sexta-feira, 19 de julho de 2013

O Porto do Açu





O declínio da situação econômica do empresário Eike Batista tem levantado uma série de dúvidas acerca de qual será o real destino do Porto do Açu.

O momento é delicado. Vários profissionais demitidos; outros na berlinda e alguns em retorno as suas cidades numa forçosa ação de contenção de despesas.

Nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, não se tem certeza sobre o seguimento das obras e a insegurança ganha expressivo lugar.

Quando o Porto foi lançado, políticos se apressaram para serem identificados como os pais do projeto, visando colher frutos eleitorais.

Hoje, diante dessa situação de impasse, muitos daqueles que antes não perdiam uma oportunidade de se portarem na linha de frente dos louros, já sumiram ou estão atrás das cortinas, esperando o ‘andar da carruagem’.

O momento requer união política. Qualquer retrocesso agora enseja perda.

Todos os detentores de mandato; sejam eles prefeitos, deputados estaduais ou federais e vereadores precisam unir forças e dentro de cada área de influência, devem tentar manter a estabilidade dos investimentos, fortalecendo a confiança daqueles que porventura pensam em deixar o empreendimento.

Certo que o Porto do Açu será de grande relevância para nossa região em que pese qualquer progresso trazer consigo ônus. Pensando nisso, existem planejamentos prévios tanto estruturais, sociais como econômicos.

Dessa forma, não é justo que, diante das incertezas que assolam a região, não se tenha nossos representantes unidos por uma causa em comum: o fortalecimento do Porto do Açu.

Além disso, esse mesmo progresso pode trazer cenários futuristas sensacionais. Portas de emprego, qualificação profissional, aquecimento do mercado imobiliário, troca de experiência, dentre outras questões que só um porto dessa monta pode proporcionar.

Enquanto isso, alguns políticos usam a baixa dos investimentos para antecipar debates político-partidários.

Muitos deles (focados nas eleições gerais de 2014) estão criando incêndios locais para que essa fase crítica ganhe dimensões atômicas no intuito de mancharem a imagem daqueles que estiveram na frente embrionária do empreendimento.

Ora, diversos munícipes contribuintes enxergam no Porto do Açu a chance de um crescimento social direto e indireto. São cidadãos que esperam dias melhores e sonham confiar que seus filhos e netos viverão numa região de cenário diverso daquele que se vê hoje.

Definitivamente, é preciso união de nossos representantes independentemente de cor partidária. A hora é de consenso.

Nesse momento, mais importante do que as eleições de 2014 é a dignidade de um povo que anseia ser muito mais do que simples eleitores!

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: