terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

E.M. FAROL DE SÃO TOMÉ: PROFESSORA APRESENTA SUA VERSÃO ACERCA DOS FATOS ENVOLVENDO GRACIETE SANTANA

Dr. Cláudio Andrade,



Muito obrigada por ceder seu espaço para que possamos esclarecer o episódio ocorrido entre a sindicalista Graciete Santana e a E.M.Farol de São Tomé.


No último dia 16 (terça-feira), a referida sindicalista esteve no portão da nossa Unidade de Ensino com o intuito de conversar com os professores. O funcionário que a atendeu solicitou-nos autorização para sua entrada, uma vez que todos dever ser identificados e autorizados a entrar na Unidade, pois recebemos mais de 700 alunos diariamente, devendo então estar comprometidos com sua segurança. Expliquei que, naquele momento, todos os professores estavam no exercício de suas funções e que não poderiam ser interrompidos.

Como gestores, é NOSSA OBRIGAÇÃO garantir aos alunos o direito às aulas e só as interrompemos mediante extrema necessidade, o que não era o caso! E, em nenhum momento, nos foi feito pedido para afixação de cartazes. Inclusive, o professor Amaro Sérgio de Azevedo (professor de Geografia cedido ao Sepe, gerando carência real na sua escola de origem) sempre teve acesso à Unidade, é educadíssimo, sempre afixou cartazes e distribuiu boletins informativos sem causar-nos nenhum transtorno, pois compreende e respeita o trabalho dos professores, procurando não interrompê-los.



Diante da impossibilidade de entrar na escola, a sra Graciete Santana tentou entrar com Força Policial local, que compreendendo que a entrada da mesma naquele momento seria inviável e prejudicial ao bom andamento dos trabalhos, foi convidada por eles a se retirar dos portões da Unidade.



Gostaríamos de ressaltar que não cerceamos os direitos alheios, somos a favor dos Sindicatos e das suas buscas pelas melhorias dos trabalhadores, inclusive somos sindicalizadas pelo SIPROSEP (Sindicato dos Servidore Públicos Municipais), mas, acima de tudo, zelamos e somos responsáveis pela qualidade de ensino dos nossos alunos e tudo fazemos e faremos para lhes assegurar os seus direitos!



A sindicalista Graciete Santana trabalhou nesta Unidade no ano de 2003, quando então a prefeitura realizava contrato de professores e na época uma turma de 7º ano exigiu da Diretora que a retirasse das suas funções, pois ela não as cumpria com responsabilidade, era faltosa e descomprometida com a educação.



Hoje, às 7h e 15 min, no horário de entrada do 1º turno, a sindicalista instalou-se em frente à escola com uma caixa de som e microfones, revoltando alunos e trazendo constrangimento a todos. Nós trabalhamos seriamente e somos agredidas verbalmente com palavras do tipo "pitbulls", "paus mandados da prefeita", entre outros... Embora reconheçamos, que isso são coisas inerentes ao seu comportamento, pois não dialoga, faz badernas!!



No início de 2009, Graciete adentrou a Unidade e, como é de seu costume, criou constrangimentos, fiscalizando horários de profissionais, atrapalhando-os em suas funções, atribuindo a si mesma, competências que não lhe são pertinentes! Nesta época, recolheu a importância de R$ 5,00 de funcionários terceirizados para entrar com uma ação judicial contra as empresas Facility e José Pelúcio. O valor não foi devolvido nem souberam para que fins foi utilizada tal importância pois a Graciete nunca retornou para responder sobre o assunto.



Falta à Graciete Santana postura de Educador, respeito ao próximo, educação e polidez ao relacionar-se conosco. O dia que ela conseguir reunir todos estes requisitos será muito bem vinda a esta Unidade de Ensino!



Ressalto ainda que a sra. Graciete Santana não nos representa enquanto professores municipais e ainda assim, muito agradecemos por não sermos representadas pela mesma pois nós, profissionais da Educação Municipal de Campos dos Goytacazes temos comprometimento verdadeiro enquanto educadores e formadores de cidadãos, respeito aos colegas professores e alunos, realidade que em muito se distancia da sindicalista!!



Autorizamos publicar todas as palavras, pois temos como bom costume assumir nossos atos!



Profªs Cenilda Rangel e Olivia Queiroz
Gestoras da E. M. Farol de São Tomé.
23 anos de Educação no Município de Campos dos Goytacazes.

Obs: O blog abre espaço para que a Professora Graciete apresente a sua versão dos fatos caso entenda necessário 


16 comentários:

Graciete Santana disse...

Caro Cláudio Andrade

Lastimável que a diretora Olívia tenha escolhido a via de ataques infundados na tentativa de defender a sua conduta autoritária e truculenta que, serve para reforçar a luta dos profissionais de educação por eleições diretas para diretores de escola.

Cabe-nos dizer que, minha conduta e firmeza na defesa da educação pública de qualidade e dos direitos dos profissionais de educação falam por si e, portanto dispensam a necessidade de dialogar com o discurso rebaixado da referida diretora.

Tenho 25 anos de magistério e hoje, na atividade sindical sinto-me realizada ao me deparar com ex-alunas(os) no exercício da vida profissional -através de concurso público - nas escolas que visito.

Acredito que a ignorância da diretora em relação a legislação vigente referente ao exercício das atividades sindicais tem estabelecido diferença na sua conduta.

Juntos somos mais fortes!

Saudações sindicais
Graciete Santana

A despeito de firulas estarei sempre firme na luta pelo respeito aos direitos da classe trabalhadora - da educação e outros.

Graciete Santana disse...

Caro Cláudio Andrade

Lamentável que a diretora indicada Olívia tenha escolhido a via de ataques infundados na tentativa de defesa de seu autoritarismo e truculência. Isso serve para reforçar os argumentos para a defesa de eleições diretas para diretores de escolas em tempo mais breve possível.

Creio não ser necessário dialogar com o discurso rebaixado da diretora indicada Olívia já que, minha conduta firme na defesa da educação pública de qualidade e, dos direitos dos profissionais de educação falam por si.

Nestes 25 anos de exercício do magistério sinto-me realizada quando,em atividade sindical me deparo com ex-alunas(os)como colegas de profissão nas unidades que visito.

Creio que o desconhecimento da diretora indicada em relação a legislação em vigor quanto as atividades sindicais já que, dentre as 242 unidades escolares da rede municipal de Campos e 80 da rede estadual - sem falar nas unidades dos municípios vizinhos - a E.M.Farol de São Thomé é a única em que há o impedimento de entrada de representantes do SEPE para afixar material do interesse da categoria da educação.

O ato político de hoje, com panfletagem de material informativo faz parte de nossas atividades sindicais e, portanto estávamos em pleno exercício de nossas atribuições enquanto sindicalistas como garante o Estado Democrático de Direito.

Afinal, apesar dos resquícios demontrados pela diretora Olívia, a ditadura acabou!

Saudações sindicais
Graciete Santana

Anônimo disse...

Olívia "amava" Auxiliadora e depois "amou Beth Landim e "amou" Ana Karina..enfim Olívia sei de tudo vc sempre amou "O PODER"!!!!!!!!!!!!

Victor Frias disse...

Pois é! Passei por aqui e como sou alfabetizado pelo antigo "sobral" (sobra do Mobral, lembra?)fui obrigado a ler este dolocômico (doloroso + cômico) relato, e pelo que me consta a sindicalista foi ELEITA pela classe para representá-las. Essas gestoras/educadoras foram eleitas por quem???? Estão confundindo "chiclete de caixinha com chacrete de chacrinha". Ainda bem que não tive esse tipo de pseudo formadores de cidadãos, senão meu texto ia ter mais erros de português que o delas.Bola fora! KKKKKKKK

Palito disse...

CHAMEM URGENTEMENTE O POPEYE! UM POUCO DE ESPINAFRE NÃO FAZ MAL ALGUM!

Anônimo disse...

Jesus! Foram professoras que escreveram esse texto?
Nõa há "outro" professor(a) na referida escola com 1 português menos ruim?
Elas são Gestoras?
Cruz credo
Deus me livre
bicicreta, brusa, ingres........

Anônimo disse...

noooooooooooooooooooooossssssssssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!que babado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sólua disse...

Cenilda e Olívia, conheço vcs sou mãe de aluno e também sei que vcs são comprometida com a educação, adoro a escola e a gestão de vcs. PARABÈNS!

Sólua disse...

Como representante de uma classe trabalhadora, Graciete deveria ter mais respeito as pessoas que ela representa. Está preocupada em atacar ao governo e não com a própria educação.
Que decepção!

Anônimo disse...

A EDUCAÇÃO DA NOSSA QUERIDA CAMPOS
DOS GOYTACAZES VAI DE MAL A PIOR...
PARA NÓS EDUCADORES, É UMA LÁSTIMA,
É UM DESCASO, ISTO PORQUE? TODOS JÁ
SABEM, MAS NADA ACONTECE NA SMEC!!!
NÓS EDUCADORES COM 30 ANOS DE MAGISTÉRIO, FICAMOS NOS SENTINDO, COMO "UM NADA" NO MEIO DESTA INCOM_
PETÊNCIA EM INDICAR DIRETORES QUE
NEM ESCREVER SABEM...ATÉ QUANDO TEREMOS QUE "ENGOLIR" ESTA SECRETÁ-
RIA DE EDUCAÇÃO???? É MUITO TRISTE PARA NÓS QUE TRABALHAMOS COM AMOR,
COM CARINHO E MUITA DEDICAÇÃO DURANTE TODOS ESTES ANOS...ATÉ ONDE
TUDO ISSO VAI CHEGAR???????????????

Anônimo disse...

"Falar da docência é falar das várias profissões que transpõem e se sobrepõem a esta.
Enquanto professores...
Somos mágicos,
ao fazermos malabares com diversas situações que atingem nossa imagem e a
vida pessoal.
Somos atores, somos atrizes,
que interpretam a vida como ela é, sentimos e transmitimos emoções ao
conviver com tantas performances.
Somos médicos,
ao receber crianças adoentadas pela miséria, pela falta de tempo da família,
pela carência de tempo de viver a própria infância.
Somos psicólogos,
ao ouvir as lamentações advindas de uma realidade dura,
que quase sempre nos impede de agir diante do pouco a se fazer.
Somos faxineiros,
ao tentarmos lavar a alma dos pequenos,
das mazelas que machucam estes seres tão frágeis e tão heróicos ao mesmo tempo.
Somos arquitetos,
ao tentarmos construir conhecimentos, que nem sabemos se precisos, que nem
sabemos se adequados.
É só parar para pensar que talvez seja possível encontrar em cada
profissão existente um traço de nós professores. Contudo, ser professor,
ser professora é ser único, pois a docência está em tudo, passa por todos,
é a profissão mais difícil, mas a mais necessária.
Ser professor é ser essência,
não sabemos as respostas.
Estamos sempre tentando,
Às vezes acertamos, outras erramos, sempre mediamos.
Ser professor é ser emoção
Cada dia um desafio
Cada aluno uma lição
Cada plano um crescimento.
Ser professor é perseverar, pois, diante a tantas lamúrias
“não sei o que aqui faço, por que aqui fico?”
fica a certeza de que...
Educar parece latente, é obstinação.
Ser professor é peculiar,
Pulsa firme em nossas veias,
Professor ama e odeia seu ofício de ensinar
Ofício que arde e queima
Parece mágica, ou mesmo feitiço.
Na verdade, não larga essa luta que é de muitos.
O segredo está em seus alunos, na sua sala de aula, na alegria de ensinar
a realização que vem da alma e não se pode explicar.
Não basta ser bom... tem que gostar."


Beth Barreto - Profª da Rede Municipal e Estadual

Dalua disse...

Estou muito confuso!

Anônimo disse...

Professora das 09:30, parabéns! Há
se todos tivessem ou colocassem em prática tudo isto.?????
Ainda existe excelentes Educadores,
ainda bem, senão o que seriam de nossos filhos????
A Senhora é milllllllllllllllllllll

Anônimo disse...

Para falar da profissão com tanto
AMOR e dedicação, só poderia ser
quem é: minha eterna professora ,
Beth!!!!Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!




Gabriela

Anônimo disse...

Se o papel do Educador é EDUCAR, co
podemos ter professores sindicalis-
tas sem um pingo de EDUCAÇÃO???????

Anônimo disse...

Estou de acordo com a professora das 09:30! EDUCAR é um ato de Amor,
você tem que gostar no sentido supremo da palavra...é doação, é es
tudo contínuo...TODOS dependem dos
professores.