quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Abastecimento de água está normal em Campos, segundo "Águas do Paraíba"

É normal o abastecimento de água em Campos dos Goytacazes, apesar da cheia no rio Paraíba do Sul que, às 12 horas, registrou cota de 10,80 metros. A Estação de Tratamento de Água da Coroa, a principal do município, que abastece toda a cidade está operando normalmente.

A previsão é de que a cota do rio se eleve para 11 metros até o final da tarde. Mesmo que suba muito mais, não há qualquer risco de desabastecimento de água. O Gerente de Operações de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo explica que a ETA Coroa é uma das maiores, melhores e mais completas do Estado do Rio de Janeiro, garantindo a tratabilidade e qualidade da água, mesmo em condições muito mais severas, do que o quadro atual.

Atendendo a convocação feita pela Prefeita Rosinha Garotinho, engenheiros e funcionários da empresa estão mantendo plantão permanente e diretamente na sede da Defesa Civil de Campos que coordena todas as ações relacionadas à cheia do rio Paraíba do Sul.

A concessionária também está monitorando a situação do rio Paraíba do Sul nos municípios à montante de Campos dos Goytacazes. Também acompanha a situação dos principais afluentes na região, que são rio Pomba e o Muriaé. " Não há motivo para preocupação, apesar de lamentarmos os prejuizos e desalojamentos que algumas famílias estão tendo com a cheia do rio", comentou Juscélio Azevedo.

Águas do Paraíba está acompanhando toda a situação, disponibilizando, caso haja necessidade, dez caminhões pipas, que não precisaram, ainda, entrar em operação, assim como caminhões "vac-all" para limpeza de fossas e desobstrução eventual de redes de esgotos, retoescavadeiras, frota com 30 veículos leves, médios e pesados, 20 motocicletas e até barco.

Em todo o município, o único ponto mais sensível é em Três Vendas, onde a captação é feita no rio Muriaé. Mas, a estação de tratamento de água no distrito também continua operando normalmente. O acesso é que está um pouco mais dificultado em função da cheia do Muriaé que inundou algumas áreas na localidade.

Já na cidade de Campos dos Goytacazes, algumas ruas e vielas próximas ao rio Paraíba do Sul, com construções em áreas irregulares, apresentam afloramentos de água, que extravasam por bueiros de galerias pluviais. Contudo, a rede de esgoto da cidade não apresenta nenhum problema.

          Adelfran Lacerda

         Superintendência
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: