sexta-feira, 13 de julho de 2012

Prefeitura de SJB inaugura obras em Roças Velhas




A comunidade de Roças Velhas, no 6º Distrito de São João da Barra, ganhou três modernos prédios para funcionamento de uma creche, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente. As unidades atenderão Roças e comunidades do entorno e a cerimônia de inauguração aconteceu na tarde da última quarta-feira, dia 11 de julho. 

Com capacidade para 200 crianças de zero a cinco anos, a Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos Campos foi viabilizada por meio de um convênio entre prefeitura e o Programa Somando Forças, do Governo do Estado. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com supervisão da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, composta por psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, nutricionista, assistente social, e fisioterapeuta. 

Ao lado da creche, fica o Centro de Referência da Assistência Social, que presta serviços de proteção e atendimento integral a aproximadamente 2 mil famílias de Roças Velhas, Barcelos, Vila Abreu, Caetá, Palacete, Rua Nova, Campo da Praia, Degredo e Cajueiro. O trabalho desenvolvido no CRAS é de acompanhamento familiar e de inserção em diversos programas sociais. 

Já o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente receberá cerca de 30 crianças do PETI, 25 do Programa Pró-jovem e ficará à disposição das demais crianças da comunidade - cuja família esteja inscrita no CRAS - que queiram participar de atividades socioeducativas, como dança, esporte, reforço escolar, aulas de espanhol e capoeira. 

De acordo com o secretário municipal de Obras, Alexandre Magno Estefan, as três unidades ocupam uma área de 3.200 metros quadrados. A creche é dotada de quatro salas de aula, dois berçários, duas salas para maternal, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, vestiário masculino e feminino, área para lavanderia, despensa e depósito de lixo, jardim interno, sala para professores, direção, almoxarifado, playground e pátio interno gramado. 

O CRAS possui recepção, quatro salas para atendimentos social, jurídico, psicológico e coordenação, auditório, copa e banheiros masculino e feminino. Já o Centro de Convivência da Criança e do Adolescente possui recepção, sala de vídeo, biblioteca, refeitório, cozinha, área de serviço, banheiros, além de outras duas salas. 

Prefeitura de São João da Barra
Secretaria de Comunicação Social
Maurício Barreto

Nenhum comentário: