quarta-feira, 21 de abril de 2010

INTERDIÇÃO JUDICIAL É MEDIDA SÉRIA

A interdição e por consequência a curatela encontram proteção legal no Código Civil brasileiro. Entretanto, nos dias atuais, os leigos acreditam que interditar alguém se trata de um procedimento corriqueiro e sem complexidade. Ledo engano!
Não existe a possibilidade de interditar uma pessoa sem o devido processo legal, ou seja, sem conceder ao possível interditado, o direito de defesa. Trata-se de uma ação de Jurisdição Litigiosa.
Algumas pessoas, portadores de enfermidades severas, como os esquizofrênicos, podem ter a interdição decretada mesmo não havendo provas robustas. Nesses casos, a impressão do magistrado também tem peso, afinal a necessidade, nesses casos, é gritante e requer celeridade da Justiça.
O perigo que ‘ronda’ as Varas de Família são os pedidos de interdição pautados em interesses escusos. A herança e a administração de grandes fortunas têm levado inúmeros autores, a postularem em Juízo, à interdição de seus parentes com o intuito único de adquirir o poder administrativo dos bens do titular.
Outra hipótese corriqueira, que vem sendo discutida de forma judicial, é a interdição de idosos pautada na faixa etária e não na situação mental do idoso. Existem casos que os laudos periciais são ignorados. Um absurdo.
Nenhum idoso pode ser passível de interdição apenas por possuir idade avançada. A idade não é requisito essencial para privar alguém da administração de seus bens. Necessário se faz provar a sua incapacidade gestora, o que não é tarefa fácil. Alguns filhos buscam a via judicial para tomarem posse de bens que só lhe seriam conferidos após a morte dos seus ascendentes.
Os magistrados, promotores e advogados da seara familiar devem ficar atentos, para que não seja viabilizada a interdição de quem não necessita estar nessa situação. Importante dizer que uma ação de interdição, onde se comprova, mediante laudo pericial, a desnecessidade da curatela, pode resultar em ação de indenização por reparação de danos morais em face do autor.
A vulgarização da ação de interdição deve ser combatida no judiciário e na própria sociedade. Trata-se de uma ação que não pode servir de via vil para retirar de pessoas, o direito sagrado de administrar de forma autônoma e individual, sua vida privada e seu patrimônio.
Por fim, devemos lembrar que o direito postulatório continua sagrado, entretanto, privar alguém de sua individualidade é algo sério e que deve ser deferido em casos onde se constate a real necessidade da curatela. Fora isso, trata-se de uma covardia que merece uma resposta severa do Judiciário.

Cláudio Andrade 

Obs: o artigo em epígrafe sairá na edição impressa do jornal O Diário de amanhã.

55 comentários:

Anônimo disse...

E o que fazer então se o isoso ñ aceita tratamento e vc filho vê outro filho tomar todo de sua mãe com 80 anos visivélmente doente com começo de alzaimer e interesseiros dizerem que ela está bem e nem o Ministério Publico pode obriga-la a fazer um ezame com Neuro pois ela ñ aceita.E uma pergunta o curador ñ tem que prestar contas a justiça?Pq então a maudade? ñ é mais certo fazer pela justiça,do que correr o risco de pessoas mauvadas usarem de procuração e deichar a pessoa sem nada?INTEDIÇÃO é séria e dolorosa sem dúvida mas nescessária.Vejo minha mãe ser manipulada e ñ posso fazer nada.

Carlos Lima disse...

Meu caro amigo gostei da materia em questão. Mas como agir na questão de um drogado que acha que esta a cima da lei que quebra tudo o que ve agride as pessoas invade casa dos outros e inumeros boletins de ocorrencia e so ficamos no prejuizo e o então tido como doente sempre leva a melhor.

Anônimo disse...

Ola Claudio,

Concordo com vc que a idade da pessoa nada tem a ver com a capacidade (mental ou fisica) dela de administrar os proprios bens.
Ocorre que meu avo tem 86 anos, ele nao é rico, mas existem outras pessoas que sao dependentes dele; como é o caso da minha avo que tem 85 anos e de dois tios meus que nao casaram.
Ele é um senhor de pouca instrucao e um tanto quanto ignorante na pior interpretacao que vc pode ter desta palavra. Sabe aquela pessoa que acha que sabe tudo, que viveu tudo.
Pra ele ninguem presta! Ninguem da familia dele, claro...( filhos, esposa, netos)
Mas para os sobrinhos dele, ele é outra pessoa... Esses sobrinhos com interesses escusos so procuram ele para pedir dinheiro emprestado e outros favores e conseguem, enquanto minha avo e meus tios vivem sob ameaça de que ele vai vender a casa e se ele morrer que eles vao viver embaixo da ponte!
Minha maior preocupacao é com minha avo q alem de estar doente nao pode passar por esse tipo de ameaca.
Vc acredita q nesta situacao ele poderia ser interditado parcialmente por colocar as pessoas que dependem dele em risco?

PRISCILA disse...

CLÁUDIO BOA NOITE...EU PRECISO DE UMA LUZ,ME AJUDE.
TENHO 28 ANOS,SOU FILHA DE UM ESQUIZOFRÊNICO,MINHA MÃE É RESPONSÁVEL POR ELE.MINHA VIDA TODA ME LEMBRO OS ABSURDOS QUE ACONTECIAM NA MINHA CASA...MEU PAI DAVA TIRO DENTRO DE CASA...ENFIM. HJ MEU PAI JÁ É OUTRA PESSOA DEVIDO TRATAMENTOS QUE TEVE...O PROBLEMA AGORA É MEU IRMÃO,ELE TEM 21 ANOS,DESDE 15 ANOS VEM SE TRATANDO E SENDO INTERNADO,MAS NADA RESOLVE,É UMA MONTANHA RUSSA.DE UM TEMPO PRA CÁ ELE NÃO QUE SE TRATAR NEM TOMAR NADA,E SEMPRE MINHA MÃE APOIA TUDO QUE ELE FAZ.ONTEM FUI ATÉ A CASA DA MINHA MÃE VER COMO ESTÃO AS COISAS E NÃO QUERIAM ME ATENDER...ENTREI NA MARRA E VI MINHA MÃE SE ESCONDENDO DE MIM...PQ ESTAVA COM UM OLHO ROXO.FIQUEI CHOCADA EM ELA TENTAR ME ENGANAR COM A HISTÓRIA QUE CAIU...COMEÇO A VER QUE É MAIS SÉRIO DOQUE EU PENSEI...SINTO QUE MINHA MÃE NÃO ESTÁ NORMAL.COMO FAÇO PARA INTERDITÁ LA? PQ SE EU CONSEGUIR QUERO INTERNÁ LO E TIRAR O PODER DELA DE IR LÁ BUSCAR ELE...EU SINTO QUE SE EU NÃO TOMAR UMA ATITUDE JÁ VAI SER TARDE D+. OBRIGADA

Ricardo Tiglath disse...

Cláudio:

Desculpe-me mas acho que foi um pouco extremo em suas convicções. Existem casos em que se faz necessária a curatela. O início da demência por exemplo, seja vascular, oriunda de traumatismo craniano ou do tipo Alzheimer, acarreta muitas limitações não óbvias ou não tão gritantes ao interditando. Porém, quem convive sabe que a pessoa não está em seu estado normal.

Se nesta situação, terceiros muito mais jovens aproximam-se (meu caso - pai com 84 e "aproveitadora" com 41) e o idoso, carente, não consegue discernir a má intenção do aproveitador, a única opção que resta aos filhos é a interdição. Esta interdição tem por interesse proteger a integridade física e financeira do curatelado, não subtrair-lhe a liberdade, mesmo porque a consciência e mente já não possuem mais a sanidade total, ainda que não seja uma demência absoluta.

Esta orientação de "direito intocável, quase sacro", à individualidade, custe o que custar, parece-me uma interpretação um pouco arcaica.

Abraços

Anônimo disse...

claudio tenho 40 anos e há 03 anos fui interditada por minha irma,que acredito nao fez por maldade,tenho dois filhos, uma de 12 e um de cinco anos,gostaria de saber se a interdiçao é reversível e o que fazer para obte-la.Nao quero viver inerte,dependendo de minha irma para tudo, preciso de ajuda isso tá me consumindo. Por favor me responda.
Desde já grata.

Anônimo disse...

Claúdio,
Minha sogra hj com 63 anos de idade está viúva há 6 anos.
Há mais ou menos 1 ano começou a namorar escondido com um rapaz de 39 anos, que é alcoolatra e por ter passagem na policia por tráfico, suspeitamos que use drogas. Com isso ela fez vários empréstimos, tanto em bancos como entre familiares para pagar dívidas que não sabemos do que se trata. Não conseguimos conversar com ela, ela não nos ouve, não conseguimos dissuadi-la desse relacionamento, e agora ela quer porque quer vender o único bem q tem, a casa onde mora, para ir embora do bairro, pois lá vivem seus parentes q segundo ela quer se meter em sua vida. Nós os filhos e nora e genro, estamos desesperados com a situação. Queremos saber se diante de todos os fatos citados é possível realizar a interdição e como devemos proceder para isso.
Obrigada.

Tia disse...

Meu pai ten 78 anos(portador de cancer na bexiga) e vive atualmente com uma mulher de 47 anos, que viveu com um ex-marido(portador de cancer na prosta)com apenas quatro anos mais velho que meu pai. Ela era casada com este ex- marido e era amante de meu pai ao mesmo tempo.
Ela viveu com este homem por muitos anos, tirou ele da familia dele e tambem tirou tudo que ele tinha(apartamentos, dinheiro ,gado e outros bens)depois de tudo feito ela usou o talão de cheques dele, tinha conta conjunta e fez emprestimos em agiotas( uns dez) totalizando + ou - 80 mil reais.Ela abandonou o velho destro da casa dele, ou seja, não cuidou mais nem mesmo fazia a comida dele. Então os filhos dele tiveram que bancar todas as despesas com o pai, inclusuve alimantação e remédios, pois ele ficou sem condições para sobrevivencia e estava pagando os emprestimis que ela fezno banco e com os ajiotas.depois de tudo realizado ela foi então morar com meu pai, ja que era amante dele por quase dois anos. Ela tem tambem um filho do seu casamento legitimo que é dependente de substancias quimicas, e em razão disso este filho até esqueou o ex- padrasto para conseguir dinheiro, juntamente com ela em suas ameaças.
Agora ela esta praticando tudo de novo com meu pai, ele estaa apixonado e não aceita interferencia dos filhos,inclusivew acho que ele corre risco de vida ja que o tal filho esta dentro da casa de meu pai. O que fazer? Gostaria de ajudar meu pai mas ele acha que ela é MARAVILHOSA e HONESTA, que traia o mariod porque precisaVA DE SEXO( COM ELE TEM TUDO ISSO) preciso da ajuda de voces. O que fazer, posso interditar meu pai para garantir sua segurança? tudo que le tem consegiu com minha mãe em 31 anos de casamento.
Antes de tudo isso ele viveu com uma garota de menor por quase 12 anos, (como neta dele) esta como filha caçula. teve um filho com ela e hoje estão hos tribunais ele que tirar tudo dele até o carro que comprou no tampo em que vivia com minha mãe.
Sou filha caçula, sou professora e vivo independente de meua pais e tambem cuido de um tio(irmão de meu pai) de 86 anos ha + ou - dois anos.
O que devo fazer para cuidar de menu pai? daa segurança dele?

Unknown disse...

Olá Cláudio , bom meu caso não é muito diferente , estou com meus pais doentes , minha mãe com risco de perder o pé e meu pai com complicações na vista , fora que os dois recentemente foram diagnosticados SORO POSITIVO , tenho uma irmã que esta presa por tráfico e identidade ideológica , um dos filhos dela mora com meus pais , porém ele é drogado , rouba as coisas da minha mãe , e do meu pai para vender em troco das drogas , nesse começo de ano ele já deu muito prejuízo a meus pais nedendo as coisas deles , minha mãe esta passando por uma faze difícil , fica mais internada do que em casa , eu não quero meu sobrinho perto deles , pois acaba deixando eles nervosos , a pressão sobe , e é médico na hora ...minha irmã que esta presa aliás ela é adotiva ... está para sair em Abril e tenho certeza que vai direto para a casa da minha mãe , enfim , eu sou a única que tem cabeça para lidar com eles , e gostaria de cuidar dessa situação , como minha mãe é geniosa ela não iria gostar dessa situação pois como meru sobrinho esta me chendo com drogas , consequentemente ele esta atraindo más pessoas para a casa da minha mãe , pois ele esta jurado de morte , e os malandros estão indo lá na casa dos meus pais cobrar as dívidas , enfim quero tomar conta de meus pais , querendo eles ou não como deve fazer ???

Anônimo disse...

Claudio, meu sogro esta aposentado por invalidez, demência, provavelmente devido ao alcoolismo. Ou seja tem memória curta, por isso requer sempre alguém junto dele para sua segurança,etc...Quando ele recebeu por meios judiciais a aposentadoria, não foi nomeado um tutor para ajudar nas sua vida e principalmente nas responsabilidades civis. Pergunto: o que devemos fazer para interdita lo, e oficializar um curador?

breno disse...

Olha Sr Claudio li no seu blog sobre o assunto de interdição, queria saber o que posso fazer com pessoas que se aproveitam de pessoas improprias de administrar seus bens materias????
E que tou interditando meu pai que é viciado no alcolismo.Ele esta destruindo aos poucos seus bens materias, vendendo a preço abaixo do mercado, para ter dinheiro pra comprar alcoól,logo existem pessoas que se aproveitam neste momento pra querer comprar as coisas dele(meu pai), o que o Sr me recomenda, existe algo que eu posso fazer com essas pessoas???????

Anônimo disse...

Minha filha esta tentando me interditar.Nao tenho nem60 anos ainda mas tenho uma heranca um pouco robusta para receber e ela e seu companheiro estao de olho no meu dinheiro.A briga comecou quando eu avisei que iria viver em outra cidade onde os imoveis sao mais em conta e o lugar e mais bonito...tenho uma pensao que me torna independente e minha heranca vai me permitir ate investir em um negocio alem de me possibilitar ter uma bonita casa de campo...de repente me tornei uma pessoa "louca" e irresponsavel.Essa filha tem um esxelente emprego e passa suas ferias na Europa ainda patrocinando a viajem do companheiro.Vive e gasta como nababa e agora ja esta contando com o que e meu para ter uma vida ainda mais facil.Estou contratando um bom advogado pois sei que nao vou perder essa acao mas pretendo prossessar minha filha por danos morais.No dia das maes nem me telefonou, meu aniversario do mesmo jeito.Ja fui parar no hospital duas vezes com pressao altissima.Esta sendo horrivel! Meus amigos estao horrorisados, parentes tambem...ninguem esta acreditando mas infelizmente hoje recebi do oficial de justica a intimacao legal.Ela vai ter um grande desapontamento, o meu eu ja tive.

Anônimo disse...

Sou usuaria de drogas e nao moro mais com meus pais. Nunca troquei nada por nada ou precisei roubar para comprar nem me prostituir.
Comecei a usar aos 18 anos, hoje eu tenho 20.
Ja nao estava mais com meus pais desde entao.
A um mes atras pedi ajuda para uma guria que eu saia que tinha se internado e estava bem. E a guria veio na minha cidade com uma ambulancia e apavorou todo minha familia e a mae da minha amiga dizendo que eu era uma drogada.
Estava a trabalho em Sp no ocorrido.
Bom, depois disso minha familia surtou por achar que estou no fundo do poco.
Minha irma me ligou e tentei conversar e dizer que segunda tenho um medico que vai me ajudar a lidar com minhas vontades, impulsos e desculpas para querer usar cocaina.
E ela nao concordou, disse que me interditaria.
Ameacei me matar caso ela o fizesse.
Mais jamais o faria.
Enfim...
Eh possivel ela fazer isso comigo?

Anônimo disse...

Boa tarde li tudo e estou preocupada, o que fazer no caso de ver seu pai vendendo e trocando om seu patrimônio de forma desenfreada, ele nem resolve um negócio já faz outo e se endivida e perde dinheiro e coisa nos negócios e vc vê sua mãe já com depressão por conta dos devaneios do pai tomando remédios fortes por conta da pressão de ter que concordar e assinar os documentos quando na verdade não concorda e vive atormentada.O que fazer????? Por favor me diga o q/ fazer. Florianópolis 28/10/13

Unknown disse...

Oi, meu nome é Natália Maia, meu pai nunca trabalhou, sempre foi sustentado pela minha avó, que está falecendo, creio que os irmãos, após a morte de minha avó, irão querer vender a casa para cada qual ficar com o dinheiro. Ocorre que meu pai não tem condições nenhuma de adiministrar esse dinheiro em prol de um bem para ele, como um imóvel para que ele não fique morando em baixo da ponte ou sabe-se lá Deus aonde. Ele tem problemas alcoólicos e costuma gastar todo dinheiro que ele conseguia da minha avó com bebida e besteiras, definidas em nossa sociedade como coisas supérfluas, tais como moto, celular, coisas que não vão fazer ele consegui se sustentar por muito tempo... Temo portanto que ele gaste todo dinheiro que receber da herança com bagatelas e depois não tenha como se sustentar, não tenha onde morar ou o que comer. Sou filha única e ainda não sou formada e nem tenho um bom emprego, não tenho como sustentar a mim e a ele. Gostaria de interdita-lo ou inabilita-lo para poder administrar essa herança em prol do bem dele e do meu por consequência, pois não tenho condições financeiras para ajudá-lo se ele não se ajudar, comprando ai menos um lugar para ele ter onde morar. Não moro com meu pai, moro em outro Estado, com minha mãe, que já é casada e tem sua própria família... Existe, portanto, a possibilidade de intervenção nesse caso? E como faço para entrar com a ação estando em outro Estado?? Obrigada

Anônimo disse...

Tenho 53 anos e a 1 ano mina fila mais nova me interditou e me colocou em uma clínica psiquiatra,por 2 vezes.sendo a segunda ganhei alta da clínica e ela foi ameaçada pela direção da clinica que iriam denunciar ao MINISTÉRIO pÚBLICO POR abandono de incapaz.Não fiz pericias via judicial até agora.E todos os gastos até então forom feitos com meu dinheiro.Procurei a Defensoria Pública e vou teraudiência na proxima semana.Ela não cumprio até agora com o seu papel de curadora e tenho provas disso.Posso entrar com um pedido de indenização,pois sempre trabalhei e me sustentei até ser interditada.Fico no aguardo desde já obrigado

Anônimo disse...

OLa Claudio.

Precisamos interditar meu pai por motivos de doenças e temos um urmao preso, como faremos neste caso?

Anônimo disse...

BOM DIA, MAS O QUE FAZER SE O PAI QUER GASTAR TUDO PARA NÃO DEIXAR PARA O FILHO FORA DO CASAMENTO, SENDO AVALISTA EM TODAS AS DIVIDAS DOS NETOS, VENDENDO E COLOCANDO NOMES DOS FILHOS LEGÍTIMOS????

Anônimo disse...

dr Cláudio, na teoria é muito fácil falar,mais na pratica é outra realidade.EX:Meu pai tem 86 anos conviveu 50 anos com duas mulheres(minha mãe e a amante)Teve com ambas, 20 filhos,9 com minha mãe, e 11 com a amante,Hoje já morreram as duas,e ele esta jogado numa rede na casa de uma irmã por parte da amante,e eu sou o seu procurador que administra seu dinheiro comprando tudo que requer para suas necessidades.Só que de uns tempo pra cá, ele está exigindo que eu ao receber seu salário o entregue todo na sua mão.Ele é muito lucido,mais seu corpo pesa 30kl,está só pele e osso.Não tem condições de locomoção alguma de ficar em pé.Ocorre que o motivo de não entregar o dinheiro na sua mão, é pq ele distribui todo para seus filhos por parte da amante,e no final ele passa necessidade e eu é q tenho que tirar do meu bolso para compras alimentos paras seu sustento.Esse é o real motivo de não entregar o dinheiro.Ai vem o conflito de filhos principalmente por parte dos da amante que são uns verdadeiros vampiros,q fica denegrindo minha imagem com comentários falso,dizendo o q vc já sabe com referencia ao dinheiro.Os meus irmãos por parte da minha mãe nunca pediram um centavo para nosso pai.Tods nos somos funcionários públicos do Governo estadual e federal, e ganhamos muito bem.Gostaria de sabe se existe possibilidade de interdição nesse caso,em razão da sua lucidez.Abraço bernardo

Anônimo disse...

Eu tenho ainda bisavó, é pensionista do meu bisavô, recebe 15.000, 00, esse valor está sendo distribuídos entre os filhos e um genro e minha bisavó abandonada, é muita injustiça fico muito triste com a situação da minha bisavó. O que devo fazer
?

Anônimo disse...

Oi tenho 18 anos e estou com o pai da minha filha des dos 16 ele tem 52 anos eu ingravidei com 17 e ganhei com 18 ele é milhonario ele me ajuda bastante nao moramos juntos nem somos casados mas temos um relacionamento fixo mas ele fica com muitas mulheres e da muitas joias roupas e dinheiro e por ultimo descobri que ele pagou silicone e paga aluguel de um apartamento muito caro e da dinheiro pra ela que nao é pouco sendo que ele gasta com outras mulheres muito dinheiro pois tenho que pensar na herança da minha filha. Fora que ele bebe muita bebida de alcoo preciso do melhor tem como interditar ele pois ele esta jogando fora a herança da minha filha

Anônimo disse...

oi Cláudio tenho 45 anos e quero me casar com uma mulher de 73 anos ela e muito rica quero ela porque a amo os filhos dela pode interdita-la por acharem que eu só quero me aproveitar do seu dinheiro?

Anônimo disse...

parabens claudio pelo seu bogger meu namorado e interditado pela mae e eo pai dele que recebe e pega todo o dinheiro dele ele nao aguen ta mais ele pega dois onibos para trabalhar estuda e a mae faz tratamento psiquiatrico como pode ser tutora


dele fizeram um emprestimo consignado para uma tia dele em nome dele eu to indguinada

Anônimo disse...

Ola Claudio tenho 31 anos e vou me casar com um homem de 73 anos , mas ele tem propriedades qual seria meus direitos se acaso vier a falecer?

Anônimo disse...

bom dia dr . meu marido tem 76 anos ,e foi impedido de passar um bens dele para um de seus filhos que sempre esteve presente nos momentos que ele precisou , sendo que os outros nunca se quer se preocuparão com o bem estar dele , ele esta bem ativo ,trabalha , e bem consciente do que fás , sem mesmo ser interditado pela lei, foi impedido pelos outros filhos dele passar esse bens p , ? eles podem fazer isso .

Unknown disse...

ME AJUDA!
Minha mãe com idade de 87 anos,doou 50% de seus bens a 01 filho. Depois, da doação ela viveu 02 anos e 04 meses.
Motivo do óbito: falência do múltiplos órgãos,septicemia, pneumonia, miocardiopatia dilatada.
Preciso saber, se posso ANULAR esta doação.

Unknown disse...

ME AJUDA!
Minha mãe com idade de 87 anos,doou 50% de seus bens a 01 filho. Depois, da doação ela viveu 02 anos e 04 meses.
Motivo do óbito: falência do múltiplos órgãos,septicemia, pneumonia, miocardiopatia dilatada.
Preciso saber, se posso ANULAR esta doação.

Anônimo disse...

meu pai tem 60 anos e desde que minha mae morreu a 2 ele vem vendendo o que lea nos deixou sem nenhum testamento eo nventario , alem disto ele e alcolatra. o que posso fazer? Interdita lo?

Unknown disse...

olá, boa tarde
qual o procedimento para reverter uma interdição????

LISIANE disse...

Minha mãe é idosa com 68 anos apresenta problemas mentais meu irmão apresenta esquizofrenia e vicio no crack ele agride a mãe o que devo fazer pra onde devo correr temo uma briga fatal entre eles .como interdita-los????

Anônimo disse...

Meu filho tem 36 anos, usa drogas desde dos 15 anos, até hoje. Sempre destruiu a família, rouba, invade nossa casa, arromba e rouba tudo, até quebrou o telhado para roubar quando não estávamos em casa. Era um menino bom, mas nos últimos tempos se tornou vingativo e maldoso. E todas as vezes que recai, ele deixa dívidas, problemas, transtornos para a gente resolver. Queria interditá-lo para que ele pare de destruir nossas vidas, já foi internado mais de 23 vezes. Acaba com nosso dinheiro e nossa vida. Como faço para interditá-lo

Angelica de Paiva disse...

Boa noite, minha mãe tem 86, é cardiaca, diabetica, hipertensa e tem arteriosclerose.
Estou com minha mãe a 22 anos mesmo quando trabalha fora e eramos só nós duas antes de sair para o trabalho eu lhe dava todos os remédios e nos fins de semana fazia feira para ela e para mim ia ao mercado para mim e para ela.
Depois algum tempo parei de trabalhar para cuidar dela que foi ficando com a saúde mais debilitada.
E quando parei de trabalhar também por motivos de saúde meus irmãos disseram para que eu ficasse em casa.
Hoje preciso deles para me ajudarem com minha mãe e eles não querem nem saber conversei com eles e lhes propus que ficassem um fim de semana cada um para que eu pudesse descansar e viver um pouco, estou esperando a resposta deles até hoje. Desde que estou com minha mãe nunca sai de férias,falei também sobre isso e a resposta foi nós trabalhamos portando saímos de férias e vc pode sair de depois de nós,eu trabalho fora mas trabalho com certeza muito mais que eles meu cansaço não é físico mas sim mental stress mesmo, meu irmão se propôs a ficar com minha mãe segunda e terça e levaria a empregada e reafirmou que eu não trabalhava fora, o fato de eu não trabalhar fora significa que eu não tenho direito a ter finais de semana.
Gostaria de uma ajuda , somos em cinco irmãos e só eu fico com minha mãe o que devo fazer eles ajudam com dinheiro mas eu também ajudo tres homens e duas mulheres
Agradeço a atenção

Angelica de Paiva disse...

Boa noite, minha mãe tem 86, é cardíaca, diabética, hipertensa e tem arteriosclerose.
Estou com minha mãe a 22 anos mesmo quando trabalha fora e eramos só nós duas antes de sair para o trabalho eu lhe dava todos os remédios e nos fins de semana fazia feira para ela e para mim ia ao mercado para mim e para ela.
Depois algum tempo parei de trabalhar para cuidar dela que foi ficando com a saúde mais debilitada.
E quando parei de trabalhar também por motivos de saúde meus irmãos disseram para que eu ficasse em casa.
Hoje preciso deles para me ajudarem com minha mãe e eles não querem nem saber conversei com eles e lhes propus que ficassem um fim de semana cada um para que eu pudesse descansar e viver um pouco, estou esperando a resposta deles até hoje. Desde que estou com minha mãe nunca sai de férias,falei também sobre isso e a resposta foi nós trabalhamos portando saímos de férias e vc pode sair de depois de nós,eu trabalho fora mas trabalho com certeza muito mais que eles meu cansaço não é físico mas sim mental stress mesmo, meu irmão se propôs a ficar com minha mãe segunda e terça e levaria a empregada e reafirmou que eu não trabalhava fora, o fato de eu não trabalhar fora significa que eu não tenho direito a ter finais de semana.
Gostaria de uma ajuda , somos em cinco irmãos e só eu fico com minha mãe o que devo fazer eles ajudam com dinheiro mas eu também ajudo tres homens e duas mulheres
Agradeço a atenção

michelly disse...

O avô do meu marido é portador de Alzheimer, meu marido cuida dele há 4 anos desde que a avó dele faleceu, o pai do meu marido sendo filho único e adotado desde bebê pêlo o avô, sempre desprezou a família! Abandonou meu marido o irmão dele junto com minha sogra quando ainda eram pequenos, o pai do meu marido sempre maltratatou os pais apesar se eles fazerem de tudo pra ele, ele não os valorizou e quando a avó do meu marido faleceu, ele começou a judiar do pai que estava ainda com começo de alzhaimer que desde então veio a piorar, depois disso expulsou o idoso de casa, meu marido então trouxe ele para cuidar, o pai do meu marido não deixou ele tirar nada mesmo de dentro do imóvel, nem mesmo as roupas do idoso. O avô do meu marido possui dois imóveis de grande valor, sempre gostou do meu marido e até deu um carro pra ele quando ele ainda estava bem de saúde. Sempre ajudou a minha sogra a cuidar dos filhos, e agora o pai do meu marido quer possuir os bens, e alugou uma das casas com tudo o que tinha dentro. Os avós do meu marido sempre falavam que a herança seria do meu marido é do irmão. O que precisa fazer nesse caso se o vô ainda está vivo, e por conta da doença não pode fazer testamento?

Neto disse...

Meu sogro é um idoso de 65 anos de idade, ex-alcoólatra, e sofre com um filho que esporadicamente aparece em sua casa, pedindo ajuda ao Pai, por algum problema pessoal, tipo falta de trabalho, problemas com drogas, entre outros, porém ao retornar acaba trazendo estes problemas para casa dele. Fiquei sabendo de várias agressões físicas, ameaças de morte, contra o pai e a irmã de apenas 15 anos.
Como genro me preocupo com a com estado emocional de minha esposa e integridade física de meu sogro e minha cunhada.
Como posso orientar minha esposa já que o dialogo com "cidadão" pode ocasionar uma nova agressão.

Anônimo disse...

Meu pai faleceu faz 4 anos e minha mãe ficou com a pensão só que quem administra é um irmão meu mais velho. Porém os outros filhos não usufrui de nenhum centavo dessa pensão só meu irmão que mora com nossa mãe, só que já fazem 4 anos do falecimento de nosso pai e meu irmão é que usufrui de todo dinheiro lógico que ele deve pagar aguá , luz, feira mas o estado da casa esta inviável um imundice resumindo esse irmão está vivendo as custas da pensão ele já eh quase coroa e para mim isso é mau trato ao idoso o que devo fazer denunciá lo?

Unknown disse...

Meu pai faleceu faz 4 anos e minha mãe ficou com a pensão só que quem administra é um irmão meu mais velho. Porém os outros filhos não usufrui de nenhum centavo dessa pensão só meu irmão que mora com nossa mãe, só que já fazem 4 anos do falecimento de nosso pai e meu irmão é que usufrui de todo dinheiro lógico que ele deve pagar aguá , luz, feira mas o estado da casa esta inviável um imundice resumindo esse irmão está vivendo as custas da pensão ele já eh quase coroa e para mim isso é mau trato ao idoso o que devo fazer denunciá lo?

ANA disse...

OI EU GOSTARIA DE SABER SE UMA NORA QUE MORA NO MESMO QUINTAL DA SOGRA MAS NAO FAZ NADA PRA ELA LEVA NO MEDICO DE TRES EM TRES MESES, AI A SOGRA FALECE JA VAI FAZES CINCO ANOS ELA A NORA TEM DIREITO DE INDENIZAÇAO POR PARTE DOS CUINHADOS.

Unknown disse...

bom dia, meu avô interditou minha mãe por ela tem problemas mentais, até ai td bem, eu queria saber se ele pode gastar o dinheiro dela que seria de direito???

Unknown disse...

bom dia, meu avô interditou minha mãe por ela tem problemas mentais, até ai td bem, eu queria saber se ele pode gastar o dinheiro dela que seria de direito???

Unknown disse...

bom dia, meu avô interditou minha mãe por ela tem problemas mentais, até ai td bem, eu queria saber se ele pode gastar o dinheiro dela que seria de direito???

Benção Pura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício Ribeiro disse...

Olá, após uma pessoa ser interditada e o processo ter transitado em julgado e devidamente registrado que é uma pessoa interditada, aonde pode ser acessado pela internet? Qual meio que uma pessoa contratada pode visualizar isso para não ter danos econômicos advindos de um contrato nulo?

Anônimo disse...

Bota quente na justiça não tenha medo!

Anônimo disse...

Queria mto saber se posso interditar meu pai ele já tem idade avançada e se esquece de tudo.. aí pessoas mal intencionadas se aproxima dele só para se dar bem ele é separado da minha mãe a quase 18 anos ele mora só hoje em dia pois nunca se importou com seus filhos eu e mais três., ele é aposentado e vive emprestando dinheiro pra todo mundo e alguns não o pagam e também vai uma potiguares na casa dele só pedir dinheiro ele não tem nas a de bom dentro de casa nem mesmo o básico que é a alimentação! Mas pra emprestar dinheiro e dar pras kengas ele tem!

Dokter Soraya _ Office Home Guadix & Moreira disse...

Oi!!!Bem li vários post...o meu tem muita semelhança com alguns...meu pai era petroleiro...pagou joia e PETRUS por mais de 30 anos...faleceu em 2013...minha mãe hoje com 81 anos...minha mãe recebe sua aposentadoria, foi enfermeira padrão por 35 anos e deveria receber a pensão da PETRUS e o INSS do meu pai...meu irmão fica desde 2013 com todo o dinheiro...fora isto ela recebeu logo após a morte de meu pai um valor do sindicato entorno de 50 mil reais, meu irmão disse vamos por em uma aplicação ela topou, qdo foi ver ele a muitos meses havia sacado tudo...
Ele me diz que é ele que sustenta ela, que aposentadoria dela não da para nada...ela passa parte da semana de domingo a quarta em Santos(apartamento dele, que ela mobílio, decorou, fez móveis, armários...tudo) e vem na quarta a noite e fica até domingo a tarde na casa dele...para passar roupa, lavar toalhas(60 toalhas de banho em média)do petshop que ele tem e diz que não da dinheiro...esta devendo mais de R$350 mil ...diz que não tem dinheiro para pagar o aluguel...veio me pedir dinheiro...foi aí que as poucos fui falando com ela e ela foi me contando que queria dividir o dinheiro entre ele e eu...falei que ele me disse que o dinheiro que vinha do meu pai não dava para nada ele bancava ela...
Ela esta lúcida...esquecida..senil...mas bem...
O que posso fazer para parar com isto...como devo proceder...
Ela aparentemente não tem doenças degenerativas...quem cuida dela em doenças sou eu...e ela vai sempre em minha casa...chora e me conta que ele me roubou, que rouba a ela...
Adianta contratar um advogado ou como mentalmente ela esta bem...é ela que tem que decidir...
Ele fala para mim e para todos que é ele que paga tudo para ela...só não sabia que com o dinheiro dela...nunca desconfiei...ele tem 50 anos...jamais me passou pela mente que ele pudesse fazer isto...
Agradeço qdo puder me responder...e no caso de ter de buscar um advogado, se é o civil...obrigada..

Unknown disse...

Boa noite claudio,meu marido foi diaguinosticado com esquizofrenia e seu pai pediu sua interdição e desde então ele vive com pensão de alimentos,ele foi interditado a 1 ano,mais nos ja vivemos juntos a 8 anos mais nada oficializado,no caso de falecimento do meu companheiro eu seria sua pensionista ou não teria nenhum direito.

Benção Pura disse...

Por que vc como esposa não pediu a curatela dele ? Corre o risco de ficar sem nada amada , tenta reverter isso em quanto há tempo . Afinal de conta não é vc que cuida dele?

Nelza disse...

Olá Claudio, a situação é a seguinte, tenho um problema, a sogra de 84 anos sofre de Alzheimer
tem 5 filhos, porém, um só pediu a interdição, os demais nem sequer foram citados para contestar, ja se passaram 2 anos. Agora um dos filhos aposentou e deseja cuidar da mãe, mas, ja tem outro que interditou, como fazer para ter a tutela definitiva da mãe? o que pode ser feito? outra ação?
Nelza.

Anônimo disse...

Eu quero sabe se posso intedita minha mãe.sou menor de idade. .
esse homem tá acabando com tudo dela.
Por favor me ajudem!!!

Unknown disse...

Meu pai é epiléptico a muitos anos e chegou a um ponto que fax coisas totalmente irracionais,é vitima de uma mulher casada que estorque ele até o máximo, ele é aposentado por invalidez mora na casa da minha mãe, ele da o dinheiro do beneficio todo pra vizinha casada que tem rolo com ele e o marido dela é conivente com isso...meu pai não tem o que comer dentro de casa até alguns moveis ela apossou pra ela, e meu pai a defende de todas as formas, ela é uma manipuladora psicológica, meu pai e ela vieram na minha casa e me agrediram pq eu estava tentando que ele mudasse para perto de mim.Uma pessoa manipulável assim não responde por sí...

Unknown disse...

Olá gostaria de uma opinião sobre meu caso eu sou adotada mas registrada e tenho apenas um irmao meu pai de 70anos estava morando com meu pai mas usava o dinheiro dele no caso pegou o cartao da aposentadoria e administrou o dinheiro de meu pai e deixava meu pai sem comer e certo dia meus tios chegaram para vizitar meu pai e ele estava sem comer machucado e sujo sem luz nem agua levaram meu pai ao medico e ele estava com trombose amputaram uma perna dele e ele morria de medo do meu irmao pois batia nele e a pouco tempo meu pai veio a falecer meu irmao se adonou de tudo e fez contas no nome do meu pai e disse que não tenho direito a nada por que sou adotada mesmo sendo registrada por meu pai que faleceu oa medicoz fizeram documento dizendo q ele estava muito doene eoutro dizendo o relato de meu pai que ele foi agredido por meu irmao queria que meu irmao fosse punido pois não merece depois de deixar meu pai quase morrer sem comer me ajude

Unknown disse...

Bom dia,Cláudio

Sou divorciada do pai das minhas filhas.Sempre nos demos bem.Ele faleceu agora,dia 01/05/2017,aos 71 anos,já que nasceu em 28/07/45.Tinha uma jovem que estava a cuidar dele,com 28 anos.Temos duas filhas,já casadas.Ao tomarem a frente em seu enterro descobriram que,esta moça a qual vivia maritalmente com um rapaz,havia se casado com ele, em 2015.Fizeram o óbito como ele divorciado.
Ela não residia na mesma casa com ele.Disse para minhas filhas que, o tinha como pai.Mas,ao abrir o celular dele,viram que ela era mais que isso.Tanto que,fazia uso de remédio para atos sexuais.De 2015 pra cá,ele começou a definhar,e se afastar da família e dos filhos.Ele possui bens.Eu pergunto:este casamento é válido?

Unknown disse...

Interdiçao e seria e qdo vc tem uma mae loca de pedra com 73anos ja vendeu dois imoveis um ela deu td p igreja,agora quer vender td quee resta
Eu como filha unia nao posso fzr nada?

Anônimo disse...

Bom dia... Quero que me diga o que fazer no caso que acontece na minha familia... Minha vó tem 102 anos , meu tio(no caso filho dela) tem uma procuraçao que da direito a ele de administrar a aposentaduria dela... Só que minha vó nao mora com ele..e ele nao da a assistencia devida.. Ela nao tem plano de saude e ele tirou ela da casa dela e ela mora com outra filha que nao tem acesso ao cartão... Todos da familia sabem que esse meu tio se sustenta com a posentadoria de minha vo.. E nao dar a ela uma vida dgina.. Ele fica com todo o dinheiro e so dar a ela uma compra que nao supri suas necessidades.. Qual o meio legal como neta posso tomar?