domingo, 20 de junho de 2010

LEITORA NARRA ESPANCAMENTO NA PELINCA E QUESTIONA INTEGRIDADE DOS JOVENS CLASSE MÉDIA DE CAMPOS

 Caro Roberto:
Como vc tem o poder de ser lido por muitos campistas, quero te contar uma história que merece ser conhecida pelo maior número de pessoas para que possamos juntos refletir sobre a situação e, quem sabe, modificar alguma coisa para melhor na maior cidade do estado, mas que se mostra tão pequena, tão provinciana e tão medíocre, quando percebemos o caráter de alguns moradores...Pois bem, ontem ( dia 17/06), uma fria noite de quinta feira, estava eu caminhando pela Pelinca com minha cadelinha e minha sobrinha, por volta de meia -noite, quando presenciei a seguinte cena: um jovem, magro, franzino mesmo, sendo espancado por um bando de jovens (tipo pit boys) em frente a um famoso bar ( onde inclusive estava tendo uma gincana cultural, ou seja, algo divertido e inovador - que todos deveriam aderir...). A covardia era tamanha, que o menino caiu no meio da rua, quase sendo atropelado por um carro que vinha correndo. O motivo da covardia não sei e não interessa. O que interessa aqui é que os jovens brutamontes ( todos meninos de classe média alta da cidade e que vivem saindo em colunas sociais, ex alunos de uma escola cara e elitista) "arrebentaram a cara" do rapaz ( expressão deles mesmos) com o maior orgulho, sendo assistidos por uma plateia inerte e passiva - como se aquilo fizesse parte da rotina de muitos dali. Uma menina ainda saiu chamando todos para entrarem no bar e voltarem a beber tranquilamente, enquanto o pobre rapaz era socorrido por uma menina e um amigo em um táxi. A cena foi tão chocante e rápida, que não tive nem como agir, mas sentimentos de revolta, repulsa e pena dos pais desses mal amados e mal educados jovens, me fizerem te escrever para refletirmos sobre essa situação. Tem sido comum, no mundo inteiro, um movimento de aceitação dos diferentes. O preconceito tem sido amplamente combatido em todos os lugares, mas nessa cidade, vemos claramente que existem redutos da elite ( como é o caso da Pelinca), em que se as pessoas não condizem com o modelo esperado, elas não podem ousar entrar. É muito mais comum do que se imagina esses pit boys ( jovens tão esmeradamente malhados nas nossas academias de ginástica, frequentadores de missas nas igrejas de bairros nobres, estudantes univesitários, filhos de famílias reconhecidas por aqui) "barrarem" os diferentes exibindo comportamentos conhecidos como BULLYNG ou arrumando brigas covardes para expulsarem essas pessoas do seu reduto. Sei disso por minha sobrinha, jovem também(linda por sinal), que prefere namorar rapazes de outras cidades a se envolver com esses jovens socialites (muito bonitos fisicamente, até mesmo educadinhos, mas totalmente vazios de caráter e humanidade). Te escrevo para te pedir: será que não existe uma maneira de combatermos esse comportamento, antes que ele cresça ainda mais e tome conta dessa cidade, que tem tudo para crescer em uma boa direção tanto quanto seguir em direção oposta...
Obrigada por sua atenção."

Fonte: Blog do Roberto Moraes

6 comentários:

Anônimo disse...

À revelia da intenção do sujeito, o inconsciente se expressa na fala.

Excelente comentário.

Porém, a autora, ao escrever, revela que o ser humano não tem tanto valor assim: "(...)estava eu caminhando pela Pelinca com minha cadelinha e minha sobrinha".

Anônimo disse...

Olá Claudio, Boa tarde,olha está havendo uma blits aqui perto do host. são josé na baixada. Eu acho q isso é uma vergonha, uma covardia q faz com o povo da baixada, pq n faz blits ai na Pelinca? Só faz com o povo humilde. Nao seo se é do conhecimento do Batalhão. Houvi dizer q está proibido de fazer isso. Vc poderia ajudar professor, ligr ai p o batalhão para saber se houve esta ordem. Afinal pq só com o povo da baixada? e outra, eles só fazem na hora do almoço. Eu desconfio q eles estão fazendo escondido, q é justamente em frente onde eles apanha almoço deles.

Anônimo disse...

Esses filhos de "papai rico" como se diz, têm aprontado como sempre fizeram. Outras gerações já levavam o estigma de bagunceiros perdoados.O que acontece é que filhos não absorvem mais educação de casa porque de casa não tem o que ser absorvido. Policiamento, não dispomos. As drogas dominam os meios sociais diversos: todos com livre acesso, portanto, é queimando índio, é batendo em prostitutas e homossexuais que o prazer aflora na mente dos riquinhos.

Anônimo disse...

Não entendi anonimo das 12;27.O fato da pessoa dizer que estava passeando com uma cadelinha e a sobrinha denota desvalorização do humano???
Sua fala anonimo , e que denota desprezo ao animal, visão antropocêntrica que supõe o homem ápice da criação.
Qdo formos menos humanistas(homem acima de tudo e todos)seremos mais ecológicos, respeitando a naturezacomo um todo.
Pense nisso.
Ps-não ¨possuo¨ animais , tampouco compraria um , não são mercadorias..

Anônimo disse...

À Autora,

Este comentário do anônimo das 12:27 soa, pelo menos para mim, que se algum desses jovens ou é seu familiar ou conhecido.

Jovens "corajosos" que precisam se juntar em bando para espancar apenas um. Ora, existe disputas de vale-tudo País a fora, por que esses corajosos não entram numa disputa como essa?

Bando de covardes é o que eles são. Tomam "bomba" e ficam demonstrando sua massa muscular artificial por aí.

Lamentável acontecimento.

Anônimo disse...

Aqui na pelinca é assim mesmo. Ja vi flanelinhas ameaçarem os guardas municipais que vieram aqui multar os carros estacionados em locais proibidos e o mesmos irem embora com medo e sem multar nenhum carro. Também já vi o irmão do vice prefeito ligar para alguém do alto escalão da prefeitura no momento que os guardas estavam multando os carros estacionados em local proibido na rua do seu Restaurante/Café. Um minuto depois eles foram embora sem fazer nada. Aqui infelizmente é assim. Manda quem pode obedece quem tem juízo.