segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Banco Espírito Santo emite nota e desmente Garotinho





Ao contrário do que garante o deputado federal Anthony Garotinho (PR–RJ), banco Espírito Santo nega ter recebido qualquer quantia de Rosemary Noronha. Em nota enviada como resposta a solicitação do 247, instituição portuguesa diz que sistema de controle teria detectado "montante" de 25 milhões de euros 29

A reportagem do 247 procurou o Banco Espírito Santo, com sede em Lisboa, depois da denúncia feita pelo deputado federal Anthony Garotinho.

O deputado do PR reafirmou, nesta segunda-feira 3, que a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha havia entrado com 25 milhões de euros em Portugal, em uma das viagens que fez ao país acompanhando o ex-presidente Lula, entre 2008 e 2010.

Mas a instituição afirmou em nota que o banco "não tem registro de qualquer depósito realizado em nome de Rosemary Noronha". E destaca que o BES tem um sistema de prevenção de "última geração", que responde integralmente às "exigências" da legislação em vigor em Portugal e em outros países.

Ainda segundo o banco Espírito Santo, a instituição teria detectado a quantia em questão: 25 milhões de euros, algo em torno de R$ 68 milhões. A reportagem do 247 procurou Garotinho nesta segunda-feira e ele confirmou toda a denúncia. Mais: sugeriu que a Polícia Federal mantém, mas ainda não divulgou, a quebra do sigilo telefônico de Rosemary Noronha com ligações para o ex-presidente Lula.

Segundo o parlamentar, a informação é de um funcionário da Polícia Federal, que contou a ele detalhes da investigação e o motivo do nome da operação. Porto Seguro seria uma alusão à cidade do Porto, em Portugal, destino, de acordo com o deputado, da mala diplomática levada por Rosemary.

Confira a íntegra da nota do Banco Espírito Santo:

"O BES não tem registo de qualquer depósito realizado pela senhora mencionada na sua pergunta. Aliás, a referida senhora não é cliente do BES. O BES dispõe de um sistema de prevenção e detecção de branqueamento de capitais, equipado de ferramentas informáticas de última geração, que responde integral e eficazmente a todas as exigências da legislação em vigor em Portugal e dos normativos de referência internacional.

Por maioria de razão, um depósito em numerário do montante referido, seria necessariamente detectado pelos sistemas de controlo instalados no BES."

Fonte: Brasil 247

Garotinho fala do caso AQUI e o blog do Bastos replicou as palavras do deputado AQUI  

Um comentário:

Anônimo disse...

Portugal ou PTgal, onde mesmo fica essa banco?