quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

RECORDAÇÕES

Hoje, por questões laborais, tive que voltar no tempo e recordar algumas passagens de minha vida. O tempo retroagiu aos idos de 1992, quando fazia um curso técnico e trabalhava na Vila Maria, que na época era sede do governo municipal.
Confesso que sempre fui saudosista e que a maioria de minhas lembranças de vida são ótimas. Mesmo assim, penso que os nossos filhos, daqui a quinze anos, não terão tantas coisas boas para lembrar.
O pé de ingá não existe, o Forte Apache e o fogão à lenha também não. O cine Goitacá acabou e a lanchonete Lancaster idem. As chácaras de nossa cidade, como as da rua da Jaca, desapareceram ou sucumbiram ao avanço imobiliário.
O Colégio Liceu não tem mais a presença do inspetor seu Jorge e não há mais a possibilidade de comprarmos balas de soldado, aquelas vermelhas e deliciosas. E o mentex? Desapareceu sem nos dar a oportunidade de adquirirmos a última caixa de recordação. A bala soft também.
A padaria Napoleão fechou as portas e a Cruz de Malta em Atafona é só resíduo. Alguns amigos também se foram. Uns para outras cidades e outros para o céu. O colégio Bittencourt também sente a falta do senhor Mário e o Colégio Auxiliadora, da irmã Anita. O enroladinho do Laura de Vicunha já não é o mesmo e o Cantinho do Poeta virou residência.
O tradicional almoço de Domingo na casa dos pais sucumbiu ao fast food. O noivado virou ato secundário e o casamento um vai e vem tenebroso. Hoje, algumas pessoas possuem planos de saúde e as vovós, que rezavam com os galhos de arruda, desapareceram. Arruda hoje, inclusive, é sinal de corrupção.
O carnaval de clube não existe e as marchinhas não resistiram ao funk e ao axé. As fantasias viraram artigo de luxo ou de museu. Tudo mudou. Entretanto, nem tudo está perdido, afinal se não posso prometer aos meus filhos boas recordações futuras, garanto-lhes ótimas histórias antes do adormecer.

Artigo de minha autoria publicado no Jornal O Diário de hoje

Cláudio Andrade


2 comentários:

Gervásio NETO disse...

Maravilhosas noites no Ururau, Tutti Bonni e Condado. Tardes/noites de sábado no Parque Centro bebendo um choppinho gelado com os amigos.
O Tinhá e o Caldo de Cana, ali perto do Liceu,eram pontos obrigatórios para nós, liceístas.
Belas lembranças, Claudio!!
Um abraço

Cláudio Andrade disse...

Caro Gervásio

Época boa e que tantas recordações deixaram

Fique com Deus