segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sétima Bienal do Livro de Campos com grandes nomes





Os amantes da leitura terão a oportunidade de visitar a 7ª Bienal do Livro de Campos - “Leitura que muda o mundo”, que acontecerá de 23 de novembro a 2 de dezembro no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). A Prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Patrícia Cordeiro, e do secretário municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, anunciou a programação nesta segunda-feira (12) no Auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.

O evento contará com a presença de grandes nomes da literatura nacional e internacional como: Ziraldo, Juca Kfouri, Muniz Sodré, Laura Muller, Thalita Rebouças, além de MV Bill, Mc Sapão, Tony Garrido, Elba Ramalho e Gilberto Gil. Durante o anúncio da programação, os alunos do curso livre de teatro da FCJOL, sob a direção de Maria Helena Gomes, encenaram cenas de “Capitães de Areia”, “Menino Maluquinho” e “Gabriela”.

Este ano, a 7ª Bienal vai homenagear Jorge Amado, Alberto Lamego, Luiz Gonzaga e Osório Peixoto. O espaço contará com praça de alimentação, arena de shows, leituras da caverna, café e botequim literário, além deespaço jovem. Com o tema Antropofagia, o evento contará com diversas mesas temáticas, que vão abordar a educação, comportamentos, mídias sociais, sexualidade entre outras.

- Somos feitos de palavras ou nascemos delas. Este encontro possibilita aos jovens vislumbrarem um mundo novo. Investimos nas mais diversas áreas como na saúde, infraestrutura, entre outros. Na cultura, cabe a nós fomentar a riqueza histórica, pois quando homenageamos o artista, estamos valorizando a cultura e confirmando nossa identidade. Criamos um site que retrata a vida dos artistas locais – destaca a Prefeita Rosinha Garotinho, informando a página oficial do evento:www.bienalcampos.com.br.

Para a presidente da Fundação e coordenadora geral do evento, Patrícia Cordeiro, esta edição da Bienal traz muitas novidades, além de ser realizado no Cepop. “Teremos espaço voltado para os artistas locais e para os professores.

Os alunos da rede municipal poderão adquirir livros através do vale-livro. Quem prestigiar a bienal terá a oportunidade ímpar de encontrar, em um único lugar, os mais diversos temas através de obras literárias. Não sabemos a dimensão que a leitura pode ter na vida das pessoas. Serão tratados temas da atualidade que vão gerar debates de extrema importância como a redistribuição dos royalties”, completa.

Cerca de 10 mil pessoas devem passar diariamente pelo Cepop durante os dias de feira, onde será montada uma estrutura de 4 mil m². O secretário de Cultura falou sobre a importância da Bienal para a cidade. “A feira é um momento em que a sociedade do conhecimento se reúne em todas as instâncias, projetando o futuro, fazendo os jovens e todos os visitantes refletirem, aumentando, assim, o seu repertório cultural”, destaca Orávio. Mais detalhes podem ser obtidos no site oficial da Bienal.

Secom da FCJOL

Nenhum comentário: