quarta-feira, 21 de abril de 2010

CABRAL E MADEIRA: O DESCOBRIMENTO DO BRASIL



Diversos autores de livros acerca do descobrimento do Brasil entendem que não é correto dizer “descobrimento”. O certo seria “achamento”, haja vista que já existiam em nossas terras diversas tribos indígenas.   
            Mesmo assim a chegada de Cabral ao nosso território é fato e os seus interesses por algumas espécies de madeira também. A narrativa é dos idos de 1500, mas nos dias de hoje, a relação de Cabral com a Madeira continua viva, lógico que com ideologias díspares.
             
            Em antiga vila brasileira o interesse de Cabral e os de Madeira são conflitantes. Na época do Cabral original os índios adquiriam diversas enfermidades devido ao seu contato com o homem branco.
            
            Hoje, segundo alguns é a dificuldade de relacionamento e o isolacionismo de Cabral que faz com que homens brancos sofram com certas enfermidades.

            A madeira de hoje não possui o brilhantismo de ontem, mas não assusta tanto como Cabral, afinal a reencarnação do navegador português tem chances de retornar a corte, ao passo que a madeira sonha apenas em ser novamente reconhecida como de lei.

            Zízimo.  

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quem é Zízemo? Historiador? Hum... coisinha boa de ler, sô!

palavrinha:]

Moses.

Bem, moisés usou cajado... kkkkk