terça-feira, 29 de maio de 2012

Procurador representa contra Márcio Thomaz Bastos por crime de lavagem de dinheiro



O criminalista Márcio Thomaz Bastos já foi advogado do hoje ex-presidente Lula, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (1987) e ministro da Justiça entre 2003 e 2007. Hoje defende o bicheiro Carlos Augusto Ramos, pivô da CPI do Cachoeira.

 Se depender de uma representação feita pelo procurador Regional da República no Rio Grande do Sul Manoel Pastana, Bastos será investigado agora por supostamente ter praticado crime de lavagem de dinheiro ou receptação não intencional de recursos de atividades criminosas. Pastana ingressará com a ação contra Thomaz Bastos hoje (29). O Congresso em Foco teve acesso com exclusividade à ação movida por Pastana.


Para Pastana, o fato de Thomaz Bastos receber R$ 15 milhões em honorários para defender Cachoeira é indício de crime. Na representação à Procuradoria da República em Goiás, Pastana argumenta que o bicheiro não tem recursos de origem lícita para bancar tamanha despesa. 

Assim, ele quer saber de que forma ele paga os serviços do ex-ministro da Justiça. Para tanto, o procurador pede a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Thomaz Bastos e informações ao Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) sobre eventuais movimentações ilegais de dinheiro do exterior.

Na opinião de Pastana, são claros os “indícios” de que Bastos cometeu ou está prestes a cometer um crime. E poderia mesmo ser preso. “A prisão em flagrante é possível, caso o advogado seja pego recebendo os recursos oriundos de condutas ilícitas praticadas por Cachoeira”, argumentou Pastana no documento, que deve ser protocolado nesta terça-feira (29) no Ministério Público Federal.

Thomaz Bastos foi informado da representação no início da noite de ontem. Ele disse ao Congresso em Foco que poderia prestar esclarecimentos às 21h, mas, no horário combinado, não atendeu mais ao telefone e nem respondeu às mensagens de texto enviadas.

As informações são do Congresso em Foco.

2 comentários:

Antonio Rangel disse...

Assassino

Apesar de não embasar seu pedido em questões morais, o procurador disse que Bastos agiu de maneira antiética. Ele disse não ser “razoável” que Thomaz Bastos, que, como ministro da Justiça, teve a missão de “defender o Estado brasileiro da ação deletéria de infratores”, agora passe a defender um desses infratores. “Isso fere de morte a ética e a moral.”


Pastana disse na representação que, se nada for feito, Carlinhos Cachoeira vai se aproveitar dos resultados dos crimes cometidos por ele. “Permitir que o dr. Márcio Thomaz Bastos usufrua de tais recursos seria o mesmo que (…) entender lícito que o advogado receba honorários de assassino, que paga sua defesa com o dinheiro recebido para matar a vítima”, criticou.

http://lilicarabinabr.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

FUNCIONÁRIO PÚBLICO!
É isso que queremos:Respeito!
Amanhã.No CESEC.NÃO FALTEM!!!

O que plantamos,colhemos.

Em toda administração pública responsável o servidor público é tratado como foco principal.O bom gestor sabe que para ter em sua gestão um serviço de excelência para a população é preciso reconhecer e respeitar o papel desempenhado pelo servidor.Na administração moderna,uma das principais ações para melhoria da gestão é a valorização do servidor público e, aliado a isso, sua qualificação em serviço.
Não dá para ficar parado no tempo do coronelismo e esperar do servidor público apenas subserviência.Os tempos mudaram e o servidor público, hoje,compreende o sentido do seu espaço na administração pública.Ele está consciente de suas funções,suas responsabilidades,seus direitos e deveres.Se capacita para cada vez mais participar das decisões da gestão pública pois compreende que tais decisões têm impactos diretos sobre sua família e toda sociedade na qual está inserido .Valorizar o servidor público numa crescente humanização de sua participação no trabalho requer programas de integração e motivação que contemplem também o lazer e a família.Valorizar o servidor público e motivá-lo é a chave do sucesso em qualquer administração que deseja conquistar a eficiência, o respeito dos servidores e a confiança do povo.Para se ter um servidor eficiente é preciso dar a ele condições decentes de trabalho,valorização e qualificação. A história da política pública revela que sempre existiu e sempre existirão pessoas que não estão comprometidas com os legítimos interesses da sociedade para as quais se dispuseram a trabalhar mas a grande maioria está compromissada com a ética e a moral no exercício de suas funções,como é o caso dos nossos servidores.E como a administração pública de nossa cidade trata os servidores Públicos?Servidores da Educação sendo pressionados quando adoecem.Servidores da Saúde em locais de trabalho em péssimas condições.Servidores da Segurança aguardando serem comandados por um dos seus.Servidores Públicos até a data de hoje sem definição do índice de aumento.O que deseja essa administração?Que nota dará o professor a essa administração?Que remédio indicará o médico para essa gestora?Que resposta darão os servidores para esse tratamento recebido?O que plantamos,colhemos!