sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

VOCÊ É A FAVOR DAS COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES?

"Apenas não acho que temos que exigir heroísmo de cada menino pobre e negro desse país. Minha filha, loura e de olhos claros, estuda há três anos num colégio onde não há um aluno negro sequer, onde há brinquedos, professores bem remunerados, aulas de tudo; sua similar negra, filha de minha empregada, e com a mesma idade, entrou na escola esse ano, escola sem professores, sem carteiras, com banheiro quebrado. Minha filha tem psicóloga para ajudar a lidar com a separação dos pais, foi à Disney, tem aulas de Ballet. A outra, nada, tem um quintal de barro, viagens mais curtas. A filha da empregada, que ajudo quanto posso, visitou minha casa e saiu com o sonho de ter seu próprio quarto, coisa que lhe passou na cabeça quando viu o quarto de minha filha, lindo, decorado, com armário inundado de roupas de princesa. Toda menina é uma princesa, mas há poucas das princesas negras com vestidos compatíveis, e armários, e escolas compatíveis, nesse país imenso. A princesa negra disse para sua mãe que iria orar para Deus pedindo um quarto só para ela, e eu me incomodei por lembrar que Deus ainda insiste em que usemos nossas mãos humanas para fazer Sua Justiça. Sei que Deus espera que eu, seu filho, ajude nesse assunto. E se não cresse em Deus como creio, saberia que com ou sem um ser divino nessa história, esse assunto não está bem resolvido. O assunto demanda de todos nós uma posição consistente, uma que não se prenda apenas à teorias e comece a resolver logo os fatos do cotidiano: faltam quartos e escolas boas para as princesas negras, e também para os príncipes dessa cor de pele".

OBS DO BLOG:

O texto acima é de autoria do Juiz Federal Willian Douglas e trata de sua mudança de postura acerca das cotas para negros nas Universidades brasileiras. Ele agora é a favor.

Achei o texto interessante e gostaria de saber a opinião de meus amigos internautas. Você é a favor das cotas para os negros?

Cláudio Andrade.

21 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim isso é puro preconceito. O negro é igual a todos. Pq vagas especiais?

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo, essas cotas são a maior demonstração de preconceito, todos devem ser trados de igual para igual, se uns tem mais e outros menos são sotuações da vida.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo, essas cotas são a maior demonstração de preconceito, todos devem ser trados de igual para igual, se uns tem mais e outros menos são sotuações da vida.

Anônimo disse...

Tem nada de preconceito não!!! Temos é que entender que oriundo da escravidão o negro tem pouca ou quase nenhuma oportunidade, seja no trabalho [consequentemente] por falta de uma escola dígna [ e aí vale tbm para os pobres - brancos ou negros ]; seja para qualquer outro setor da sociedade brasileira. Precisa-se dar um tempo a esse "tal de preconceito", nesse caso claro, e abraçarmos as "cotas" para que sejamos um número relativamente igual entre brancos e negros no futuro!!! Depois, aí se quiserem falem pelos cotovelos sobre P R E C O N C E I T O...

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Sempre fui a favor! Dr. Willian entendeu o "espírito da coisa".
Já o(a) anônimo(a) chafurda na sua burrice e ignorância - caso não tenha compreendido o texto, seria o caso de soletrar? - ou na sua arrogância e insensibilidade!
Entendo bem essa polêmica. Discuto isso a anos com alunos de ensino médio de classe média alta. Na verdade, o discurso do(a) anônimo(a) revela a insegurança, o egoísmo, a arrogância ou o despreparo que leva os alunos medianos - apesar de todas as condições sociais e pedagógicas favoráveis - a discordarem das cotas. Os melhores alunos, os mais aplicados, dedicados e preparados, enfim, os que aproveitam bem suas oportunidades costumam ser sensíveis e favoráveis às cotas, salvo exceções mais individualistas.

Anônimo disse...

Continuo sendo contra.
E a princesa que nasceu branca e teve que estudar em escola pública, não pode ter um quarto só pra ela, e nem foi a Disney, nem, teve psicologos, nem teve plano de saúde?? Vai continuar fora da universidade só porque é branca? Já que na frente dela estarão as brancas ricas e as negras..
No fundo vejo as pessoas querendo discutir um problema ignorando o outro. O problema é de base, de estrutura sócio-ecônomica.
Sonho em não precisar pagar escola para meus filhos, porque a escola pública será de qualidade. Sonho em não precisar pagar plano de saúde para os meus filhos, porque o SUS será de qualidade.
Sonho no dia em que minha filha vai entrar na universidade e vai olhar pra colega negra e não pensar se ela entrou ali porque merece e se esforçou para isso ou porque entrou no sistema de cotas.
Temos muito o que fazer para não precisar de cotas.

Anônimo disse...

Acho que deveria ter vagas especiais para o aluno que vem do colegio publico , sendo negro, branco etc. que nao tenha condicocões de pagar.Falando da empregada a da minha casa e branca, seu filho e branco e se der vaga especial pra negro ele esta sendo discriminado . Na verdade aa questao do negro e um erro historico . O que se tem que fazer e ìgualdade para todos.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Errata ao meu 1º comentário:
"... discuto isso há anos..."

É verdade que as cotas não são a solução IDEAL. Aí está o problema. Alguns comentaristas desviam o debate para o campo do ideal, onde o consenso é fácil, mas a concretização improvável a curto prazo.
O que o magistrado entendeu - assim como quase o universo político do DEM ao PSol - é que a política de cotas é algo capaz de incluir socialmente já!

Anônimo disse...

A solução ideal é sempre a mais trabalhosa, e por isso teremos que nos contentar e concordar com cotas?
Seria o mesmo que concordar que é mais fácil um governo ser assistencialista e não prover uma bela econômia.
E não discordo por ser egoísta, desqualificada ou qualquer outro motivo pessoal, mas sim porque não vejo como sendo a solução ideal, apenas mais um paliativo que depois acaba virando solução final.

Anônimo disse...

Não acho que só negros devam ter cotas, mas todos que lutam com dificuldades atrás de conhecimento em escolas com professores com remuneração que beira ao ridículo.
Escolas sucateadas, alem disto muitos tem que vencer fome, grandes distâncias descaso governamental e familiar e etc.
Concordo com as cotas, só que o fator de definição não deve ser a cor da pele.

Anônimo disse...

Concordo com o texto do juiz, realmente têm poucos quartos e escolas para princesas negras.Sou a fovor das cotas não somente para negros, mas também para pobres oriundos de escolas públicas.Crei, que a lei das cotas deva agir como uma solução imediatista, mas junto dela devem vir ações para melhorar o ensino desde de sua base, desde os primeiros anos de escolaridade, com a valorização dos professores, melhoria na infra-estrutura das escolas, e entre outras diversas medidas que visem a melhoria do ensino.Deste modo, no futuro, os negros e pobres do Brasil não precisarão mais de cotas, pois poderão copetir no vestibular de igual pra igual com os alunos das instituições privadas. O congresso brasileiro deve ter cuidado ao aprovar a lei das cotas, para não aprová-la de modo vazio, como pura e simplesmente uma forma de de deixar "os pobres coitados" que não tiveram oportunidade de um bom ensino entrar na universidade, por que isso sim é preconceito, além de levantar outras discussões, pois de nada adianta entrar na universidade se não se tem uma boa base posterior, com isso muitos alunos não conseguirão açlcançar o ritimo do ensino e abandonarão o curso pelo caminho. A lei de cotas, como já disse, deve representar o primeiro passo para reforma de todo sistema educacional brasileiro.

Anônimo disse...

Caro Cláudio;
Sou contra a garantia de vagas, porque - mesmo admitindo que não existe oportunidades iguais para todos - as cotas reduzem a capacidade do ser humano crescer de acordo com as suas vocações mais caras, que em última instância são os verdadeiros formadores da personalidade.
Até porque as cotas escondem sobre o tapete a necessidade urgente de investimentos nas escolas públicas - incluindo faculdades - para que todos possam concorrer tendo recebido o mesmo padrão nacional de educação.
Anteriormente - a título de exemplo - estudar no Liceu era sinônimo de prestigio social, por existir a garantia de um ensino altamente qualificado, que abriria muitas portas profissionais. Hoje, talvez pelos diminutos investimentos recebidos - estudar no mesmo Liceu receba outra avaliação da sociedade.

Silva em 27/12/08

Anônimo disse...

Preconceito?!! cotas...
As cotas sao muito pouco!
deveriamos ter mais acoes de inclusao, nao so dos negros mas tambem dos pobres.
é essencial lembrar que ate o seculo passado, negros nao podiam nem aprender a ler, nao tinham nenhum tipo de direito.
As cotas sao uma forma de acelerar o desenvolvimento dos negros e a intencao é criar uma classe media negra para que este projeto seja descontinuado ao longo do tempo(um exemplo é os EUA, que hoje já possui uma grande classe media NEGRA com grande forca economica, resultado da implementacao das cotas nas decadas passadas.)
Minha bisavo(ou seria tri...) provavelmente era escrava e NAO tinha o direito de ir e vir, era meramente uma mercadoria.
As cotas sao um sistema paliativo, porem necessarias para acabar com um circulo vicioso, pobres e negros que nao tem nenhuma oportunidade na vida.
Fazendo uma analogia, é como se em uma corrida os negros saissem muito depois do brancos, nao havendo condicoes de ultrapassagem...
Sou a favor das cotas, e fico revoltado quando uns verdadeiros ''babacas'' nao tem vergonha de se declarar negros no papel, mas sao repletos de preconceito. A classe media e os ricos de hoje que foram os donos de escravos de ontem nao conseguem compreender esta necessidade de inclusao.
Mas como dizem, a elite brasileira é burra e nao consegue entender que a violencia está ligada a falta de educacao e a desigualdade social.
AS COTAS SAO UMA OBRIGACAO, UMA FORMA DE RECOMPENSAR AQUELES QUE ATE POUCO TEMPO NAO ERAM DONOS DE SEUS DESTINOS.

Anônimo disse...

A COTA É UMA CONDUTA QUE REPERCUTE HIPOCRITAMENTE, POR ISSO É TÃO PROPAGADA, OS DIREITOS DEVEM SER IGUAIS DESDE O ENSINO BÁSICO E MÉDIO, OU SEJA, SENDO TODOS BEM PREPARADOS, TANTO DA ESCOLA PARTICULAR E PÚBLICA, QUE AS VAGAS SEJAM DISPUTADAS PELOS MELHORES ALUNOS. ASSIM NÃO ESTARIA PRIVILEGIANDO OS AFORTUNADOS.

ALÉM DISSO, TAL CONDUTA DE COTA BENEFICIA OS ¨BRANCOS RICOS¨, OS ¨NEGROS RICOS¨, E PRETERINDO OS ¨BRANCOS E NEGROS POBRES¨.

¨BRASIL, PAÍS DA CORRUPÇÃO E HIPOCRISIA¨.

Anônimo disse...

Cidadão de 16:50 como no Brasil a maioria é negra sempre os pobres negros vão ficar em desvantagem, ou sera que você não percebeu isto que no Brasil ou em qualquer cultura racista e preconceituosa ate os morenos e mulatos se consideram brancos , vamos fazer a conta certa a população do Brasil em sua maioria é negra ou tem negro e sua arvore familiar. A proposito vamos esperar as desigualdades acabarem , vamos esperar uma escola publica de qualidade ai os pretinhos terão direito as universidades de qualidade que é publica pois a particulares nem os riquinhos querem; mesmo que isto dure seculos ,tudo bem o Brasil é o pais do futuro para os negros.A nossa vingança e que cada vez mais vemos nas ruas esse amor cafe com leite entre jovens ,ai vamos miscegenar tudo é acabar com esse preconceito velado e hipclita de nossa sociedade.Francisco

Anônimo disse...

Lais ,você deveria ir a reitoria da Uerj no rio para se interar melhor sobre o que voce postou.Segundo estudos preliminares os alunos que entraram no sistema de cota se apegaram com tanta garra a oportunidade que receberam que os resultados são surpreendentes,inclusive em outras universsidade pelo Brasil afora o resultado tem sido o mesmo aproveitamento de uma grande oportunidade mesmo chegando com defasagem as mesmas, mas a garra e a força de vontade faz com que os cotista surpreendam muitas teses levantadas sobre este tipo de ação que em breve ficara ainda mais justa, ou seja todo aluno de escola publica tera direito as cotas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário do cidadão das 16h e 50m.

Anônimo disse...

Olha, sempre dou minha opinião e respeito a democracia, mas acho que se declarar "ANÕNIMO" ja mostra
um leve perfil covarde [ embora seja um direito ]... mas pô, vamos sair do armário (BRASIL MOSTRA SUA CARA)!!!! Fazer comentários essencialmente políticos, às vezes contrariando até a si próprio???? Tudo por uma "bandeira" ou um partido político???? ora bolas, bandeira por bandeira, seja pois, a BANDEIRA DO BRASIL!!!!!!!!!!! cotas para os negros sim, brancos pobres tbm; devolvamos aos negros tudo que deles tiramos e aos índios tbm porque não?
"BRASIL MOSTRA SUA CARA!!!!!!!!!!"
































acho que se declarar

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o cidadão das 16h e 50m.

Anônimo disse...

Você é a favor das cotas para negro? Desculpa Claudio sou negro não deveria mandar post pois com certeza excedi a sua cota de escolhido para publicar post. A proposito este é o quarto, este não e´para você pubilcar e direcionado a você,o que vai faser com ela enfia este post onde quiser pois vou voltar a brogs menos temperamentais democraticos e honestos.Francisco.

Anônimo disse...

O MAIOR PRECONCEITO DO BRASIL NÃO É O RACIAL E SIM O SOCIAL, AFINAL DUVIDO QUE O MAIOR RACISTA DO PAÍS NÃO REBERIA DE BRAÇOS ABERTOS O OBAMA, O PELÉ, O JORDAN..., AO MESMO TEMPO QUE VIRA AS COSTAS PARA OS BRANCOS QUE POR VENTURA LHES PEDEM O QUE COMER.