domingo, 25 de novembro de 2012

51º Fórum de Conselhos Tutelares reúne vários municípios em São João da Barra





O Município de São João da Barra está sediando o 51° Fórum de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro. O evento teve início às 9h desta sexta-feira, 23, mas a cerimônia de abertura acontece às 19h30, prosseguindo até domingo, no Cine Teatro São João. “Este Fórum é permanente e acontece trimestralmente nos municípios eleitos em eventos próprios da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro ACTERJ”, disse a secretária de Assistência Social Denise Esteves.


Com apoio total da Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, o 51º Fórum traz para discussão durante todo o dia temas como Estatuto da Criança e do Adolescente: Proposta de anteprojeto de adequação da Lei Municipal, palestrante advogado Cláudio Roberto Pinto Sobral; Sobre as Políticas de atendimento: Perguntas que não querem calar e Modelos de atendimento à criança e ao adolescente e os desafios para efetivação da doutrina da proteção integral; O Conselho Tutelar na luta pela garantia de sua autonomia e exercício de sua autoridade, que serão explanados pelo escritor Luciano Betiate, além dos Estudos de Caso pelo psicólogo Sérgio Henrique Teixeira e das Dinâmicas, comandadas pela psicóloga Cristine de Oliveira Maia.


Todos os participantes que tiverem mais de 75% de presença receberão certificados ao final do evento, marcado para 12h do dia 25. Antes, porém, às 10h haverá ato solene em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar com a participação de Marcelo Nascimento, assessor da Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

O tema será Nova Lei que garante aos Conselheiros Tutelares direitos sociais e unificação do processo de escolha. O dia também está reservado para a eleição do município sede do LIII Fórum Permanente.

Fonte: Secom SJB

2 comentários:

Marcelo Nogueira disse...

Tenho certeza que o deputado Roberto Henriques participou desse evento, afinal de contas esse é um assunto que ele entende muito. ajudou e orientou formar diversos conselhos, quando secretário da Fundação do menor, a epóca.

DAVI CAJU disse...

ESPERO QUE OS CONSELHEIROS TUTELARES QUE ESTÃO ATUANDO,NÃO SE ESQUEÇÃO DAQUELE QUE NO INÍCIO,FOI QUEM LUTOU PARA QUE CAMPOS FOSSE UM DOS MUNICIPIOS PIONEIROS EM IMPLANTAR O CONSELHO MUNICIPAL EM NOSSA CIDADE. OBRIGADO DEP.ROBERTO HENRIQUES POR MAIS ESTA PORTA ABERTA, SEMPRE LIGADO,ANTECIPANDO O FUTUTO.