zito não seria o vice de Garotinho, mas indicaria alguém.

Também não acho que Lindeberg seráo vice de Cabral, aliás fará o possível para ser o candidato do PT.

Não acredito que Roberto Silveira seja candidato, não tem força fora de Niterói para isso, não perderia a prefeitura de Niterói para um voo desses, em uma composição de PDT/DEM acho que o cabeça de chapa deve sair do DEM, Cesar Maia pode ser candidato ao governo do estado, ou ao senado, caso não seja candidato ao estado, deverá indicar alguém, possivelmente até mesmo o seu filho Rodrigo Maia.

De qualquer maneira vejo que o cenário esta nebuloso para Cabral, pois hoje concentra todo seu capital político na região metropolitana, só que um candidato da direita, como Cesar Maia ou um Gabeira roubariam o espaço de Cabral nas regiões metropolitanas de classe média, enquanto Garotinho roubaria espaço de Cabral no eleitorado mais pobre, como os da zona oeste e norte do rio. A vantagem de Garotinho é sua forte influencia no interior e na baixada, regiões em que larga na frente na corrida estadual, como a eleição estadual estará em consonância com a presidencial, na hipótese de um eventual segundo entre Cabral e Garotinho,este último levaria vantagem para aglomerar no palanque o candidato do DEM, pois me parece que Cabral estará mais próxima de Dilma, em um segundo turno entre Cabral e o candidato do DEM, o apoio de Garotinho favorecia o candidato do DEM, e na hipótese de Cabral nem ir para o segundo turno, iria fazer força contra Garotinho.

Apesar de jáse iniciarem alguns contornos, ainda é cedo, e Cabral com as máquinas; Estadual, Municipal (cidade do Rio) e federal (Lula/Dilma), não pode ser subestimado.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Nem quero muiot pensar nisso. Só quero dizer uma coisa importantíssima:
Para cada um desses três recomendo singelamente... se quizer... hein? Nada de obrigação e nem de manipulação... é só um aviso( gente nem desliguei o computador e a cedilha voltou.. por que será, hein?))
bem continuando...
Recomendo para cada um desses três o seguinte:
DEUS ABA PAI, DEUS FILHO JESUS CRISTO E DEUS ESPIRITO SANTO
Com muitaaaaaaaa Humildade, Verdade e Integridade, porque se não for assim... babau! Deus não é bobo e sabe todas as intenções de nosso coração.
O diabo não sabe de nossas intençoes, mas vendo nossas "más ações", nos incita mais e deixa os bobos sozinhos, pois diabo só quer matar, rouba e destruir, e, mais ainda, as pessoas que ele usa para fazer o mal. Oremos por elas, pois são as piores vitimas.
Agora, vitima preferida de diabo é crente mentiroso, falso, enganador.
Gente, ore por Lula. Ele é homem de boas intenções, mas tem “partidodebestas” espertinho por trás querendo dar um tobo nele. Eu oro muito por Lula., pois os cinicos armam muito. Vivo implorando a Jesus.
Se acham que tô doida, deletem tudo. Eu continuarei nas minhas loucuras..rsrsrsrs amando e perdoando, afinal, não me custa nada...Paz... tão garnde paz... só isso.

olha a palavra verificada: "eleun" deixo com vocês... rsrssrs

Cláudio Andrade disse...

Amigo das 10:45.

Não se trata de paixão. Apenas apresentei a minha opinião acerca do cenário político estadual.

Tenho um profundo respeito pelo Garotinho, apesar de não falar pessoalmente com ele, devido aos rumos diferentes tomados, há mais de cinco anos.

Tenho uma profunda paixão pela política e isso com certeza tenho afinidade com Garotinho.

Um forte abraço

Cláudio Andrade

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Dr Claudio, outra expressão que me intriga no mundo político, é essa?

OS RUMOS TOMADOS POR FULANDO DE TAL...

Ora, todos sabemos que um político sozinho não faz nada...
Todos sabemos que os RUMOS são desviados por TODOS. Quem nesta vida não toma outros rumos se sabendo onde o calo lhe aperta? Eu já vivi cada situação que quem visse de fora tinha uma visão completamente distorcida.
Eu não vou avaliar o senhor, Dr Claudio, por um rumo tomado. Eu vou avaliar o senhor pelo seu carater. E se conheço e sei, e ´percebo seu carater, vou te avaliar na quesão ponderando tudo, e não apenas sua decisão tomada.
Tem político por ai, que nem aparece, parece politicamente correto, mansinho, disfarçdo, cerca lourenço, mas na verdade, são os PIORES. AGUARDE E VEREMOS...

Prefiro os lulas e garotinhos... com todos os defeitos deles. Com certeza.
Avancemos que está tudo vindo à tona!

Anônimo disse...

Eu estou ouvindo boatos de que Ronaldo Cezar Coelho quer ser vice de Garotinho. Se for, não vai faltar dinheiro na campanha dele!