quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"Meninas de Guarus": audiência pública em Fevereiro





Foi aprovada pela Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania a Audiência Pública sobre o pavoroso caso noticiado pela imprensa de Campos, que se arrasta desde o ano de 2009, conhecido como “As meninas de Guarus”

A Revista “Somos Assim”, as redes de blogs, jornais e rádios de Campos trouxeram ao conhecimento da população a existência de um inquérito recheado de relatos de mortes de adolescentes, redes de pedofilia, chantagens e possíveis desaparecimentos de crianças. Apesar das graves denúncias da imprensa convencional e das redes sociais o inquérito caminha sem conclusão já a quase 4 anos. 

Na busca de esclarecimento do caso, o Deputado Roberto Henriques requereu junto à Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa a realização de uma Audiência Pública, visando saber as razões da lentidão do caso. 

Na tarde de ontem (19/12) a Comissão presidida pelo Deputado Marcelo Freixo aprovou o requerimento do Deputado Roberto Henriques cuja a ata da reunião deliberativa encontra-se publicada no Diário Oficial de hoje. Comentando o caso o Deputado Roberto Henriques disse : “ Quero agradecer ao Deputado Marcelo Freixo e aos demais membros da Comissão de Direitos Humanos que foram diligentes ao aprovarem o meu pedido. 

A Comissão é das mais solicitadas e ativas da ALERJ e apesar dos seus inúmeros compromissos abraçou esta causa e estará no retorno do recesso em Campos dos Goytacazes. 

A tarefa de esclarecer este pavoroso caso das “Meninas de Guarus” e ajudar o Deputado Marcelo freixo na realização da Audiência em fevereiro é de todos nós. Dedicarei, a pedido do Deputado Marcelo Freixo, o mês de janeiro para junto aos cidadãos, conselhos tutelares, conselho de direitos, jornalistas e blogueiros, que noticiaram este triste caso, e autoridades locais informações que possam consubstanciar a Comissão nos preparativos e concepção da Audiência Pública. 

Esta ação solidária e conjunta de todos nós será a garantia do esclarecimento dos fatos noticiados que envergonham toda a Campos”. Finalizou o Deputado Roberto Henriques.

Segue na íntegra a publicação do Diário Oficial do Estado




COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
ATA DA 6ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

Aos dezenove dias do mês de dezembro de dois mil e doze, às quinze horas e trinta minutos, na sala trezentos e onze, do Palácio Tiradentes, reuniu-se a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, com a presença dos Senhores Deputados MARCELO FREIXO - Presidente, FLÁVIO BOLSONARO e ROBSON LEITE, membros efetivos deste órgão técnico.

ABERTURA: Havendo número regimental, Sua Excelência declarou aberta a 6ª Reunião Extraordinária, conforme convocação por edital publicado em dezenove de dezembro de dois mil e doze. 

EXPEDIENTE: I - Documentos Recebidos:
Não foram despachados documentos à Comissão para ciência. 

II - Distribuição de Proposições: Não existiam proposições para serem distribuídas. 

ORDEM DO DIA: O Senhor Presidente colocou em votação a deliberação da seguinte Audiência Pública: 1 - Realização de Audiência Pública para discutir “O caso das meninas de Guarus: a rede de exploração de menores de idade no norte do Estado do Rio de Janeiro”. Posta em discussão e votação, a Audiência Pública foi aprovada. 

ENCERRAMENTO: A seguir, como não houvesse nada mais a tratar, e como ninguém quisesse fazer uso da palavra, o Senhor Presidente suspendeu a reunião, para que eu, Viviane Nicolau de Sousa, Secretária, matrícula 201.666-5, lavrasse a presente ata. Reabertos os trabalhos, foi a ata lida, aprovada, tendo sido assinada por mim e pelo Senhor Presidente. Sala trezentos e onze do Palácio Tiradentes, em dezenove de dezembro de dois mil e doze. 

 Deputado MARCELO FREIXO - Presidente; (a) 
Viviane Nicolau de Sousa - Secretária - Mat.201.666-5

15 comentários:

Bruno do Jockey disse...

Esse Dep. Roberto Henriques, é um verdadeiro defensor do povo de Campos, quer mesmo ver a coisa andar, cobrando e até mesmo conseguiu marcar uma Audiècia Pública com Presidente da Comisão de Direitos Humanos Dep. Marcelo Freixe para Fevereiro. Parabéns Deputado, o povo de Campos agradece a sua atitude.

Roberto da Penha disse...

Parabéns Dep. Roberto Henriques, essa Audiência Publica mostra que o senhor esta de olho para que não termine em pizza.

Anônimo disse...

É isso ai Dep. Roberto Henriques, o povo de guarus agradece o empenho do senhor pelo caso "meninas de guraús". Com essa audiência pública da comissão de direitos humanos da alej, garanto que om caso agora vai ser resolvido. Confiamos no Senhor.

Antônio Pq. Leopoldina disse...

Não poderia ser diferente, a luta do Dep. Roberto Henriques, pelo caso MENINAS DE GUARUS. Presidente no início da Fundação do Menor, lutou sempre a favor das crianças menos fav1968orecidas, criando programas de erradicação do trabalho infantil, estágio em divs. Empresas e Comércio, e também o início do Conselho Tutelar. Um General a frente da batalha.

Anônimo disse...

Parabéns Deputado Roberto Henriques por mais uma nobre iniciativa. Um Deputado que realmente trabalha em favor da população do nosso estado. Manoel do IPS.

valter pq rosário disse...

parabéns dep roberto henriques ,o nobre dep esta sendo incansavel nas lutas pelos interesses de todo o nosso povo . venho acompanhando em varios blogs diferentes lutas do senhor em favor do nosso povo , os abusos da alto viação 1001 , a demora das conclusões da duplicação da br 101 ,os ensentivos para o setor sucro-energético para a volta do cultivo da cana-de-açucar e tantas outras importantes lutas e agora esta audiência pública tão importante para resolver esta situação . parabéns e continue assim que o senhor vai longe .

Anônimo disse...

Parabéns ao deputado Roberto em se empenhar nesse caso.... Que seja feita a justiça!
Ludimila

Erika Almeida disse...

Mas uma vez o Deputado vem nos encher de orgulho,Roberto a cada dia que passa vc vem mostrando o que é fazer politica com P maiúsculo,estou orgulhosa de vc,meus parabens!!!!

Joaquin disse...

É amigos quem achava que isso ficaria em pune pode preparar pq Roberto Henriques entrou em sena,e agora amigos "sai da reta"pq esse homem não brinca,ja tem neguinho si borrando todo!!!kkkkkkkk,a qui perto de casa tem um que não dorme nem com rivotril mas,ta doidinho.

Pedro Paulo disse...

Vamos la Deputado,pra cima deles,e parece que tem peixe grande envolvido nessa maracutaia toda,Roberto vai pra cima deles pedófilos mesmo.

Anônimo disse...

Frederico - ( Parque Guarus )

Faz valer nosso voto deputado, já tem peixe grande da politica campista a base de remédios, lugar de pedófilo é banido dentro de uma cadeia pra sempre.

Reinaldo Azevedo disse...

Parabéns deputado Henriques, por sua coragem e determinação para apurar este caso que vinha sendo adormecido mas que as vítimas e a população não esqueceu. Parabéns, essa luta é uma luta que tem enorme valor e reconhecimento de nossa população.

Anônimo disse...

Parabens deputado por mais um trabalho feito,isto tem que ser revelado............e uma vergonha.......PAULINHO DO SANTA ROSA...........

Ricardo Athaydes disse...

Parabéns deputado Henriques, sua postura é digna de muitas parabenizações. Fico imaginando as famílias desesperançosas, que agora sabem que tudo será apurado.

Anônimo disse...

O povo de Campos sabe da importância que é ter um deputado que se preocupa e trabalha com amor e honestidade a favor do seu povo. Parabéns, Roberto Henriques, confiamos em você.
Renato.