sexta-feira, 26 de março de 2010

CABRAL COM 38% POSSUI BOA VANTAGEM EM RELAÇÃO A GAROTINHO COM 20% E GABEIRA NA FAIXA DE 18%



Pesquisa do Instituto Vox Populi, feita entre os dias 20 e 22 de março, com exclusividade para O DIA, revela que o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), lidera as intenções de voto na corrida para o Palácio Guanabara. Ele tem, segundo o levantamento, 38% da preferência dos eleitores e seria reeleito. Em segundo lugar aparece Anthony Garotinho (PR), com 20%, e em terceiro, Fernando Gabeira (PV), com 18%. Os dois estão tecnicamente empatados. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram registrados ainda 15% de votos brancos, nulos e eleitores indecisos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, sob o número 18994/2010, no dia 18 de março de 2010.
Cabral também lidera pesquisa de intenção de voto em um eventual segundo turno, seja contra Garotinho ou contra Gabeira. Na disputa com Garotinho, Cabral teria 45%, enquanto o ex-governador ficaria com 24%. Em um cenário contra Gabeira, a diferença é ainda maior. Cabral fica com 50%, enquanto o candidato do PV tem 21%. Garotinho venceria numa disputa com Gabeira, mas por pequena diferença, 30% contra 29%.
Para o presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, a boa vantagem na pesquisa de Cabral sobre Garotinho e Gabeira não significa que a eleição deve ser definida no primeiro turno. "A vantagem é boa, mas é prematuro dizer isso. Ainda entrarão no páreo alguns candidatos de menor peso político, mas que devem tirar pontos de Cabral", analisa.
Entre os três pré-candidatos, Cabral também apresenta o menor índice de rejeição, com apenas 9%. Garotinho tem rejeição de 32%, enquanto Gabeira aparece com 22%.
Mesmo em áreas onde os adversários são mais fortes, Cabral mantém a liderança. No interior, onde Garotinho tem o seu melhor desempenho, com 31%, Cabral aparece com 39%. Gabeira tem apenas 10%. Já na capital, área onde Gabeira tem o melhor percentual de intenção de votos, 25%, Cabral também está na frente, com 36%.
De acordo com o presidente do Vox Populi, Cabral reagiu bem diante da aprovação pela Câmara dos Deputados, da redistribuição dos royalties do petróleo, que poderá lesar financeiramente o estado. "Foi uma perda para o governador, mas o eleitor sabe que o assunto não está definido", explica.
A pesquisa quantitativa foi feita no Estado do Rio entre os dias 20 e 22 de março. Foram mil entrevistas feitas na capital e em 29 cidades da Região Metropolitana e do interior do estado. Estimada em 3,1 pontos percentuais para mais e para menos. Categorias com 0% significam percentual de respostas inferior a 0,5%.
FONTE O DIA



Comento no blog

A vantagem de Sérgio Cabral não garante uma vitória em primeiro turno, mas trata-se de uma realidade que chega em boa hora. Em relação ao garotinho, achei frágil a sua posição no interior, onde, em tese, ele é mais forte do que o atual governador.


O grande termômetro é o deputado Federal Fernando Gabeira. A indagação que deve ser feita é a seguinte: os 18% identificados na pesquisa ao seu favor são oriundos do colégio eleitoral do atual residente do Palácio das Laranjeiras, do ex-governador ou ainda fazem parte dos votos adquiridos na eleição para prefeito do Rio?


Ao meu sentir, acompanhar a evolução de Gabeira é de suma importância, afinal configurou-se bem nítido que a sua candidatura irá decidir a ocorrência ou não de um segundo turno no Estado do Rio de Janeiro.


O seu desempenho em novas avaliações promovidas pelos institutos de pesquisa  e a identificação da migração dos votos dos outros concorrentes para o seu capital eleitoral,  vão ser os pontos determinantes do pleito.

Ainda acredito em um segundo turno.
Cláudio andrade

    



3 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Vou dizer uma coisa que minha mente não consegue entender.

Não consigo compreender como pode pessoas politizadas, de linha de confronto, que querem a justiça, apoiarem e nem criticarem nada do Governo( Estado e federal), mas procurarem como se procura agulha no palheiro tudo de ruim na prefeitura. Claro que ninguém é perfeito, que nossa prefeitura está caminhando para cada dia botar ordem no caos, mais acertar e vai acertar, mas assinar recibo como tem assinado a oposição de Campos, é de deixar qualquer um a pensar mil coisas. Só eles não vêem o mico.

E, que bom, Profesor Claudio que você teve a coragem de se manifestar.

OLha eu fui PT.E PT é assim: "SE NÃO FOR PT, MATA, SE FOR PT E TIVER MORTO: RESSUSCITA." Não importa o carater. Eu sei porque fui PT. GRaças a Deus me livrei disso. E hoje só quero saber do carater das pessoas. Será possível que os justiceiros de esquerda não estão vendo o que está acontecendo no Governo do Estado e Federal? Se fosse u CRistão assumido que estivesse neste Federal ou Estado, tenho certeza que já estaria na cadeia>
Ou DEUS TODO PODEROSO MOSTRA TODA A VERDADE,ou nem sei.

È TUDO TÃO CLARO SÓ OS CEGOS NÃO VÊEM. Kêkéisso??? Misericórdia!

palavrinha:
centorma

Hum, quem bom, basta "cem para entornar".

Anônimo disse...

E Garotinho acha q os números não são estes. Ele só "vê" o que lhe interessa!

Anônimo disse...

todos sabem q isso ñ é verdade
Sergio viajando Cabral não esta com tudo isso,se ele é o pior governador q o RJ já teve
FORA CABRAL