quinta-feira, 18 de julho de 2013

Prefeitura de Campos quer construir PU na quadra do 29 de Maio



Os alunos e funcionários do Colégio 29 de Maio, em Campos, estão revoltados com uma decisão da prefeitura de instalar um Posto de Urgência (PU) dentro da instituição de ensino. Eles não são contra a construção de um posto de atendimento à comunidade. O que eles não querem é que o poder público utilize o espaço da quadra de esportes para executar este projeto.

De acordo com profissionais da escola que, com medo de serem prejudicados de alguma forma não quiseram se identificar, na última quarta-feira (17 de julho), eles foram surpreendidos na instituição por profissionais de uma empresa de obras que presta serviço a prefeitura para começarem as obras. “Ontem eles chagaram aqui e disseram que iam começar a demolição da quadra de esportes para a instalação na nova unidade de saúde. Contudo, a direção informou que eles só poderiam fazer isso depois que a escola fosse formalmente avisada pela secretaria de educação”, contou um educador.

A opinião contrária à decisão da prefeitura também é compartilhada pelos alunos. Segundo Rayana Moraes, aluna do 7º ano da instituição, a quadra de esportes vai muito além das aulas de educação física. “Ao contrário do que muitos podem pensar, a gente não usa o espaço apenas para fazer esportes. A própria banda marcial histórica do 29 de Maio faz os ensaios lá”, disse a aluna.

A sugestão dos alunos e profissionais é de que a prefeitura construa a nova unidade de saúde em uma praça abandona que é bem próximo do colégio. “Menos de 500 metros daqui tem uma praça que infelizmente é freqüentada por drogados e mendigos. Por que a prefeitura não constrói lá?”, questiona outro educador.

Na manhã desta quinta-feira (18), uma equipe da secretaria de educação esteve no colégio e se reuniram com os professores, mas a equipe de reportagem do jornal Terceira Via não pôde acompanhar.

A quadra do colégio, que segundo os próprios alunos está sem reformas há mais de dez anos, tem 24m² e, com a reforma proposta, eles ficariam com um espaço irrisório e inviável para a prática de esportes. Sem concordar com a iniciativa, os alunos fizeram abaixo assinado que será entregue a secretaria de educação e a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho.

“É claro que queremos que o bairro tenha mais uma opção de atendimento médico. Mas achamos que a quadra do colégio não é o melhor lugar. Vamos lutar para que o posto de saúde não seja instalado aqui e ainda lutaremos para que a prefeitura faça uma reforma”, concluiu a aluna Maria Gabriela Simões, aluna do 8º ano do 29 de Maio.

Jornal Terceira Via on line

Nenhum comentário: