terça-feira, 13 de novembro de 2012

Passeio Ecológico de Canoagem movimentará o fim de semana em SJB





Objetivando conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e unindo esporte e natureza, cerca de 100 pessoas irão participar do III Passeio Ecológico de Canoagem dos Rios Pomba e Paraíba do Sul, com saída de Santo Antônio de Pádua no dia 16 de novembro e chegada na praia de Atafona, em São João da Barra, dia 18.

O supervisor do Comitê de Descida da Confederação Brasileira de Canoagem, Miguel Mulin, informou que no trecho de corredeiras de Santo Antônio de Pádua a São Fidélis será obrigatório o uso dos equipamentos de segurança como capacete, colete e saia e de São Fidelis a São João da Barra somente obrigatório o colete salva vidas. “Todo percurso será acompanhado por uma equipe na terra levando barraca de camping, colchonetes, roupa de cama, protetor solar e repelentes e outra na água com alimentos e água”, disse.

De acordo com um dos organizadores do passeio, Guilherme Mulin, o início do passeio será na Ilha do Silas, em Santo Antônio de Pádua, passando por Baltazar, Aperibé, Flecheiras, Funil, Itaocara, Portela, Cambuci, Pureza, São Fidelis, Ernensto Machado, Campos dos Goytacazes, Barcelos, Caetá, Degredo, Cajueiro, São João da Barra, chegando a Praia de Atafona, totalizando 160 Km em três dias.

– Teremos neste ano a participação de atletas do ciclismo pedalando pelas estradas de chão e asfalto que acompanham o trajeto dos rios e praticantes de pesca esportiva. Realizaremos plantio de árvores nas margens dos rios e soltura de alevinos de espécies nativas – comentou Guilherme, acrescentando que a intenção é levar para todos que moram nessas cidades a importância da preservação dos nossos rios e divulgar a beleza das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

O passeio tem apoio em São João da Barra das Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Coordenadoria de Defesa Civil e do Projeto Barca da Ciência. A realização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Canoagem, Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro, Associações de Canoagem e Pescadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Espírito Santo, Brasília entre outras.

O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Flávio Raposo, confirmou que quando os atletas chegarem ao município haverá três paradas. “A primeira no Cais do Imperador, sendo servida uma mesa de frutas, a segunda na Prainha de Ramos, onde acontecerá o plantio de árvores frutíferas e a terceira na Foz do Rio Paraíba do Sul, no Pontal de Atafona, onde os participantes concluirão o passeio, almoçarão e receberão o certificado de participação”, explicou.

A inscrição será 1Kg de alimento não perecível e poderá ser feita através do Facebook do Passeio Ecológico de Canoagem ou pelo email (riopombarioparaibadosul@yahoo.com.br).

Nenhum comentário: