sábado, 15 de maio de 2010

MEMBRO DO COPPAM CRITICA OBRAS REALIZADAS NA CÂMARA DOS VEREADORES DE CAMPOS

"Entre o final de 2003 e inicio de 2004, o prédio do antigo Fórum de Campos (Norte Fluminense), atualmente sede da Câmara de Vereadores, teve sua fachada, escadarias e telhados restaurados dentro dos melhores padrões técnicos.

A obra foi executada pela empresa Ópera Prima, a mesma que restaurou a Biblioteca Nacional e o Liceu de Humanidades de Campos, por ocasião dos festejos do bicentenário da chegada da família Real ao Brasil.

A mesma empresa também restaurou a antiga Catedral da Sé, Palco de coroações do Império, no Centro do Rio de Janeiro.

Na sede do antigo Fórum Nilo Peçanha, a Ópera Prima lançou mão de técnicas modernas para descobrir as cores originais do prédio, usando tinta Cílica, original da década de 40, época em que o prédio foi construído e inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas. Os técnicos recuperaram as ferragens do porão, a clarabóia e o telhado.

Esta semana, ao passar nas imediações do Fórum, verifiquei que o prédio está novamente passando por uma pequena reforma. A pintura com tinta plástica está sendo aplicada sobre a cor Cílica, equívoco imperdoável. Também estão mudando a cor das ferragens do porão.

Observei a colocação de mastros sobre os suportes da escadaria, onde ficavam dois postes monumentais de ferro fundido. Um desses modelos ainda pode ser encontrado no pátio da antiga EMOP.

Como membro fundador do COPPAM, órgão criado para fiscalizar e salvaguardar o pouco que sobrou da Arquitetura Eclética de Campos procurei o arquiteto responsável pela obra para narrar o fato.

Também comuniquei ao Secretário de Cultura do Município (Orávio de Campos Soares), um entusiasta na preservação do nosso patrimônio. Mas, pelo visto, foi inútil. Os reparos sem os devidos cuidados técnicos continuam desperdiçando o dinheiro do contribuinte que pagou pela obra de restauração e a originalidade do prédio monumental anteriormente.

Além disso, estão colocando plantas exóticas em torno do gramado, descaracterizando totalmente a ambiência, assim como a iluminação técnica e artística está quase toda apagada.

Espero que o presidente da Câmara (vereador Nelson Nahim), bem como o COPPAM, se posicione, impedindo a descaracterização deste valioso patrimônio arquitetônico."

Alexandre Deute
Campos-RJ

6 comentários:

CHUCKY disse...

" MAIS VALE UM MILHÃO NA MÃO, do a HISTORIA COM RAZÂO"

DO POETA NELSON MEDAUMAHIM em campanha para a ACADEMIA.

Maria Amelia disse...

Importante comentário! Falando no Liceu de Humanidades de Campos, o Sr. Alexandre Deute já viu o que restou do "Salão Nobre" daquela Escola? O lustre despencou, em dezembro de 2008, o assoalho "estufou", os cupins tomaram conta e a Direção do tradicional colégio precisou interditar a área. Uma lástima!

Unknown disse...

Sr. Cláudio Andrade, sua postagem não está correta. O Sr. Alexandre Deute, não está habilitado a dar opinião em nome do COPPAM. Ele não pertence a este órgão.
A sua fase como PALPITEIRO DE MOCAIBER já acabou.
Atenção com suas postagens.

Unknown disse...

Ele não é membro do COPPAM.Foi sim, palpiteiro no governo Mocaiber.
O senhor precisa se atualizar lendo o diário oficial.

Cláudio Andrade disse...

Bom dia Isaura

Não me cabe fiscalizar a composição do COPPAM. Se o senhor em questão não é membro, cabe a ele responder por isso. O texto foi assinado e não costumo contestar a assinatura de textos. Caso vc tenha informações apresente-as ao órgão. Terei o imenso prazer e publicar.

Bom dia

cláudio

Unknown disse...

Sr Cláudio,
pelo que sei, quem assina é responsável pelas postagens. É bom averiguar pois daqui a pouco posso afirmar que sou o senhor, e daí?
Como não sabe, que esse cidadão não é mais membro do COPPAM, se o governo mudou?
Quem se habilita a escrever, deve ao menos ler os jornais?
Se atualize!!