sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SJB com novos profissionais eme metalurgia e eletromecânica






Cerca de 200 alunos dos Cursos Técnicos em metalurgia e eletromecânica e dos cursos de qualificação em culinária e camareira do Programa Mulheres Mil, foram diplomados na noite da última quarta-feira, 19, no SESC Mineiro de Grussaí. O evento é fruto da parceria da Prefeitura de São João da Barra com o Instituto Federal Fluminense-IFF, através da secretaria de Educação e Cultura, cujo convênio tem a metodologia de buscar as demandas da região, promover o crescimento e o nível de escolaridade das pessoas para inseri-las no mercado de trabalho.


“Temos a preocupação em capacitar e qualificar nossa população para o mercado de trabalho. Os cursos abrem novas perspectivas de emprego e, consequentemente, de melhoria de vida”, explicou Antônio Neves, Secretário de Educação. Já o reitor do IFF, Luis Augusto Caldas Pereira lembrou que a parceria do município com o governo Federal brevemente será definitiva, já que falta pouco para que São João da Barra tenha o seu próprio campus federalizado em área cedida pelo governo Carla Machado.


Referindo-se ao Programa Mulheres Mil, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Denise Esteves, disse que “nossa parceria prepara o munícipe em qualificação profissional, encaminha ao trabalho e fortalece a renda familiar, tudo isso com o objetivo de torná-lo ativo e provedor do próprio sustento”, comentou lembrando que os programas sociais Bolsa Família, Renda Melhor e Cartão Cidadão, são instrumentos imediatos de atendimento às famílias de baixa renda, mas que os governos, nas três esferas, têm a missão de promover o cidadão estimulando e garantindo o estudo de suas habilidades.


Um exemplo é o Programa Mulheres Mil que ao diplomar 100, coloca todas no batente, segundo a Gestora do Programa Mulheres Mil no Núcleo Avançado de São João da Barra, Márcia Regina Chrysóstomo. “As 100 mulheres estudaram durante cinco meses com aulas teóricas e práticas e já foram reservadas para trabalharem num hotel do município, da mesma forma que os técnicos de metalurgia e eletromecânica, que já estão praticando a nova profissão, inclusive em outros municípios como Macaé, depois de dois anos e meio de curso”.
Presente à solenidade a Prefeita Carla Machado ressaltou a importância

do sentimento de dever cumprido dos alunos, que, segundo ela, é meio parecido com o que sente depois de ter administrado o município por oito anos. “Um dos orgulhos é ter desenvolvido uma política educacional de qualidade no ensino público, que vem qualificando o sanjoanense em diversos níveis, inclusive, com portas abertas para o ingresso ao mercado de trabalho. Parabenizo a todos e destaco o esforço das mulheres nota 10 mil pela garra com que se dedicaram aos estudos”. Para a dona de casa Tatiana Romão, oradora da turma, o programa resgatou os sonhos de uma classe há muito esquecida.

Fonte: Assecom da Prefeitura de SJB

Um comentário:

Anônimo disse...

Que belo ato! Mais um dos frutos obtidos a partir das sementes semeadas e muito bem cuidadas de uma gestão séria, transparente e democrática.
Parabéns profa. Cibele! Essa conquista também é fruto do seu suor e do suor de todos aqueles que se empenharam por um IFF cada vez melhor!
Saudade da democracia!!!