A história política de São João da Barra entristeceu na tarde deste sábado, dia 17 de abril. Faleceu José Pinto de Souza, o Zé Pinto, conhecido por sua voz serena, fala mansa e boa vontade em ajudar os cidadãos mais humildes. Segundo os laudos médicos, o motivo do falecimento foi um infarto. O velório e sepultamento aconteceram neste domingo (18), no Cemitério do Caju, em Campos dos Goytacazes, reunindo a família, amigos e políticos. A sobrinha Carla Machado, prefeita de São João da Barra, estava presente junto aos familiares.
Nascido em São João da Barra no dia 06 de março de 1937, Zé Pinto cumpriu cinco mandatos como vereador - quatro em São João da Barra, sendo eleito em 1976, 1982, 1988 e 1992 e um por São Francisco de Itabapoana, vencendo a primeira eleição disputada no, então, recém emancipado município, em 1996. No biênio 79/80 foi eleito presidente da Câmara Municipal.
O eterno vereador ainda seria candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Barboza Lemos na eleição disputada em São Francisco de Itabapoana, em 2000, perdendo na oportunidade para Pedro Cherene e José Alexim, mas elegendo seu filho mais velho, José Pinto Filho (49), o Pintinho, vereador. Pintinho, para orgulho do pai, também venceu a eleição de 2004 e atualmente é primeiro suplente naquele município.
Um comentário:
Tão bonito quando a história de um homem público vem recheada de bons exemplos, mansidão e caridade para com o próximo. Que descanse em paz Zé Pinto e, que os familiares e amigos tenham nele a extensão de seu legado.
Postar um comentário